quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Dentro de poucas horas ...!

Entraremos no mês de Fevereiro. O pessoal ligado ao futebol está mortinho por saber quem entra e quem sai dos seus clubes de preferência. Todos querem melhorar o plantel e começar a ganhar tudo, a partir de amanhã. Espero que o Benfica também faça o mesmo e se livre de uns quantos pernetas que andam lá enganados. E já agora que comprem um marcador de golos a sério, pois o "Esferovite" dá o que pode, mas não chega.
Eu estou mais virado para o outro lado, a meio do mês há o S. Valentim que é o patrono dos namorados. A minha idade já não me permite grandes namoros, mas vai-se fazendo o que se pode.
E lá mais para o fim do mês costuma a haver Carnaval, mas este ano atrasou-se e só chega na primeira semana de Março. Imagino que seja por causa do frio que não deixa as meninas descascar-se. Talvez o tempo aqueça, em Março, e possamos ver muito centímetro quadrado de pele. Eu gosto!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Futebolices!

Clicar na imagem para melhor visualização

Ao fim da segunda jornada da segunda volta é esta a classificação dos cinco primeiros. O Porto limpou o sarampo ao Belenenses (3-0) e somou mais 3 pontinhos que o mantêm isolado lá na frente. O Sporting conseguiu empatar em Setúbal, ao fim de muita luta e com isso atrasou-se mais 2 pontinhos que o Benfica e o Braga agradecem.
A notícia da noite é a rescisão do Jorge Jesus com os árabes e eis que volta a conversa do regresso ao Benfica. Se ele tiver dois dedos de cabeça vai de férias até 2020, para evitar pagar 3 ou 4 milhões às Finanças dos impostos de que estava isento. É que pagar tanto dinheiro para trabalhar, só se ele tiver perdido o juízo. Depois de ele ter treinado o Benfica e o Sporting, acho que ele quererá treinar o Porto. E o Sérgio Conceição, embalado como vai para ganhar um segundo campeonato, pode aspirar a treinar um grande da Europa, ganhar mais dinheiro que no Porto, se deixar o lugar para o Jesus, em Julho de 2020.
Mas isso não são contas do meu rosário, eles que façam como melhor lhes aprouver e deixem o meu Benfica fora desse jogo. O JJ quero vê-lo longe da Luz!

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Uma palavra!


Não ando muito falador, no que respeita ao Benfica e ao seu desempenho, mas um resultado de 5 a 1 obriga-me a dizer, ao menos, uma palavra de apreço. Embora com a maldita circulação de bola pelos centrais (ou, pior ainda, pelo guarda-redes) a equipa jogou um pouco melhor que de costume. Não consigo dizer se é mérito da equipa ou demérito dos boavisteiros, mas enfiar a bola 5 vezes na baliza do adversário e ainda defender uma grande penalidade, não acontece todos os dias.
Para além da participação de outros jogadores que o Rui Vitória não convocava, poucas alterações se notam no Benfica. O jogo com o Sporting, no próximo domingo, vai ser importantíssimo para perceber qual dos dois se mantêm na corrida com o Porto pelo título. E o Benfica está em melhores condições para o fazer. O Sporting, mesmo que ganhe ao Benfica vai ter muito que correr para alcançar o Porto.
Mas é melhor esperar por domingo e fazermos essas considerações depois do jogo!

A mula empacada!


Tenho estado aqui a olhar para a SKY News e a ouvir os comentadores a debitar maluquices sem saber o que vai decidir o Parlamento. Houve um passante que lhes atirou com esta:
- It is time to stop that shit!
Shit (merda) referia-se ao Brexit e, talvez, com razão.
São 18.00 horas, vai começar um programa especial e quero ver se aprendo alguma coisa.
Até logo!

domingo, 27 de janeiro de 2019

Vem aí o circo!


Começa amanhã, segunda-feira, dia 28 de Janeiro a instrução do mega-processo que muitos acreditam nunca ver o fim (e eu sou um deles). Daqui até Maio, se não acontecer nenhum cataclismo em Portugal, será dado um pequeno passo e ouvidas as primeiras testemunhas. Uma coisa é certa, vai ser um espectáculo de circo, diário e transmitido em directo pelos muitos canais de televisão que não encontrarão nada mais interessante para nos ajudar a ultrapassar a pachorra diária.
Meus senhores e minhas senhoras, preparem-se, o espectáculo vai começar!

Lista dos 28 arguidos da «Operação Marquês»
--------------------------------------------------------
  1. José Sócrates (ex-primeiro-ministro): corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada
  2. Carlos Santos Silva (empresário): corrupção passiva de titular de cargo político, corrupção ativa de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documento, fraude fiscal e fraude fiscal qualificada.
  3. Joaquim Barroca (ex-administrador do Grupo Lena): corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.
  4. Ricardo Salgado (ex-presidente do BES): corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.
  5. Zeinal Bava (ex-presidente executivo da PT): corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.
  6. Henrique Granadeiro (ex-gestor da PT): corrupção passiva, branqueamento de capitais, peculato, abuso de confiança e fraude fiscal qualificada.
  7. Armando Vara (ex-ministro e antigo administrador da CGD): corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
  8. Helder Bataglia (empresário): branqueamento de capitais, falsificação de documento, abuso de confiança e fiscal qualificada.
  9. Rui Horta e Costa (ex-administrador de Vale do Lobo): corrupção ativa de titular de cargo político, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
  10. Bárbara Vara (filha de Armando Vara): branqueamento de capitais.
  11. José Diogo Gaspar Ferreira (ex-diretor executivo do empreendimento Vale de Lobo): corrupção ativa de titular de cargo político, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
  12. José Paulo Pinto de Sousa (primo de José Sócrates): branqueamento de capitais.
  13. Gonçalo Trindade Ferreira (advogado): branqueamento de capitais e falsificação de documento.
  14. Inês Pontes do Rosário (mulher de Carlos Santos Silva): branqueamento de capitais.
  15. João Perna (ex-motorista de Sócrates): branqueamento de capitais e detenção de arma proibida.
  16. Sofia Fava (ex-mulher de Sócrates): branqueamento de capitais e falsificação de documento.
  17. Luis Ferreira da Silva Marques (funcionário da Infraestruturas de Portugal): corrupção passiva e branqueamento de capitais.
  18. José Ribeiro dos Santos (funcionário da Infraestruturas de Portugal): corrupção ativa e branqueamento de capitais.
  19. Rui Mão de Ferro (sócio administrador e gerente de diversas empresas): branqueamento de capitais e falsificação de documento.
  20. Lena Engenharia e Construções, SA: corrupção ativa, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
  21. Lena Engenharia e Construção SGPS: corrupção ativa e branqueamento de capitais.
  22. Lena SGPS: prática de crimes de corrupção ativa e branqueamento de capitais.
  23. XLM-Sociedade de Estudos e Projetos Lda: branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
  24. RMF-Consulting, Gestão e Consultoria Estratégica Lda: branqueamento de capitais
  25. XMI – Management & Investmenst SA: corrupção ativa e branqueamento de capitais.
  26. Oceano Clube – Empreendimentos Turísticos do Algarve SA: fraude fiscal qualificada.
  27. Vale do Lobo Resort Turístico de Luxo SA: fraude fiscal qualificada.
  28. Pepelan – Consultoria e Gestão SA: fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Pois é!


