Na Europa, as mulheres ao ataque dos postos de comando! E ambas ligadas à direita, pois isso dos ismos (marxismo, leninismo, maoismo, gonçalvismo e outros ismos) já foi chão que deu uvas!
domingo, 31 de julho de 2022
O Pasquim na política!
Na Europa, as mulheres ao ataque dos postos de comando! E ambas ligadas à direita, pois isso dos ismos (marxismo, leninismo, maoismo, gonçalvismo e outros ismos) já foi chão que deu uvas!
sábado, 30 de julho de 2022
Lágrimas de crocodilo!
Ver um político mentir já não dá pica a ninguém, pois todos mentem com quantos dentes têm na boca! Ver o Pintinho do FCP a derreter-se em lágrimas, em directo na TV, é que está a dar. E não é pelo futebol ou pelo Porto - diz ele - é pelo norte de Portugal, pois o resto do país está infestado de mouros (simpatizantes do Benfica) e só um novo Afonso Henriques nos poderia livrar deles. Ele já não tem força nem idade para empunhar a espada e cavalgar até Lisboa, para os desbaratar, mas vontade não lhe falta!
O Tondela é um grande clube, diz o treinador Conceição, e teremos que nos empenhar a fundo para trazer o troféu para casa. Isto para dizer que o Porto é o maior, seja contra quem for que jogue, e os jogadores da serra do Caramulo vão levar que contar, logo à noite, em Aveiro. E no fim, o Porto ganha de novo, com enorme respeito pelo Tondela que deixou a pele em campo, mas não tem equipa para se opor ao CAMPEÃO NACIONAL.
O Pintinho sabe mexer os pauzinhos, sempre que a situação não lhe é favorável, mas hoje não precisará disso, ao jogar contra um dos últimos da tabela classificativa. Mas ... como eu gostaria que o FCP perdesse e vê-lo a chorar de novo, desta vez com verdadeira mágoa!
quinta-feira, 28 de julho de 2022
A morte tem sempre uma desculpa!
O cromo do costume continua a meter água por todos os lados! Chegar, ver e vencer era o lema do César de Roma, nos velhos tempos, mas ele tinha o maior e mais aguerrido exército do mundo. O Jorge Jesus é um pobre de Cristo que AINDA está convencido de ser um dos melhores treinadores do mundo. No Brasil foi famoso (em terra de cegos quem tem um olho é rei), mas de regresso a Portugal só meteu água e, por pouco, destruía o Benfica. Foi para o Império Otomano, tentar a sua sorte, mas deu-se mal, caiu logo ao primeiro embate. Se tivesse um pingo de vergonha na cara fazia a mala e vinha-se embora. Veremos o que o futuro lhe reserva!
Por cá, o nosso Benfica vai dando sebo nas canelas para receber os dinamarqueses, na próxima terça-feira, e recambiá-los para casa com uma cesta cheia de golos (porque é assim que a gente gosta). O Musa que veio do Boavista meteu 2 golos e se fosse contra uma grande equipa teria que tirar-lhe o chapéu e gritar: - grande contratação! Mas como foi contra o vizinho "pequenino" (onde nasceu o treinador mais "badalado" dos últimos tempos e que referi no parágrafo anterior) e assim teremos que esperar para o ver jogar a sério contra um adversário mais categorizado.
Alguns dos rapazes que terão que rumar a outros destinos para ganhar fama também deram uma ajuda neste jogo. Imagino que o treinador procura ainda ver algo, em qualquer deles, que justifique a sua manutenção no plantel que, no fim do próximo mês de Agosto será fechado com 26 jogadores apenas. Manter jogadores com ordenados milionários na equipa B não me parece solução e, por conseguinte, o Benfica terá que despachá-los a qualquer preço. Estão neste caso o Gabriel e o Taarabt que, por razões diferentes, nunca me agradaram.
