quarta-feira, 26 de março de 2025

Navegar à bolina!


Hoje li em qualquer lado a expressão "navegar à bolina", em relação com a campanha eleitoral que já está em marcha. Navegar à bolina ou bolinar é uma habilidade para evitar os ventos contrários e seguir em frente, por mais que o vento empurre para trás. Consiste em dar o flanco ao vento de modo que ele entre na vela e nos empurre para diante. Navega-se num ângulo de 45º, ora à esquerda, ora à direita, e assim vamos navegando em direcção ao nosso ponto de destino.

Quem usou a expressão, acho eu, referia-se ao modo como o Luís Montenegro espera chegar ao fim da campanha, à frente do Pedro Nuno Santos. Ora bate nos da esquerda, ora nos da direita e espera que o povinho lhe dará o seu voto, porque ele "navega" melhor que os outros. Em mar alto é mais fácil bolinar, mais perto da costa envolve o perigo de bater nalgum escolho.

Na minha opinião o PSD teria melhores resultados com outro candidato, o Montenegro está queimado. Aquela história da casa de Espinho não caiu muito bem na opinião pública. Mesmo que ele não tenha feito nada de ilegal, houve ali muita habilidade para poupar nos impostos. E depois as avenças pagas pelo grupo Violas foram a gota que fez transbordar o copo.

O André Ventura mandou imprimir uns cartazes com a cara dele colada à do Sócrates para mandar ao povo uma mensagem clara, PS ou PSD são farinha do mesmo saco e andam a roubar os portugueses, desde o 25 de Abril. Pode não ser exactamente assim, pois o PS esteve no poleiro mais tempo, mas é quase e o povo está bem ciente disso. Eles, os que entram na gamela e os seus amigos e familiares, vão-se enchendo, enquanto o povo fica com umas migalhinhas para não se revoltar.

O Ventura até pode nunca chegar a Primeiro Ministro, mas serve para agitar as águas e fazer a mer*a vir ao de cima. Assim o povo não adormecerá e estará sempre vigilante para não se deixar amordaçar outra vez, como aconteceu no tempo da outra senhora!

2 comentários:

  1. Depois do que se passou na Madeira é muito dificil adivinhar o que aí vem. Entretanto o último relatório revela-nos que roubos & violações de mulheres aumentaram. Continuamos proibidos de saber a nacionalidade dos criminosos mas já há 'warnings' para quem nos visita. Dia 18 lá irei de novo votar no único partido capaz de estremecer o sistema.

    ResponderEliminar
  2. Este mentenegro , eu metia-lhe a cabeça no lodo e o cu de fora para
    para sacar o leite a maralha ! Pobre Povo que es voluntariamente
    enrabado . Acordem , num ano de des-governo deste Ranhoso os
    sem medico de familia aumentaram e o Palhaço prometeu que todo
    o mundo ia ter um medico ! Façam com que este e o sapateiro, nao
    nos caguem mais no poleiro .

    ResponderEliminar