Puseram o Benfica na rua e, hoje, seguiram pelo mesmo caminho.
Bem feito, bem feito!
Vai para os Aliados festejar, vai!

Benfica é o maior, ou não é?

De goleada a goleada: assim vai a saga do Benfica na Segunda Divisão do Campeonato Nacional de Futebol Feminino. Este sábado, as meninas do Benfica bateram o seu próprio recorde ao derrotar a Casa do Povo do Pego por 32-0, em encontro da 15.ª jornada da Série D da segunda divisão portuguesa, jogo realizado no Estádio da Tapadinha.
Os golos da equipa do Benfica foram apontados por Darlene (10), Yasmim (2), Evy (7), Pati (3), Maiara (2), Adriana, Geyse (3), Andreia, Tayla, Sílvia e um autogolo de uma jogadora da Casa do Povo do Pego.


Já que não tenho nada para dizer sobre os seniores masculinos, vou atirar-me às meninas e espero ficar a ganhar com a troca. Espero não, tenho a certeza. Nos golos e no resto.
Mas, fora de brincadeiras, ganhar por 32 a 0 é obra! E tantos golos marcados pela Darlene é de um gajo, por mais resistente que seja, ficar sem fôlego.
Quem me dera ver, um dia, uma vitória assim gorda da equipa do Bruno Lage!

O coração do nosso Primeiro!

“O senhor primeiro-ministro tem pêlos no coração. É insensível”. Negrão chegou mesmo a acusar o líder do Executivo de desumanidade, declarações que mereceram resposta da bancada socialista. “Estou a ver que o medicamento em falta é o Xanax [medicamente calmante]”, atirou Carlos César, com um sorriso irónico nos lábios.


Os ditados populares dão-me volta à cabeça. Por vezes nem são ditados, são ditos. Aquele de que me lembrei quando li as palavras que reproduzo acima, esparramadas num jornaleco qualquer, acho que faz parte de uma anedota que rezava mais ou menos assim:
- Mãe, o coração tem pernas?
- Não, filho! Porque perguntas isso?
- Porque há pouco ouvi o papá dizer à Maria: abre as pernas, coração!
Se o puto fosse o Joãozinho, virava-se para nós, piscava um olho e dizia: e a Maria abriu as pernas e tinha pelos que eu vi.
Mas nem era o Joãozinho nem um puto qualquer, foi o líder parlamentar da bancada do PSD que trouxe á baila o coração e os pêlos. Seria possível que ele estivesse a pensar (como eu estou) no coração com pernas da Maria da presente anedota, quando disse aquilo?
Eu já não digo nada, a conversa dos nossos políticos está cada vez mais rasca!

O que é o PNR?


Passei o dia a ouvir falar no PNR e não fazia a mínima ideia de que partido se tratava. Fui perguntar ao Google e agora já estou informado. Trouxe comigo esta imagem, embora me pareça que é antiga, portanto não acorram ao Hotel Boa-Vista que não deve estar lá ninguém!
Visto que o Socialismo se tornou uma bosta - outra palavra que ouvi, hoje, repetida muitas vezes - parece que vai haver muita gente a fugir para o PNR. Vou pensar se devo fazer o mesmo.
Boa noite e bom fim de semana!!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Eu aqui e eles no Parlamento!

O Estado português injetou 13,4 mil milhões de euros em bancos entre 2007 e 2017, devido à crise económica, com o maior montante a ter sido concedido em 2014, num total de 4,9 mil milhões, coincidindo com a intervenção estatal no antigo Banco Espírito Santos (BES) através da aplicação da medida de resolução, dando depois lugar ao Novo Banco.
A informação foi revelada esta quinta-feira por Bruxelas e lembra que, ao todo, os 28 Estados-membros da União Europeia apoiaram recapitalizações de bancos com um total de 475,9 mil milhões de euros entre 2008 e 2017.

O humor de nuestros hermanos ibéricos

Enquanto os mineiros das Astúrias continuam a escavar o túnel para chegar ao corpo morto - não tem a menor hipótese de ainda estar vivo ao fim de quase 13 dias enterrado a mais de 100 metros de profundidade, sem comer e sem beber - do menino Julen e o povo venezuelano luta por correr do seu país o maior - paro aqui, pois não sei que adjectivo usar para o classificar - desgraçado que a Terra pariu e que levou o seu país à ruína total, nós, os portugueses, continuamos a alimentar os crápulas que se dizem banqueiros e têm vivido à grande e à francesa - será verdade o que o ditado popular afirma? - e mandam as contas para nós pagarmos.
Não me quero pronunciar quanto ao pobre Julen, pois a parafrenália mediática que foi montada em Málaga para recuperar um corpo morto não tem lógica nenhuma. Alguém terá que pagar as despesas de tal aparato, em última análise o povo espanhol. Mais valia taparem o buraco que alguém fez e não teve o cuidado de tapar, quando desistiu de procurar o que queria, e erigirem um memorial para lembrar Julen, vítima da falta de fiscalização que os organismos oficiais, infelizmente, um pouco por todo o lado continuam a praticar.
Quanto à Venezuela, rezo que apareça um corajoso qualquer que dê um passo em frente e um tiro nos cornos daquele mentecapto que não vê o que está a fazer ao seu país e a um povo que não é obrigado a aturá-lo. Se ele fosse honesto, atravessava a fronteira, rumo a um dos países que o apoia e pedia asilo político. Não o fazendo só tem direito a ... uma bala.
Quanto aos banqueiros portugueses e, muito especialmente, os políticos que os ajudaram e protegeram para fazer o que fizeram, se não vivêssemos num país "dito" de direito, aconselharia a mesma solução que sugeri para a Venezuela.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Maldita prescrição!


Também chamam "prescrição" à receita que qualquer médico passa a um doente para ir à farmácia comprar medicamentos. Mas não é dessa que vos quero falar, hoje. Vou falar daquela prescrição que evitou que o Vale e Azevedo pagasse o que roubou ao Benfica. E da mesma que está quase a evitar que sejam levados a julgamento os responsáveis pelos milhões desaparecidos da CGD.
A nossa Justiça continua a ser tão rigorosa com os pequenos delinquentes e tão relapsa com os que têm a pouca vergonha de meter a mão na massa que é de todos nós. Tanto nos dói pagar os impostos que pagamos, para depois ver o produto dessa colecta desaparecer desta maneira. Penso que há certos crimes para os quais não deveria haver prescrição e este seria o primeiro de todos eles. Quem mete a mão da coisa pública só deveria ficar livre de culpa depois de reposta a verba em falta e cumprida a pena pelo crime de abuso.
Mas, como em todos os casos que venho aqui comentando, a culpa acaba na Assembleia da República, lugar onde são feitas as leis que regem este país. E se os parlamentares que elegemos para as fazer e aprovar acham que a prescrição está muito bem assim, então assim ficará para sempre, por mais que o povo esperneie e grite.
O Facebook já anda cheio das caras de governantes e administradores do banco público, sobre quem recaem as culpas do acontecido. Mas acham que alguém se preocupa com isso? Que alguém tem vergonha na cara para se reconhecer culpado? Não, claro que não, eles até se atribuíram altos salários (até me dói dar-lhe este nome) e prémios de alto desempenho em anos de "alto" prejuízo.
E agora, na base da lei que prevê, para breve, a prescrição dos crimes que cometeram, vão ficar a rir-se e a gozar os milhões que juntaram ao serviço da Pátria.
Oh, Pátria desgraçada que tais filhos pariste!