E, no futuro, pede-se mais rigor a quem decide sobre contratações. Não é qualquer bicho-careta que serve para jogar no Benfica e alguém terá que saber como a coisa funciona. Se são os agentes desportivos a acenar com boas gorjetas a quem está do lado de dentro, isso tem que parar e compete ao presidente da direcção e à administração da SAD identificar os gulosos. A menos que estejam todos vendidos e aí ... coitadinho do Glorioso!
Abre os olhos, Benfica !!!
terça-feira, 26 de julho de 2022
Mais um jogo mais uma vitória!
segunda-feira, 25 de julho de 2022
Os santos populares e o meu!
Pois é, há os santos que são de todos (populares) e há o meu, S. Tiago, cujo dia chegou. Sempre foi um dia especial para mim, desde a infância, pois era o dia da festa anual da minha aldeia. E depois, durante a vida, porque se foram sucedendo coisas importantes, em Julho, que marcaram a minha vida. A última (ou talvez não) foi o nascimento do meu filho varão, aquele que levará para a geração seguinte o meu apelido e que, hoje, completa 50 anos de idade. Podia ter-lhe posto o nome de Tiago, mas na altura do registo, eu já tinha outro nome engatilhado, Marco Aurélio, romano bem sucedido na vida, na tentativa de trazer boa sorte ao meu herdeiro.
Tiago e João eram filhos de Zebedeu, o pescador do Mar da Galileia e Jesus convidou-os a segui-lo transformando-os em pescadores de almas. Simão e André, filhos de Jonas, eram também pescadores e sócios de Tiago e João nas pescarias. Todos seguiram Jesus e a Simão Jesus mudar-lhe-ia o nome para Pedro e disse-lhe: - tu és Pedro e sobre esta pedra erguerei a minha igreja! E assim se tornou no primeiro bispo de Roma
Por outro lado, o S. João que os meus vizinhos de Vila do Conde homenageiam, não é o irmão de S. Tiago, mas sim o João Baptista, primo de Jesus e que o Baptisou, no rio Jordão, aos 20 anos de idade. O irmão de Tiago era João, apóstolo predilecto do Mestre, e que viria a ser «O Evangelista».
Tenho andado a pensar em encomendar um painel de azulejos, mostrando este santo, para colar na parede da minha casa, mas há tantas imagens e tão diversas que fico na dúvida de qual será a melhor. Com o cajado de peregrino e o chapéu com uma conha de vieira, ou em cima do cavalo a espadeirar mouros? Talvez esta imagem dos dois irmãos, ainda pescadores da Galileia, seja uma melhor ideia e ainda por cima fico com dois santos pelo preço de um!
Um bom dia de S. Tiago para todos, a começar pelo meu filho que está a dar no duro para cuidar da sua vida! É que ele (o pilim) não cai do céu!
domingo, 24 de julho de 2022
Vira o disco e toca o mesmo!
sábado, 23 de julho de 2022
O «Vau» do Tejo!
Estava a pensar em dar um salto a Almeirim para saborear uma sopa de pedra!
E nem preciso de ir pela ponte, posso atravessar a vau! Era assim que se dizia antigamente, quando se podia atravessar um rio com a água pelo joelho. Este ano a coisa está para assim, temos que pedir a S. Pedro que tenha pena de nós para não morrermos à sede!
E quem não acreditar em santos que se cuide!
sexta-feira, 22 de julho de 2022
Não resisti!
Eu estava aqui a tentar ficar calado, deixar o meu Benfica embalar, antes de começar a deitar foguetes e correr o risco de ver a festa estragada. Mas ..., mais uma vitória é coisa que o Benfica estava mesmo a precisar para sossegar o "pito". A Era JJ deixou tantas marcas negativas que é difícil apagá-las da nossa memória. E, por conseguinte, cá estou para tecer elogios aos rapazes que, hoje, na Suiça, honraram a camisola que vestem e o emblema que defendem. Não foram os craques que marcaram os golos, mas a bola entrou 4 vezes na baliza do adversário e isso é o que fica para a História.
