sexta-feira, 6 de maio de 2016

O padrinho vai assistir ao baptizado!

Toda a gente sabe que sou um adepto fervoroso da «Autoestrada Transmontana», em geral, e do «Túnel do Marão», em particular. Se eu tivesse os poderes que o Eng. Duarte Pacheco teve no tempo de Salazar, já há muito que essa via estaria ao serviço dos portugueses. E também dos espanhóis, pois claro, que assim contribuiriam para o desenvolvimento da região nordestina.
Já se nota, por todo o lado, a influência de melhores estradas no desenvolvimento da agricultura. Onde antigamente só havia mato, hoje há terras lavradas e cultivadas, grandes plantações de castanheiro, oliveira, amendoeira e vinha. Até nas patrulhas da GNR que se dedicam à "caça à multa", se nota um movimento crescente. Onde houver 10 Kms de via melhorada que permita chegar aos 100 Kms/hora, lá estão eles a montar o radar e esperar que os patos caiam na armadilha.
Os viadutos da A4, desde Amarante até passar Vila Real, são obras de tirar o fôlego a qualquer um, mas só quem viaja por baixo deles os consegue apreciar. Lá por cima e a 120 Kms/hora, tudo o que se vê é alcatrão. Este que se vê na imagem abaixo, dei-lhe o nome de «Viaduto das Pernas Finas», pois os pilares que o suportam são tão fininhos que me admira como podem com o peso da estrutura. E se lhe juntarmos uma dúzia de camiões carregados com 40 toneladas cada um e os motores a trabalhar, sou obrigado a acreditar que o engenheiro que fez os cálculos sabia o que estava a fazer, ou então ... é melhor escolher outro caminho.

Viaduto de Gondar, logo à saída de Amarante, aqui ainda em construção.
 
Esta autoestrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público privada.
A obra arrancou em 2009. Na altura, José Sócrates salientou que a via iria "acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão", considerando tratar-se de uma "obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país" e que "marcará um antes e um depois".
Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na autoestrada pararam em toda a extensão.
O Governo PSD/CDS resgatou a obra dois anos depois, a empreitada foi concluída pela Infraestruturas de Portugal e abre ao trânsito às 00:00 de domingo.
A nova autoestrada era a maior obra pública em curso no país, teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

2 comentários:

  1. Haja gente contente, com as obras feitas neste país. Porque haverá outra tanta gente descontente, porque, se calhar, não sabe o que diz? Há por aí quem diga que Portugal é um país do terceiro mundo. Isso era noutro tempo, não haviam estradas, as habitações eram precárias. Hoje Portugal é um paraíso. No entanto, há sempre quem só saiba dizer mal. O que escangalha o bem estar das pessoas é elas com ganância quererem sempre mais e mais, sem se lembrarem de que há mais pessoas que também têm direito a viver neste mundo!

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  2. Excelente fotografia. Se essa ponte fosse uma mulher diria que tinha umas pernas, muito elegantes
    Um abraço e bom fim de semana

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