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Desgraça!


Vi o jogo e não gostei!
Começo por dizer, embora isso não sirva de desculpa, que a arbitragem foi um nojo absoluto.
O FCP tem uma equipa de tranqueiros que me faz lembrar os tempos do Fernando Couto, Jorge Costa e outros que tais. Se os árbitros não os expulsarem do campo não será possível ganhar-lhes.
O Benfica não tem equipa para ganhar nada nesta época e o remédio é esperar pela próxima.
A Taça da Liga já foi, vamos discutir com o Sporting a Taça de Portugal.
Mas, ou o Bruno Lage monta a equipa de outra maneira e os convence a correr para a frente, em vez de correrem para trás, ou será apenas um desperdício de energia.
O que me vale é que tenho outros amores, além do Glorioso SLB!!!

Os muito ricos, os menos ricos e os miseráveis!


Um cantinho do mundo, perdido no meio dos Alpes suíços, onde se juntam os poderosos para discutir se os pobres devem ou não ter direito as umas migalhas da riqueza produzida no mundo.
O Socialismo é uma doutrina política que preconiza o controlo de toda a riqueza pelo Estado e depois uma distribuição igualitária por todos os cidadãos. Mas, muito embora quase todos os governos se intitulem de socialistas, a distribuição da riqueza é cada vez mais injusta. O Partido e as suas elites vêm sempre em primeiro lugar, deixando as necessidades do povo para segundo plano. Senão veja-se o exemplo da Rússia, o mais clássico dos países socialistas, onde a fatia do orçamento gasto em armas e segurança é maior do que qualquer outra (nem vale a pena entrar em detalhes).
Começa, hoje, em Davos, a reunião anual onde faltarão alguns dos líderes mundiais, como o Trump, mas onde aparecerá o novo manda-chuva do Brasil, Bolsonaro que promete ser curto e claro, naquilo que vai dizer. O Brexit terá que ser assunto obrigatório de conversa, mesmo sem a presença de Theresa May, pois acontecendo ou não vai provocar mudanças nas receitas e lucros das empresas, em todo o mundo.


O Clima e o Aquecimento Global serão, como sempre, trazidos à baila, mas se Estados Unidos e China continuarem a ser do contra, não iremos a lado nenhum. Há dias vi uma reportagem onde se queimava uma plantação de palmeiras, por estar provado que o biodiesel feito à base de óleo de palma é mais poluente que o obtido do petróleo. E se o país que produz esse óleo não tiver outro meio de subsistência? Pagam~lhe para ficar quieto? Lucro, lucro, sempre o lucro acima de tudo.
Se eu fosse católico e muito crente, diria assim:
- Que Deus os ilumine para tomarem a melhor decisão e os desgraçados do costume, especialmente os que habitam o continente africano, não sejam esquecidos (ou passados para segundo plano)!

Dois dias não!


Ontem, foi um penalty falhado, hoje, serão uns quantos milhões abatidos à sua conta bancária. Há dias assim, nem sempre se pode ganhar!
Não vos disse, há alguns dias que ia começar a preocupar-me mais com o nosso melhor futebolista e menos com o Glorioso que, ultimamente me tem dado mais desgostos que alegrias? Pois, cá estou eu a cumprir a minha promessa, sem nada que a tal me obrigue, mas porque gosto de honrar a minha palavra. O outro, aquele que nós sabemos, diz que "palavra dada é palavra honrada", mas isso é palavra de político e tem um valor muito relativo. Só acredita nele quem quiser e este ano que é de eleições, mais vale desconfiar de tudo o que ele deitar pela boca fora.
Mas, voltando ao que interessa, porque política é um campo minado, onde corro o risco de me estrepar, o Ronaldo vai ter que passar um cheque de 18.8 milhões de euros, a favor das Finanças de Espanha, qualquer coisa como 2 meses do salário que a Juventus lhe paga. Mas não tenho muita pena dele, pois muitos mais milhões estão sempre a pingar nas suas contas, sejam elas conhecidas ou desconhecidas das autoridades fiscais.
Vamos ver se deste caso ele fica livre, pois gosto do rapaz e vê-lo sempre metido em encrencas, começa a tirar-me do sério. Quem tem dinheiro é e será sempre alvo de gente "esperta" que se quer dar bem sem ter que vergar a mola, tal como suspeito que se trata no caso Mayorga, o caso daquela americana que o acusa de violação, ou sexo não consentido, ou seja lá o que for. Se é aquilo que penso, os advogados dele deverão ser capazes de o livrar do castigo, para isso são pagos a peso de ouro.
E eu quero é que ele não volte a falhar penalties que isso dá-lhe cabo da auréola de mágico que lhe envolve a cabeça. Todos nós queremos continuar a afirmar que ele é o melhor do mundo e contamos com ele para não nos decepcionar!

Seguidores!


Por causa da introdução do Google + deixou de haver seguidores no Blogger. Agora que o Google +  foi para o espaço, cá temos de novo os seguidores para quem gosta de fazer saber que é um leitor habitual das nossas escritas.
Coluna da esquerda, adicione-se se essa for a sua vontade!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O Herói Nacional!

Rui Pinto é uma das fontes do Football Leaks, um dos maiores atos de denúncia pública e de corrupção no mundo do futebol. Estamos perante um pirata informático, que eu gosto de chamar 'lançador de alertas', que conseguiu acesso a informação grave sobre esquemas de corrupção e que comprometem o futebol e o crime organizado ligado ao futebol. O Rui Pinto correu tremendos riscos, sofreu ameaças de morte porque há interesses poderosos.


Estas são palavras de Ana Gomes, uma senhora que eu conheci a viver na Indonésia de Suharto e que sempre me pareceu mais amiga desse ditador que dos desgraçados timorenses.
Nunca gostei dela e não é agora que vou começar, especialmente se ela começar a defender  um gajo que pôs o meu clube de rastos (por muita razão que ele tenha). Só falta querer levantar uma estátua dele, em Vila Nova de Gaia, e plantar o Fernando (Macaco) Madureira aos pés dele, em sinal de adoração. Se o Rui era conhecedor de actos criminosos, ia à Judiciária e apresentava uma queixa. De outra maneira, eu não aceito!

Lá vamos!


domingo, 20 de janeiro de 2019

Gostei da foto e ... pronto!