Como o jogo mais exigente será na próxima terça-feira, contra o Newcastle, acredito que hoje foi uma espécie de Equipa B que entrou em campo. Para ser mais honesto, eu só vi a segunda parte, mas como na primeira parte não aconteceu nada de especial nem houve golos, foi a segunda parte que ficou para a História e é dessa que falo. Se os craques que não vi em campo jogaram na primeira parte, já começo a duvidar do seu verdadeiro valor. Ou será que já estão cansados?
Os adversários directos, Porto e Sporting, têm as suas equipas bem consolidadas e é bom que o Glorioso se prepare para uma prova mais exigente que a da época passada. Ainda hoje chegou mais um jogador para os Andrades que dizem que é uma estrela, tem apenas 19 anos, mas dizem as más-línguas que vale por dois. Estou mortinho que a bola comece a rolar, a sério, para ver o que é real e o que são sonhos. Mas, antes disso, ainda temos que nos classificar para a grande competição dos campeões, pois sem isso não há milhões para fazer a festa. E eu quero é festa!
Viva o Benfica !!!
quinta-feira, 21 de julho de 2022
Uma casa portuguesa!
Ontem, segui na TV um pouco a discussão do «Estado da Nação» com o Costa debaixo de fogo de todos os partidos e de todos os ângulos. Porque não sou socialista nem Costista não posso dizer que o estado das coisas, em Portugal, me agrada. Podia estar pior, mas deveria estar muito melhor!
Falou-se em muita coisa, desde a saúde aos impostos que são um exagero, mas ninguém abordou o cerne da questão, a raiz do problema. O Primeiro e principal problema dos portugueses é a casa onde moram, a renda que pagam, ou a prestação ao banco que não é sujeita a qualquer controlo.
Se eu estivesse no lugar do Costa:
1) Isentava do IMT quem comprasse casa para (primeira) habitação.
2) Faria uma revisão drástica do IMI que, actualmente, é uma autêntica roubalheira.
3) Criaria uma base de dados para os prédios de aluguer, sujeitos a legislação própria e apropriada à situação que vivemos..
4) Estabeleceria como base cálculo para as rendas de casa 25% do rendimento líquido do agregado familiar.
5) De igual modo proibiria os bancos de financiarem a compra de casa acima desse mesmo valor.
6) Criaria um sistema de impostos e coimas para quem tentasse boicotar esse sistema (senhorios e bancos).
7) Fomentaria a construção em grande escala de habitação para rendas controladas, como referido no ponto 4.
Como costuma dizer um amigo meu: - Espero ter ajudado!
terça-feira, 19 de julho de 2022
O Pasquim, outra vez!
Há vários dias que ando a pensar neste assunto e de hoje não passa. Monlisa é o quadro mais famoso do famosíssimo pintos renascentista Leonardo da Vinci. A coisa estranha a respeito desta pintura é que nunca se descobriu quem serviu de modelo ao artista. Era uma mulher de olhar estranho (enviezado) que nem bonita era. O Mestre Leonardo nunca confessou de quem se tratava, se era uma paixoneta, uma amiga, uma vizinha ou uma simples desconhecida que ele convidara para posar para ele.
Tantos anos depois, acho que consegui decifrar o enigma, foi a Mariana, comentadora desportiva da CNN, que lhe serviu de modelo! Não pode ser? Porque ela ainda não tinha nascido? Olhem que pode, para aqueles gajos do Renascimento não havia impossíveis. Não conhecem as obras de Júlio Verne? Ele desenhou coisas que só chegaram ao nosso conhecimento 500 anos depois!
Olhem bem para a cara dela. Não é tal e qual?
