Nos tempos em que a malta tinha que levantar cedo, super cansada do fim de semana, para ir trabalhar, isso é que era uma dor de cabeça, agora todos os dias são sábados e domingos e dessas segundas-feiras ninguém se lembra já. Para recuperar a juventude alguns não se importariam de voltar a sofrê-las.
Mas, voltando atrás um passo, como é que os fins de semana são para descansar e o pessoal acaba mais cansado ainda do que estava na sexta-feira? Perguntei ao meu psiquiatra e a resposta foi imediata, à sexta o cansaço é mental, enquanto que à segunda é físico mesmo. De segunda a sexta descansa-se o físico e rebenta-se com a mente a aturar o chefe, por exemplo.
Eu deixei de trabalhar aos 59 anos, por força da situação nos têxteis e confecções, e o meu stressómetro estava no máximo, quase a rebentar. E posso garantir-vos que demorou mais de 5 anos a normalizar. Sonhava com o trabalho e os problemas dele decorrentes a noite inteira. E mesmo a dormir engendrava soluções para aquilo que no dia anterior tinha ficado por resolver. De manhã, depois de acordar, só me apetecia gritar - até quando é que isto vai durar, já chega, estou farto!
Hoje em dia, tudo o que me preocupa é se o Benfica e os seus mais directos adversários mantêm a mesma posição ou se algum deles perdeu pontos para os outros. Mas hoje nem isso está na ordem do dia, pois os meus adversários só jogam logo à noite e a questão ficou adiada por 24 horas. Uma certeza tenho, no entanto, o Benfica não perdeu pontos para qualquer deles. Eles que se desunhem logo à noite para poderem dizer o mesmo!
E para terminar vou lembrar-vos de uma história passada por volta de 1950, altura em que os automóveis eram raros e mal chegavam aos 50 kms por hora. Um viajante partiu de Lisboa a caminho de Évora e pouco depois de passar por Montemor, já cansado de tanta condução e a coluna a doer, parou junto de um chaparro, debaixo do qual descansavam dois compadres.
- Esta estrada vai para Évora, perguntou ele à falta de melhor assunto.
- Nã senhori, esta fica aqui que faz-nos falta!
Então boa viagem, quero dizer, boa semana a todos!