A fotografia chamou a minha atenção e fui ver do que se tratava. Um farol numa ilha da Califórnia precisa de novos faroleiros e estão abertas as inscrições para os interessados. Oferecem um salário de 130 mil dólares por ano (para os dois, de preferência um casal) e exigem algumas condições difíceis de preencher.
Não me posso candidatar por várias razões e também não gostaria muito de andar armado em camareiro para aturar turistas endinheirados que têm a mania que podem tudo. Pilotar o barco que leva e traz os turistas de e para a ilha seria o mais aliciante, cozinhar e servir os gajos (e gajas) é que me custaria muito mais. De servir nem o diabo gostou, serviu 3 dias e fartou-se.
Ia-me esquecendo de outra coisa, não sei se teria pernas para subir até lá acima, se e quando o farol precisasse de revisão ou reparação. Portanto, deixo o lugar para quem estiver interessado!

sábado, 19 de janeiro de 2019

Mais feijão com arroz!

Já devem ter reparado que não ando muito animado com as exibições (e os resultados conseguidos) do meu clube e daí a razão de passar por aqui menos vezes e de não atirar muitos foguetes. Quando entrarmos no mês de Fevereiro pode ser que as coisas estejam melhor. E se não estiverem adia-se a festa para o fim de Agosto, quando tivermos uma nova equipa e um novo treinador.
No jogo de hoje, em Guimarães, tivemos muitas caras novas, mas nem por isso um melhor futebol. Diziam que o Samaris só tinha jogado 7 minutos, desde o início da época, pois hoje jogou 95 minutos e nem por isso fiquei a gostar muito do que vi. Que o Castilho é um goleador e lhe tem faltado oportunidade de provar aquilo de que é capaz. Pois jogou 70 minutos e nunca se deu bem com a bola, parece ser-lhe alérgico, porque onde está ela não está ele. Jogou o Conti no lugar do Rúben, o Cervi no lugar do Ziko e o Rafa substituiu o Pizzi na parte final, mas nada disso resultou em melhor exibição do que as passadas de tão má memória. Salvou-se a magra vitória por 1 bola a 0.
Eu compreendo que temos que dar tempo ao Bruno Lage para ver se ele consegue imprimir outro espírito ao grupo de trabalho, mas a paciência é pouca. Há ali meia dúzia de jogadores que não valem a água que gastam para tomar banho e se ele não tiver coragem de os mandar embora, vai ficar enrolado neles até ao fim da época. E ficará ele também marcado como treinador medíocre que não foi capaz de substituir o Rui Vitória com sucesso.
Nos próximos dias teremos que enfrentar Porto e Sporting, na disputa das taças e do resultado desses jogos depende muita coisa. Prefiro manter a boca fechada, por agora, depois veremos!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O cromo sem cabelo!

Sabem porque é que este cromo careca ainda não foi para a prisão?
Porque não há vaga para ele entrar, as cadeias portuguesas estão todas sobrelotadas.
E os nossos juízes, extremamente atenciosos, não querem que ele vá dentro sem ter as melhores condições garantidas. Nesse aspecto eles estão a zelar pelos direitos dos cidadãos deste país de contrastes, aquele em que um roubo, num hipermercado da Sonae, no valor de 3.25€ deu prisão imediata e à enorme lista de criminosos de colarinho branco não consegue mexer num fio de cabelo.
Eu continuo a defender a minha teoria de que juízes e advogados, os quais pertencem à mesma família, são os grandes culpados do estado a que o país chegou. Um juíz começou por ser advogado e conhece bem os meandros dos tribunais, enquanto que a maioria dos advogados tem como objectivo chegar a juíz. Com a ajuda dos partidos políticos, eles tomaram de assalto a Assembleia da República, fabricam as leis do modo que lhe dá mais jeito e chegam aos tribunais com o caldinho já meio cozinhado. Depois fazem o teatro do costume e o padrinho de toga negra dá-lhes a benzedura final.
Ah, ia-me esquecendo de avisar que este também é transmontano!


Recorde que Duarte Lima foi condenado em primeira instância a dez anos de prisão, em novembro de 2014, pela coautoria material dos crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais no caso BPN/Homeland. Em causa estava a aquisição de terrenos no concelho de Oeiras para a construção do Instituto Português de Oncologia, com recurso a um empréstimo do BPN.
Duarte Lima recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa em 2016, tendo a pena sido reduzida para seis anos de prisão. O ex-deputado apresentou, desde então, vários recursos quer ao Supremo Tribunal de Justiça quer ao Tribunal Constitucional.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Coisas que vi e ouvi!

1) - A Primeira Ministra britânica sobreviveu à Moção de Censura e vai ter que continuar a tratar do Brexit, já que é adepta dessa solução. Não lhe desejo sorte, pois acho que não deviam sair da União.
2) - Vi o Vara a entrar na pildra, em Évora. Será que vai lá ficar muito tempo? A má notícia é que já não cabe lá mais ninguém. E há tantos cá fora que mereciam entrar para lhe fazer companhia!
3) - Vi o CR7 marcar um golo e ganhar a Supertaça de Itália. Mais um troféu na sua carreira e uma medalha para guardar no museu. Não há pai para ele!
4) - Passou na televisão a notícia da prisão do hacker do Benfica (como lhe chamam), na Hungria. Os cromos do FCP não devem estar muito contentes.
5) - Amanhã é quinta-feira e há feira em Barcelos. Talvez vá até lá matar saudades, antes que as saudades me matem a mim.

May day!

O termo “Mayday” não está relacionado ao mês de maio (May, em inglês), a origem da palavra vem do francês “m’aidez”, que significa “Socorra-me” em português ou “Help me” em inglês. O autor da expressão foi Frederick Stanley Mockdorf que criou o sinal de chamada nos anos 1920, quando era operador de rádio no aeroporto Croydon, em Londres. Ele buscou uma palavra que pudesse ser usada em casos de emergência e que fosse de fácil entendimento por todos os pilotos e trabalhadores de aeroportos. Naquela época, muitos dos tráfegos na Europa ocorriam na rota entre os aeroportos Croydon e Le Bourget, nas proximidades de Paris, França. Então ele propôs a palavra “Mayday”, que é pronunciada três vezes (mayday, mayday, mayday) para prevenir confusão com outras palavras de sonoridade similar.


Há quem interprete o resultado da votação de ontem como o não abandono do Reino Unido. Nada mais errado, significa exactamente o contrário. o Reino Unido sai, mas sem qualquer tipo de acordo, o que é o pior cenário.
O título que dei à mensagem é um pedido de socorro que é aquilo que a May (Theresa) precisa para se safar desta enrascada. E é também um trocadilho com o próprio nome da senhora May que precisa, urgentemente, de quem lhe dê uma mãozinha. E terá que vir de dentro do seu país, pois do lado da União não me parece muito possível.
Os analistas políticos dizem que ela pode ultrapassar a Moção de Censura que será votada hoje, mas isso não resolve problema nenhum, significa apenas que terá que ser ela a continuar as negociações com a Europa e nenhum outro político mais ou menos contra ou a favor. Do meu ponto de vista, a melhor solução para ela seria sair derrotada, hoje, e obrigada a marcar eleições antecipadas. Depois se veria o que os bifes diriam aos seus eleitores, durante a campanha eleitoral e quem teria que esticar a mão para tirar as castanhas do lume. E ela poderia candidatar-se, ou ir para casa gozar a reforma em paz e sossego. E brincar com os netos (se os tiver)!