Isto de ver caras estranhas nas pessoas que passam na TV bateu-me forte. Ontem, estava a ver o Roger Schmidt, muito sério. com uma melena a cair sobre a testa e pensei cá para comigo:
- Com um bigodinho rafeiro por baixo do seu abonado nariz, ele ficaria tal e qual o Adolf Hitler !!!
E esta, hein!
segunda-feira, 18 de julho de 2022
O costume de maldizer!
Não sei qual o valor real do Fulham de Marco Silva, por isso é-me difícil se o Benfica foi tão bom como nos pareceu, ou se o adversário era mais fraquinho que o Reading que defrontámos, há pouco mais de uma semana, e ofereceu mais resistência. Mas, à primeira vista, o Benfica deu-lhe um verdadeiro banho de bola e o resultado demonstra-o. è deste Benfica dominador e a marcar muitos golos que eu gosto.
Os comentadores que, ontem à noite, não sentiam vontade de dizer bem desta equipa e do seu treinador, começaram já a descobrir podres para apontar e assim diminuir o valor da vitória alcançada. Em linguagem militar chama-se "minar o terreno" para fazer com que o inimigo tropece e parta uma perna, ou pior ainda se possível. O treinador quer os jogadores isolados e não permite que tomem as refeições misturados com o staff do centro de estágio. Cheira-me a que o "BUFO" continua presente e já está a tentar merecer os seus créditos!
Gostei que fosse o Rafa a furar a baliza (outra vez). Talvez assim volte a ganhar confiança e ajude o Benfica a fazer uma boa época. O Gonçalo Ramos, segundo se diz por aí, está condenado a ser trocado por alguns milhões de euros que o Rui Costa precisa para endireitar as contas. Espero que os dois tentos que marcou aos ingleses sirvam para inflacionar o preço um pouco mais. O ucraniano que temos na equipa é esforçado (e humilde) e voltou a marcar um ponto na sua tabela de valores. Não sei se vai ou se fica, mas só a jogar é que conseguirá mostrar o que vale. Dos putos que já foram testados pelo novo treinador só o Henrique Araújo voltou e também fez o gosto ao pé. E assim se fizeram os 5 golos que fizeram a alegria do Glorioso.
Na defesa vive-se na eterna dúvida se se deve apostar na experiência dos "velhotes", como o Otamendi e o Vertonghen, ou dar uma chance aos novatos, como o Morato e António Silva, para provarem o que valem. O treinador é que sabe e é quem tem de decidir, espero que acerte na decisão a tomar. Hesitar ou adiar a decisão não ajudará em nada a equipa. Se houver saídas do plantel, nesta zona do terreno, que seja já para manter o moral das tropas em alta.
Hoje, vamos ficar a saber quem é o nosso primeiro adversário na luta pelo acesso à Liga dos Campeões e rezo para que não volte a acontecer aquilo que o JJ nos ofereceu nos anos passados. Disso fiquei farto até às pontas dos meus poucos e brancos cabelos!
Carrega, BENFICA !!!
domingo, 17 de julho de 2022
O amor eterno!
O novo Benfica já fez o primeiro jogo e ganhou 3 a 0! O mais estranho foi que todos os golos foram marcados pelos "cromos" da época passada, Rafa, Otamendi e Gilberto, enquanto que os craques contratados para melhorar a equipa ficaram todos em branco. Talvez tenham ajudado e a função deles não seja marcar golos, mas ...! Quando se contrata um craque e se paga um bom preço por ele, espera-se que comece logo a render. E, depois, o Rafa era para sair, o Ota está velho e o Gilberto não valia um caracol! Que será que novo treinador acha disto?
Logo, à tarde, há mais um jogo, desta vez com uma equipa inglesa, recém-promovida à Premier League e treinada por um português. Nós, os benfiquistas, não esperamos outra coisa que uma vitória e outros 3 golinhos seriam bem vindos (para animar a malta que anda com o ego muito em baixo). Até podem ser marcados pelos mesmos, mas se forem outros pouco me importo. Quero ver os dragões e lagartos a roer-se de inveja!
Daqui a umas 3 semanas a coisa vai começar a doer e, nessa altura, o violino tem que estar afinadinho. Estes jogos servem para isso mesmo e para decidir quem tem que ir à vida, pois não há dinheiro para pagar salários a tanta gente (que não joga).
Carrega, BENFICA, o Eusébio está lá em cima de olho em vocês !!!
sexta-feira, 15 de julho de 2022
Lá vamos cantando e rindo!
Ponto prévio - Tentei enganar o Facebook, usando todos os truques que conheço, para abrir uma nova conta, mas fui mal sucedido. Eles têm o meu computador sob controlo e cada vez que acedo ao Facebook eles já sabem quem sou e que estou de castigo. Pensarei noutra solução ou mandá-los àquela banda!
Tenho evitado falar nos incêndios, pois já nos basta o massacre que "todos" os canais de TV do nosso país nos obrigam a engolis todos os dias e 24 horas sem descanso. Mas, há sempre um "mas" que muda tudo, acho que há grandes interesses instalados que lucram com os incêndios e, por conseguinte, o problema continuará sem solução. A exploração da floresta dá muito dinheiro. Antigamente, só se falava nos madeireiros, agora são as papeleiras, grandes firmas internacionais (e com lobbies poderosos) que não respeitam as regras e plantam eucaliptos até no quintal dos nossos ministros.
E depois, talvez mais grave e preocupante agora, há o cartel dos incêndios que tem muita mais força do que tinha o Al Capone, na década de 20 do século passado, em Nova Iorque. Eles querem vender o serviço de helis e aviões e cobram caro por ele. E para piorar as coisas, há também o lobby da Protecção Civil que foi criado (para desgraça nossa) para dar uns tachos bons aos amigos do partido reinante, com a desculpa que é preciso organizar a coisa. Eles querem uma farda bonita, uma boina como a dos fuzileiros, bons carros com tracção ás 4 rodas e tudo isso custa milhões ao erário público. Quanto aos fogos ... os bombeiros que tratem disso.
Cabritas e Carneiros olham para o problema e encolhem os ombros. O Costa sabe bem que não tem força para contrariar o capital que é quem regula este mundo moderno. Como diz um amigo meu que é entendido em política, não há almoços grátis, alguém tem que pagar a conta, no final da festança. O Marcelo - que saber disto tão bem como eu - olha para o lado e deixa rolar a bola.
Todos têm culpa, desde o governo, passando pelo Parlamento, até às autarquias deste país que são como os ciganos, reclamam sempre mais dinheiro, mais meios, mais ajudas, mas fazer alguma coisa para ajudar a resolver o problema ... está quieto oh, mau! Isso dá muito trabalho e chateia os lobbiistas que estão em todo lado. O meu concelho é pequeno, tem apenas 13 freguesias e uma grande parte com bons terrenos para a agricultura - o que minimiza o problema - mas basta dar uma volta pelos pinhais de Laundos, Rates ou Balazar para perceber que as regras não são cumpridas. E a GNR passa, com o livro das multas dentro da pasta, acelera a sua máquina (que não tem descanso, mesmo com o gasóleo ao preço que está) assobiando para o lado. Se ninguém quer saber, porque seriam eles a preocupar-se com isso? O exemplo tem que vir de cima!
quinta-feira, 14 de julho de 2022
Foreca!
O «Samoeda»!
A partir de hoje, eu sou o HELDER, profissão escritor! Escrevo tudo o que me vem á cabeça e em tudo que é lugar, desde o Facebook (pouco, pois estou sempre de castigo), nos blogs, ettc. e tal! Comecei quando era ainda um menino, a fazer quadras, bem ou mal rimadas, continuei a escrever às namoradas e madrinhas de guerra, em português, em inglês e alemão. Em francês, espanhol ou italiano prefiro ler, nunca me arrisquei a fazê-lo a sério, preto no branco. Por tudo isso, posso intitular-me ESCRITOR, ou não?