Vida dura!


Admitindo que o Sporting consegue vencer o Feirense, hoje à noite, será o adversário do Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal.
Na próxima terça-feira temos que defrontar o FCP nas meias-finais da Taça da Liga. E teremos que lhes ganhar, se queremos seguir em frente na prova.
O Bruno Lage, acabadinho de tomar conta da equipa sénior do Glorioso, deve estar a pensar que não podia ter aterrado na Luz em pior altura. Se perder tudo vai ficar ligado a uma época desgraçada do Benfica, embora não lhe caibam grandes culpas. Mas, por outro lado, se conseguir ultrapassar estes dois obstáculos, será o treinador-fetiche dos próximos tempos.
Vendo o que sofreu, ontem, o FCP para derrotar o Leixões, eu diria que o Benfica tem boas hipóteses de passar a prova, mas um jogo entre dois grandes é sempre diferente. Usam-se outras armas, levam-se as facas à forja e afiam-se como lâmina de barbear para tratar da saúde ao inimigo de sempre. E depois, há os trauliteiros que até pernas partem para ficar com a bola. E há árbitros que vestem a camisola de um dos lados, estragando um desporto que move multidões. E depois, acontecem as pancadarias sem ninguém perceber como começaram.
O pior de tudo isto é que o Benfica ainda não encontrou o seu ponto de equilíbrio. A dança dos treinadores fragiliza sempre a equipa e, para piorar as coisas, o mercado de inverno cria uma certa insegurança no plantel que também não ajuda nada.
Eu vou á luta com coragem, mas a confiança é pouca!

Pobre Theresa!


Lá se foi o acordo da esforçada PM britânica. Ouvi o seu longo discurso, de fio a pavio, e fiquei com pena dela, depois de tanto esforço ninguém lhe deu qualquer crédito. A derrota foi pesada, 118 deputados do seu próprio partido a votar contra é obra.
E logo de manhã, mal abra o Parlamento, vão votar a «Moção de Censura» dos Trabalhistas. Se estiver mesmo em dia de azar ... vai para a rua e para ela acabou-se o Brexit.
Estou curioso para ver como vão pegar no problema, agora. Sair sem qualquer acordo é asneira, mas eles é que sabem (e se não sabem, deviam saber).
-------
Entretanto o Benfica jogou, em Guimarães, para a Taça e apurou-se para as Meias. A vida sorri ao novo treinador do Benfica!

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Tempestade pela proa!


Tenho estado a acompanhar as coisas, em Londres, através da CNN. Eles têm a correr um ticker (barómetro ao vivo) que indica - 10% a favor, 10% contra e 80% que querem um novo referendo. Isto não é carne, nem é peixe, volta tudo ao princípio.
Isto está bonito, está!!!

B-Day is today!

Bday é abreviatura de birthday que quer dizer aniversário. E hoje é dia de aniversário da minha irmã Alice que faz 77 anos, nasceu 2 anos e 2 meses antes de mim.
Mas B_Day é também usado para designar o Brexit Day que é hoje, dia 15 de Janeiro, o dia escolhido para a Câmara dos Comuns votar sim ou não ao acordo (de divórcio) negociado pela Primeira Ministra Theresa May com a União Europeia. E não há divórcio que não traga problemas, quanto mais litigioso mais problemas.


Esta é a cara da oposição ao acordo. Há muitas mais pessoas no contra, mas este melro não se cala por nada deste mundo. Quem me dera que se "estrepe", hoje!

Metade do Reino Unido espera que ela caia hoje

Até os jornais portugueses alinham pelo mesmo diapasão

O Big Ben  está parado, mas o tempo não pára

A Câmara está vazia, mas não por muito tempo

De 15 de Janeiro a 29 de Março, o futuro ainda incerto

Hoje, não deveria haver outro assunto além deste (para não desviar a vossa atenção), mas fui obrigado a trazer aqui o assunto "Vara para a prisão, já", pois corruptos fazem-me azia e isso ganha prioridade sobre todo o resto das notícias. Peço a vossa compreensão para esse facto.
Bom dia e fiquem atentos às notícias!

A cara da corrupção!

Se há uma cara que pode ser a imagem mais pura da corrupção, em Portugal, essa é a de Armando Vara. Aliás, como poderia um anónimo empregado de Balcão da mais anónima dependência bancária da CGD, da ainda muito mais anónima vila de Vinhais, chegar a Presidente dessa instituição bancária. Além de Secretário de Estado, de Ministro, administrador do (então) grande Banco Comercial Português, entre outros títulos menores e também menos conhecidos. Só mesmo pelo caminho mais simples e mais conhecido de todos, pela via política e embalado pela corrupção partidária. O PS e os seus dirigentes precisavam de rapazes prontos a cumprir ordens sem levantar muitas questões e encontraram nos dois amigos transmontanos, Sócrates e Vara, a solução ideal.


O transmontano de Vinhais que chegou a dirigente socialista quando era um simples empregado bancário numa agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Trás-os-Montes, acabaria por ter um regresso badalado à vida pública quando, em 2005, passou de um cargo anónimo de diretor na CGD a administrador do banco público. Para ocupar esse cargo, precisava de ter uma licenciatura: concluiu-a três dias antes de ser nomeado para o cargo pelo governo de José Sócrates, na mesma universidade onde se licenciou o então primeiro-ministro (Universidade Independente).

Esta notícia vem na sequência daquela bronca em que ele se envolveu por ter criado uma fundação que não era mais que um mal disfarçado SACO AZUL de recolha de fundos para o partido que o trouxera de Vinhais para Lisboa, o tinha feito doutro e Secretário de Estado.
Daí até à cadeia de Évora vai um grande caminho, mas não será com 5 anos atrás das grades que pagará as suas culpas. Foi apanhado com a boca na botija, quando se aliou ao sucateiro do norte para negociar na ferrugem, mas os grandes casos de corrupção estão ainda por julgar (se alguma vez o forem), tais como o seu envolvimento na Operação Marquês ou o desaparecimento misterioso de 5 mil milhões das contas da CGD. Por isso é que o PS o meteu lá, para continuar a fazer aquilo que começou a fazer na tal fundação, mas agora em larga escala. Uma questão de adicionar mais 3 zeros aos números com que trabalhava.
A bem desta desgraçada pátria que tais filhos alberga, espero vê-lo entrar, hoje ou amanhã, em Évora e por lá ficar até ao fim dos seus dias. Se eu fosse deputado, apresentaria, hoje mesmo, uma proposta de alteração de lei para acabar com os cúmulos jurídicos que aliviam as costas a muito criminoso. Cada crime, cada pena e após um certo limite de gravidade, nada de libertação a meio da pena. Amargar cada dia até ao fim e sair de lá para o cemitério que é o único lugar onde não conseguirão corromper ninguém (que o S. Pedro não vai em conversas de políticos de meia tigela).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

O «Bluff»!