SAMOEDA era um rapazinho da minha rua que teve muita dificuldade em aprender a dominar a língua. Falo mesmo da língua dele e não da língua falada que devia ser português, mas tinha poucas semelhanças com aquilo que, hoje, como adulto, fala. O seu nome era Helder, mas quando lhe perguntavam o nome ele respondia: - Eu samoeda! Ele queria dizer, eu chamo-me Helder, mas a língua não obedecia aos esforços que fazia para pronunciar as sílabas que compunham o seu nome. Resultado, ficou a ser conhecido como SAMOEDA e assim continua, ainda hoje, já adulto e bem falante.
Conto-vos esta passagem (memória) da minha vida, porque decidi criar um perfil novo no Facebook, sob o pseudónimo de Helder Ribeiro, escritor, nascido em Barcelos, estudante de Coimbra e muito sonhador, mas pouco viajado. Pode ser temporário, para fugir aos castigos que me têm sido impostos nessa rede social, mas nunca se sabe, pode ser que pegue e fique para a posteridade. E se os pidescos do FB descobrirem que sou sempre o mesmo e não me permitirem continuar, pensarei noutra solução. Talvez tente o Instagram e mande o FB à merda que é o que merece.
Vou ser mais restrito nas amizades, mais vale ter poucos amigos e bons, do que milhares deles que, todos juntos, não valem um caracol. Portanto, fiquem atentos e juntem-se ao Helder, se acharem que vale a pena!
quarta-feira, 13 de julho de 2022
Calor num lado, gelo no outro!
Por outro, a Bolsa de Paris está um gelo de arrepiar, todos os índices estão no vermelho e bem vermelho. Sinto arrepios, quando penso que abandonei a de Amsterdão para investir aí as minhas poupanças. Primeiro foi a pandemia, depois a guerra da Ucrânia e agora é o medo da estagflação provocada pela inflação e subida dos juros. Os americanos acreditam na sua economia que consideram resiliente, os europeus estão "cagados" de medo de não resistir ao choque provocado pela situação actual. Os ingleses a contas com a demissão do Boris Johnson também não ajudam nada, só vêm piorar as coisas.
Precisamos de um D. Sebastião que saia do nevoeiro e nos venha salvar. É preciso meter o Putin na ordem para que o mundo, em especial a Europa, volte à normalidade. Se isso não acontecer depressa ... vamos pagar com língua de palmo!
Os Eduardos!
O Eduardo Maria Nunes acompanha-me, há anos, e é o último dos resistentes como comentador deste meu blog. Merece por isso esta minha homenagem.
Fazendo uma viagem rápida ao meu passado, lembro-me de vários Eduardos que vieram e se foram sem deixar rasto. No colégio, onde estudei, conheci o primeiro que dava pela alcunha de «Bolacha Americana» de tão rechonchudo que era. Viria a reencontrá-lo na Marinha, anos mais tarde, e era ainda o mesmo "palhaço" de sempre. Na Marinha ainda, conheci mais dois camaradas com esse nome, um era oficial da RN e o outro grumete, barra 64, duas boas peças, e estiveram ambos comigo, em Metangula.
Tive um Eduardo como colega de profissão na Maconde e, não posso dizer que nos demos muito bem, talvez por eu ser o chefe da mulher dele e ela levar para casa as queixas que tinha de mim. Já morreu, coitado, o coração pifou de repente, e deixou a mulher viúva. Espero que ela não se lembre de me deitar as culpas pela triste ocorrência.
O amigo Nº 1 do meu filho também tem esse nome e carinhosamente tratamo-lo dor DUDU. Eles têm passado os últimos 40 anos pendurados um no outro e por isso é aquele que mais aparece.
Assim, de repente, não me lembro de mais nenhum - e também não me fazem falta - o que me importa é o EDUMANES que me tem acompanhado, tanto nos escritos e comentários dos blogs que frequentamos, como nos convívios militares, organizados por mim, a que nunca faltou. Infelizmente, por razões de idade e saúde, até esses convívios pararam e ficamos limitados aos contactos virtuais ou telefónicos. É melhor que nada!
Votos de longa vida, com a saúde possível, com um grande abraço ao ... meu compadre (alentejano) Eduardo Maria Nunes!!!
Filhos duma grande ...!
Tenho uma segunda conta no FB e não é que os filhos da mãe descobriram a ligação entre elas e trancaram-ma também!
Isto é um mundo-cão! Só falta vir espreitar à porta do quarto para ver se durmo ou estou a passar a mão nas "cascas" da patroa!
terça-feira, 12 de julho de 2022
O Sargento-Dia do FB pôs-me no Livro!
segunda-feira, 11 de julho de 2022
Trocar bacalhau por gasóleo!
domingo, 10 de julho de 2022
Assim ou assim, mas com muito dinheiro!
sábado, 9 de julho de 2022
Novo PM inglês?
Tory leadership contest: poll shows Ben Wallace is favourite to be next prime minister
sexta-feira, 8 de julho de 2022
O Bem e o Mal!
quinta-feira, 7 de julho de 2022
quarta-feira, 6 de julho de 2022
O «Pasquim»!
domingo, 3 de julho de 2022
Um cheirinho de Benfica!
Muito entusiasmo à partida, assobios ao Grimaldo e Pizzi foi o que se viu e ouviu, hoje, na Luz. Eles têm um mês inteiro para limar as arestas e depois começa a luta a sério, onde são precisos golos e não assobios. Estou no auge das expectativas, ou é agora ou nunca mais é. Venha o primeiro jogo eu poder descomprimir!
Benfica forever !!!
Para desenjoar!
A Rute e o Costa, ou será a Rute Costa?
Quem souber que responda!
Logo à tarde há treino aberto, quem estiver com saudades pode ir até à Catedral dar uma espreitadela! Eu não vou ... porque moro a 350 kms do sítio!!!
sábado, 2 de julho de 2022
Coitadinhos!
Ele até pode ser muito melhor que o Rui Rio, mas não vou à bola com ele! E isso chateia-me, pois assim nunca conseguirei votar no partido a que devia pertencer.
O Costa está à espera dele para decidir a questão do aeroporto, mas este melro vai querer protagonismo e não me parece que a coisa vá correr bem. E como o Costa tem a maioria dos votos garantida, está-se marimbando para a opinião do PSD, a coisa vai servir apenas para mais um duelo político em que cada um vai procurar tirar daí o máximo de dividendos.
Coitadinhos de nós que temos que os aturar!
sexta-feira, 1 de julho de 2022
A barraca é grande e o circo está a arder!
8 de março de 1969
Marcelo Caetano, presidente do Conselho de Ministros, e Américo Tomás, Presidente da República, criam o Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa (GNAL). Desde logo surgem quatro localizações possíveis: Fonte da Telha, Montijo, Porto Alto e Rio Frio. Dois anos depois, esta última opção estava na dianteira das preferências, mas em 1972 a hipótese Alcochete salta para cima da mesa. Daí até à Revolução do 25 de abril de 1974 nada se decidiu. Chegava a liberdade, o novo aeroporto ficava em “banho-maria”.
1978
O GNAL dá lugar à ANA – Aeroportos de Portugal, que volta a puxar o assunto para a agenda. As possibilidades na Margem Sul do Tejo são postas de lado, para ser lançada uma nova possível solução: na Ota, concelho de Alequer, a cerca de 50 quilómetros de Lisboa.