Hoje é dia de contar as espingardas para fazer frente à batalha que acontecerá, amanhã, no Parlamento inglês. Há uns tantos desertores do partido de May que deram a entender que vão votar em sentido contrário. Mas também pode haver, do outro lado da barricada, quem queira apostar no acordo conseguido por May. E eu acho que todo o bicho careta mete a sua colherada, tentando que as coisas saiam a seu contento. São os da esquerda, os da direito e os de lado nenhum, todos eles têm qualquer interesse, mesmo que jurem o contrário, e vão lutar por ele com unhas e dentes. Mesmo tendo que recorrer à última arma de todas, o Bluff.
Sim senhor, o bluff vai ter um papel importante na decisão a tomar amanhã. Imaginem a quantidade de gente que afirma que vai fazer uma coisa e que acabará por fazer, exactamente, o contrário. A isso chama-se camuflagem, esconder-se do inimigo para não ser detectado e poder apanhá-lo de surpresa. O problema é que os "brexiters" (adeptos da saída da UE) estão tanto do lado dos conservadores como dos trabalhistas. Só que não podem confessá-lo abertamente, pelas razões que se entendem.
A Comissão Europeia tem-se fartado de repetir que não há qualquer hipótese de renegociação do acordo já assinado, mas já há jornais que falam na hipótese de adiar a decisão até ao mês de Julho. Porquê, pergunto eu? Se não vai haver renegociação, para quê esperar? É uma pura perda de tempo. Será que até do lado de cá do Canal da Mancha se pensa em fazer bluff? Eu já acredito em tudo.
E se no fim de tudo a montanha parir um rato? Ou seja, se o Parlamento aprova o acordo e lá vão os britânicos para fora da União e lutar contra o descontentamento de muitos, incluindo irlandeses e escoceses que terão uma vida muito mais complicada a partir de 29 de Março. Aí ganha força o governo de May e pode acontecer que haja mais países a querer imitá-los. Ontem, já ouvi falar de um movimento chamado DEXIT, na Alemanha, onde há muita gente que prefere guiar-se pela sua própria cabeça, em vez de aturar as paranóias de Bruxelas.
Dois fenómenos contrastantes afectam o mundo globalizado na actualidade, o aquecimento global e o arrefecimento da economia e, infelizmente para nós, ambos nos empurram para o mesmo lado, ou seja, para o fundo. Bem diziam alguns, na mudança do ano, que 2019 não iria ser um ano bom. Tudo parece indicar que não estavam enganados!

domingo, 13 de janeiro de 2019

A Libra afunda-se!


Conforme se vai aproximando o dia da separação, mais negras são as notícias que enchem os olhos e ouvidos dos ingleses. Queda do governo, novas eleições, aliança entre conservadores e trabalhistas para fazer fracassar o acordo conseguido pela Primeira Ministra e, agora, até a desvalorização da libra. Vejam o que escreve um jornal que me caiu debaixo dos olhos:

Banks currently give about €1.11 to the pound, a sharp drop from just before the referendum, when £1 bought €1.30. In December, travellers at some UK airports were receiving only €0.90 for every £1 they changed as Brexit turmoil pushed sterling to fresh lows. Expectations are that a no-deal will result in a further drop in the value of sterling, making this summer even more expensive for anyone travelling to Europe.

O que motivou esta notícia foi o inesperado boom na marcação de férias no estrangeiro. Com receio de que a sua querida libra perca valor, após o Brexit, os ingleses estão a marcar férias à pressa e querem todos os custos incluídos, hoteis com 3 refeições por dia e tudo o resto que os desobrigue de pagamentos a fazer lá para junho/julho/agosto.
A notícia acima diz que em alguns aeroportos ingleses as casa de câmbio, em Dezembro, estavam a pagar 90 cents do Euro para cada libra, o que me parece uma grande trafulhice, mas só alinha quem está entalado ou não se preveniu a tempo. Falta saber o que acontecerá quando começarem a cair nas contas de clientes os débitos pelo uso de cartões de crédito e/ou débito. Da noite para o dia - de 29 para 30 de Março - os bancos britânicos podem iniciar um verdadeiro assalto ao bolso dos seus clientes.
Não devo ter, entre os leitores deste meu humilde e quase desconhecido blog, muitos britânicos ou estrangeiros residentes nas ilhas de Sua Majestade a Rainha mãe, avó e bisavó, mas se algum passar por aqui, leia com atenção esta notícia e tome as suas precauções para não pagar as vacas ao dono. Para mim a Libra Esterlina morreu, não a quero por nada deste mundo, não gosto de jogar ás escuras.

sábado, 12 de janeiro de 2019

A «Formiga Branca»!


Enquanto em Portugal o PSD se vira contra si próprio, em Londres os coletes amarelos manifestam-se para atirar ao charco o governo dos conservadores. Veremos em que vai dar cada uma dessas lutas que, até certo ponto, perseguem um objectivo comum, derrubar o governo. Muito embora vão em sentidos opostos, em Portugal quer-se cortar a cabeça á geringonça esquerdo-comunista, enquanto que os britânicos querem tirar do poleiro os conservadores e fazer subir os esquerdistas, a força do trabalho, o proletariado, como lhe chama o meu amigo Ieronimus Siberius.
Gramei à brava as declarações do Alberto João que chamou FORMIGA BRANCA aos maçónicos de Portugal, na pessoa de Luis Montenegro que resolveu desenterrar o machado de guerra para cortar a cabeça ao Rui Rio por achá-lo muito próximo de António Costa. Teme ele que nas próximas eleições essa proximidade possa redundar numa geringonça de direita para substituir a de esquerda que está, dizem alguns, cheia de areia nas engrenagens. Eu nem sei o que diga, para mim são todos a mesmíssima bosta, juntam-se e tramam o povinho de todas as formas e feitios.
Quanto aos bifes, vou manter-me atento às manifestações deste sábado, as quais vão ocorrer em várias cidades do Reino Unido. Quanto mais cacetada derem nos manifestantes mais longe ficará o Brexit e isso pode ser bom. Aqueles que estão sempre na borda do Canal da Mancha, com o intuito de saltar para a ilha que não os quer lá, também vão juntar-se à manifestação, tentando puxar a brasa à sua sardinha, mas, estou em crer, vão atrapalhar mais do que ajudar naquilo que os trabalhistas do Jeremy Corbyn pretendem.
Na próxima segunda-feira, faz 22 anos o meu neto mais velho (com a idade dele eu já tinha feito uma comissão em Moçambique, andado aos tiros à Frelimo e já levava mais 4 meses de uma segunda comissão) e na terça-feira ficaremos a saber que futuro terá o Brexit e a Theresa que o defende. Até chegarmos a essas datas (para mim) importantes, tenham um belíssimo fim de semana. Com este sol que me aquece até dá vontade de ir até á praia!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Salto no desconhecido!