1994
O novo aeroporto de Lisboa continua sem sair do papel. Uma avaliação da ANA coloca a opção Rio Frio à frente da Ota e do Montijo, o que também já teria acontecido durante a década de 1980, mas nenhum Governo avança com uma decisão – e muito menos com obras.
5 de julho de 1999
Governo de António Guterres escolhe a Ota em detrimento de Rio Frio. A decisão é conhecida antes das eleições legislativas desse ano e o projeto é incluído no programa de Governo para a Legislatura seguinte. Data prevista para o fim das obras: 2012. O plano não chega a conhecer a luz do dia, até que o primeiro-ministro se demite, em dezembro de 2001, para evitar que Portugal “caia no pântano”.
22 de novembro de 2005
Munido dos “estudos que se fizeram durante 30 anos” sobre a opção Ota, e de mais seis que o seu Governo encomendou, o primeiro-ministro José Sócrates defendeu, numa apresentação pública sob o lema “Lisboa 2017: Um aeroporto com futuro”, a construção do novo aeroporto naquela localização, desafiando os opositores a realizarem outros estudos que provassem que haveria uma alternativa melhor.
10 de janeiro de 2008
Um estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil conclui que a escolha do Campo de Tiro de Alcochete é mais favorável do que a Ota para a localização do futuro aeroporto. José Sócrates, o primeiro-ministro, confirma a escolha. Exatamente 30 anos depois de ter sido equacionada, a freguesia do concelho de Alenquer deixa de ser hipótese a considerar. A dúvida tinha sido levantada, no ano anterior, pela Confederação da Indústria Portuguesa, que preferia Alcochete. Já a Associação Comercial do Porto desejava juntar o Montijo à Portela. Rio Frio, Poceirão e Faias eram outras localidades sugeridas para um novo aeroporto, o que motivou, em maio de 2007, uma célebre declaração de Mário Lino. O então ministro das Obras Públicas desvalorizou todas essas alternativas à Ota na Margem Sul do Tejo, caracterizando-as como um “deserto para onde seria necessário deslocar milhões de pessoas”.
7 de Maio de 2010
Cerca de um ano antes de José Sócrates anunciar o pedido de ajuda financeira internacional, o projeto do novo aeroporto volta para as calendas, sob o pretexto da necessidade de reduzir o défice. Só já no final da legislatura seguinte, em 2015, o governo de Pedro Passos Coelho retoma o assunto, apontando a uma solução menos onerosa, a chamada Portela+1, com apoio no Montijo. No entanto, não é sequer assinado qualquer acordo escrito com as várias entidades envolvidas, uma vez que se aproximavam eleições.
8 de janeiro de 2019
Governo e ANA – Aeroportos de Portugal assinam compromisso de financiamento, no valor de 1300 milhões de euros, para a construção de um aeroporto complementar no Montijo e para a expansão do aeroporto da Portela. A infraestrutura na Margem Sul do Tejo seria desenvolvida a partir da base aérea número 6 do aeroporto militar do Montijo, com o objetivo de acomodar as companhias com tarifas mais económicas. “Chega de hesitações”, diz Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas. As obras deveriam estar concluídas em 2022, mas ainda faltava a avaliação de impacte ambiental.
2 de março de 2021
A Autoridade Nacional da Aviação Civil recusa fazer a apreciação prévia da viabilidade do aeroporto complementar do Montijo, justificando a decisão com o facto de alguns dos municípios afetados não terem dado luz verde à solução, conforme a Lei obriga. O PS quer alterá-la, revogando o direito de veto dos municípios em projetos nacionais, mas tal ainda não aconteceu.
30 de junho 2022
Um dia depois de o ministro Pedro Nuno Santos ter apresentado o plano para avançar com o aeroporto complementar do Montijo e, depois, com um novo aeroporto em Alcochete, António Costa revogou o despacho para o efeito. A intervenção no Montijo estava prevista ficar concluída em 2026 e a nova infraestrutura deveria estar operacional em 2035.
Lembrar o passado!