Para nós, portugueses, o Brexit é um pouco como aquele ditado brasileiro que diz - pimenta no cu dos outros ... - ou seja, não adivinhamos ainda como nos pode afectar, mas lá poder pode e vai afectar. O nosso maior problema - do ponto de vista de alguns - é saber quem ganha a guerra de audiências na televisão, o Goucha ou a Cristina.
Por outro lado, para os ingleses, a coisa começa a esquentar, já sentem o cu colado nas calças. Quem viu as notícias, ontem à noite, talvez tenha reparado em alguns trabalhadores, ameaçados de perder o seu rico emprego, perguntando o que será deles agora. Marido e mulher empregados na mesma fábrica e ambos despedidos. Filhos a estudar na faculdade, como vai ser para pagar as despesas? É muito diferente perguntar a um inglês comum o que pensa de deixar a UE, ou perguntar a um que acabou de ser despedido duma fábrica de automóveis.
O Parlamento exige à Primeira Ministra um plano B para o caso de o acordo assinado não ser votado favoravelmente pela Câmara, mas os da oposição vão mais longe e já exigem a demissão da Theresa May e eleições antecipadas. Que o caso é grave e deve ser o povo a tomar uma posição nas urnas. Esses esquecem-se que toda a eleição é "trabalhada" pelos políticos para levar ao resultado que eles querem e o povo, por mais avisado que esteja, deixa-se sempre enrolar.
Bem gostariam de adivinhar o que irá passar-se no caso de um sim ou um não, mas isso não é possível, só depois de saltar se verá onde vão cair. Mas ninguém tem dúvidas sobre um mais que certo arrefecimento da economia, há quem calcule uns 8%, mais coisa menos coisa, mas é imprevisível o efeito dominó provocado pelo desemprego, cobrança de menos impostos e aumento das despesas sociais.
Para não falar na questão da fronteira entre as duas Irlandas que é o osso mais duro de roer. Voltar mil anos atrás e unificar a Irlanda republicana e católica seria a solução ideal, mas quem mete isso na cabeça dura dos enfatuados e anglicanos súbditos da Rainha Isabel II? Só por cima do meu cadáver, responderia ela se lho perguntassem.
Pois é, amanhã termina o prazo dos 3 dias dados pelo Parlamento à Milady Theresa e não vai haver qualquer plano B que os europeus não são parvos. Demoraram 20 meses a negociar aquele acordo de 858 páginas e não vão voltar à estaca zero, só para fazer o jeito aos bifes.
Salta e logo vês o que acontece, quando tocares com os pés no chão! 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Más notícias em catadupa!


Até ao próximo dia 15, vou dedicar-me ao Brexit, ás figuras que nele participam e às consequências do acto "irreflectido" dos bifes. Ainda a viver em Lourenço Marques, perguntei a alguém por que raio tratavam os ingleses por bifes. A resposta foi rápida, simples e concisa. Como eles não eram, nem são, nada bons com as línguas estrangeiras, a qualquer restaurante que fossem comer só sabiam pedir beef, o que em português se traduz por carne de vaca. Para o ouvido do empregado de mesa a palavra soava a "bife" e lá iam a correr à cozinha encomendar o beef que batia sempre certo. Assim ficaram para sempre bifes e as raparigas que vinham da África do Sul passar férias a Moçambique herdaram o nome de bifas.
O carrinho que vêem na imagem acima é bonito, não é? Um Jaguar feito em Inglaterra que, por estes dias, é mais uma gigantesca dor de cabeça para a Primeira Ministra May. É que a marca, agora propriedade da Tata Motors (indiana), vai despedir 5.000 trabalhadores, no Reino Unido, um pouco por causa do decréscimo das vendas na China (culpa do Trump e da sua guerra de taxas), mas também por causa do Brexit. E dizem as más línguas que este despedimento pode ser o início do fim da produção no Reino Unido. A capacidade de produção na Eslováquia e na China está a ser reforçada para substituir a produção inglesa que se tornou demasiado cara.
Sinal dos tempos, a globalização a juntar ao Brexit vai fazer a vida difícil aos bifes e eu não tenho pena deles, nem um bocadinho, pois sempre nos amargaram a vida, quando isso lhes convinha. O malfadado "Tratado" que ainda temos com eles só funciona para o lado deles, para o nosso é só desgosto em cima de desgosto. A partir deste ano, se eles "brexitarem" estaremos em lados diferentes da barricada e não haverá "Tratado" que os salve.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O meu nome é "Desastre"!


Olhem bem para a cara dela.
Esta senhora pode ficar ligada ao maior desastre do Século XXI acontecido no Reino Unido. Começa hoje e termina dia 15, com a decisão final do Parlamento, a discussão sobre o famoso BREXIT, sair ou não sair da UE, eis a questão. A médio prazo, o Reino Unido pode até vir a ganhar terreno à União Europeia - que é o maior imbróglio político, financeiro e jurídico jamais inventado - por ser mais facilmente governável, mas no imediato vão ser prejuízos uns atrás dos outros.
Em primeiro lugar as empresas e os seus activos que serão deslocalizados. Em segundo lugar os empregos que vão á vida. Em terceiro o mercado imobiliário e de aluguer, especialmente de escritórios, que vai ficar reduzido à ínfima espécie, na City de Londres. E depois, o pandemónio que vai ser criado com o estabelecimento de fronteiras aduaneiras torna impossível de prever o caos e os prejuízos que vai causar.
Todos os analistas são peremptórios em afirmar que o Reino Unido vai perder (sofrer) mais que a União Europeia e eu também sou da mesma opinião. Nunca o ditado, "A união faz a força", fez tanto sentido e o inverso ganha uma força a dobrar, "A desunião traz a fraqueza", seja lá em que sentido for que isso seja dito. Como disse, acima, a médio prazo, logo que se ultrapasse a fase de ajustamento, o país pode vir a ganhar em eficácia e auto-controlo, mas até aí vai ser o fim do mundo e, no mundo da política, vão rolar cabeças.
Dificilmente, o nome de Theresa May ficará na História do Reino Unido pelos melhores motivos. A crise desencadeada, a partir de hoje, vai ter custos muito elevados e alguém terá que arcar com a responsabilidade. Outros, antes dela, foram os culpados, mas desde que ela aceitou assumir o papel que eles recusaram - lembram-se de Boris Johnson? - ficará para ela a honra e o mérito, se se sair bem, ou a culpa de tudo e mais alguma coisa se as coisas correrem pelo pior.
Há dois grupos de súbditos de Sua Majestade a Raínha de Inglaterra, os mais jovens e os menos jovens. Aqueles gostariam de continuar na União e usar e abusar de todos os direitos e privilégios dos cidadãos de uma Europa Unida, estes, pelo contrário, são adeptos do "orgulhosamente sós" que querem fazer o que lhes apetece sem prestar contas a ninguém fora das suas fronteiras. Se houvesse mais gente nova no Parlamento, em vez de tanta velharia, o Brexit nunca seria aprovado e ficaria para a História como o último suspiro do agonizante Império Britânico que só já existe na cabeça daqueles velhos camafeus que não deram pela passagem dos anos (e ainda respiram) nas Ilhas Britânicas.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Uma pequena mudança!

Clicar na imagem para ver melhor

No próximo sábado vão enfrentar-se as equipas do Porto e Sporting. Se o Sporting ganhar teremos ainda campeonato pela frente para ser disputado. Caso seja o Porto a ganhar, sou da opinião que o título desta época ficará entregue e teremos que esperar pela próxima, para ver se temos melhor sorte.
Com a derrota do Sporting, hoje, nota-se uma pequena melhoria na posição do Benfica. É pouco, mas é melhor que nada.

sábado, 5 de janeiro de 2019

Lá vamos ...!

... cantando e rindo!

Lista de convocados:
-------------------------
Guarda-redes - Svilar e Vlachodimos.
Defesas - André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo.
Médios - Samaris, Fejsa, Pizzi, Gedson, Krovinovic, João Félix, Zivkovic, Cervi e Salvio.
Avançados - Seferovic, Ferreyra e Castillo.

Eu não disse que haveria surpresas com o novo treinador?
Um dos 2 avançados que nunca tiveram hipótese com o antigo treinador já vai alinhar amanhã como titular. E ainda não perdi a esperança de ver os dois. Amanhã se verá!
Entretanto o Marítimo ganhou ao Portimonense, no Funchal. Quer isso dizer que o Marítimo é melhor que o Benfica? Não quer não, mas deixa a gente a pensar. Mas no Portimonense não jogou o Nakajima, dirão alguns. E parece-me que também não jogou o Jackson Martinez, digo eu. Aí já são muitas alterações e quem ficou a cantar de galo foi o Petit que, finalmente, conseguiu estancar  a fiada de derrotas que o clube da Madeira vinha sofrendo.
Boa noite! E siga o jogo!

Estamos nas mãos do Bruno!

Eu não seria um benfiquista a sério se não viesse aqui prestar a minha homenagem ao novo treinador do Benfica, por muito interino que ele seja. Quer queiramos, quer não, estamos nas mãos dele, até ver. E se o LFVieira o escolheu é porque algumas qualidades ele deve ter. Eu não sei nada sobre ele e prefiro esperar para fazer a minha crítica que, espero eu, venha a ser positiva. Pensar de outro modo seria remar contra a maré e essa não é a minha maneira de ser e de proceder.
Por aquilo que ouvi da boca de alguns comentadores, o rapaz é tão bom (ou tão mau) como alguns dos outros nomes que têm sido apontados como candidatos ao lugar deixado vago por Rui Vitória. O currículo dele já inclui passagens por diversos países e clubes de renome, coisa que alguns dos outros (tome-se como exemplo Luís Castro) nem em sonhos por lá passaram. Para mim é tão bom como qualquer outro, até prova em contrário.
Amanhã vamos vê-lo ao vivo e a cores e pode ser que ele, na falta de Jonas e com a aselhice do "Esferovite", resolva fazer uma dupla, no ataque, composta por Ferreyra e Castilho. E se fizer isso e ganhar o jogo com o Rio Ave, fica já com o apoio incondicional dos adeptos. Pelo menos como meu pode contar. Como termo de comparação, não posso esquecer o Jorge Jesus, ajoelhado na linha lateral do Estádio dos Arcos, lamentando uma vergonhosa derrota que nos custou mais um campeonato - da negra era Jesus - e logo comigo a assistir na bancada central.
Benfica forever!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Agora é que é!


O Rui Vitória já passou à História!
E agora?
Quem ocupará o seu lugar?
Vai ser o Jesus?
Vai ser um português?
Vai ser um estrangeiro?
Talvez haja alguém que já sabe as respostas a estas perguntas, ou talvez não.
Eu é que não sei, com toda a certeza. Mas sei uma coisa, se quem tem responsabilidades no Benfica não andar depressa arrisca-se a perder esta época por completo. A Liga dos Campeões já se foi, o Campeonato Nacional está por um fio, mas ainda há a Liga Europa e as taças para disputar. Os adeptos esperam que o Benfica ainda tenha uma palavra a dizer nesses casos, mas para isso é preciso andar depressa e acertar na escolha do novo treinador.
Se o Luís Filipe Vieira não quiser ficar mal na História do Glorioso SLB, tem que mostrar o que vale, nesta altura, reunir os seu generais e preparar-se para ganhar esta batalha.
O Benfica acima de tudo e de todos!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Nem sempre ganha ...!

Eh, toiro, toiro, toiro!
Eh, toiro lindo!

... quem marca mais golos!
O Benfica marcou 2 golos e perdeu o jogo. Enganou-se na baliza e foi um desastre.
Depois deste jogo, perdi a pouca confiança que ainda tinha no treinador do meu clube. Se eu fosse presidente do SLB decretava uma punição especial para o treinador e alguns jogadores que provaram (mais uma vez) que não têm estofo para jogar no meu clube. Criava um grupo de forcados amadores e punha o Rui Vitória à frente deles. Arranjava um segundo treinador, qualquer um dos portugueses que estão por aí desempregados serviria para o efeito, o qual ocuparia o lugar até o Rui Vitória levar umas cornadas jeitosas e aprender a lição. Quanto aos jogadores, cada vez que um fizesse má figura em campo ia para o grupo de forcados. Podia ser que lhes servisse de emenda.
Mas como não sou presidente de coisa nenhuma, resta-me ficar aqui a amargar estas más exibições do Benfica e esperando que algum milagre aconteça. Como vêem, no que respeita ao desporto-rei, o ano de 2019 começou muito mal. E não me parece que vá acabar melhor. Especialmente se o presidente abrir a porta ao regresso de Jesus, então é que eu vou ter que arranjar outro entretimento, pois aturar as conversas e parvoíces desse artista não está nos meus planos.
Enquanto o Cristiano Ronaldo tiver pernas para correr atrás da bola, talvez eu me dedique a seguir os seus passos com mais pormenor e esqueça o Benfica. Acredito que valerá mais a pena.
Oh, vida madrasta! 

Bota e vira!


Este já é o segundo dia do ano!
Está um sol lindo de se ver!
E um frio de morrer!
Toca a viver e a sonhar, gente boa, que logo joga o Benfica!
E o Benfica é uma nação, só não é do Benfica quem anda distraído!
Aguentem-se à bronca que mais logo conversamos!

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Cá estamos em 2019!

Viva o Ano Novo!
A nossa vida é feita de conquistas, de vitórias e derrotas, pois nem sempre se consegue ganhar. Hoje posso averbar mais uma vitória na minha lista de conquistas, cheguei vivo ao fim de 2018 e entrei em 2019 a cantar vitória.


Nem todos o conseguiram, veja-se o exemplo do Joaquim Bastinhas, toureiro que era capaz de cravar duas bandarilhas ao mesmo tempo no cachaço de um touro, coisa que eu nunca me atreveria a tentar. Mas, ao contrário de mim, ele entregou os pontos antes que 2018 terminasse e partiu para o outro mundo sem ver 2019. Foi por poucos minutos, mas não o conseguiu.
Ao contrário de mim que estou aqui, vivinho da Silva, e a pular de contente!