sexta-feira, 25 de março de 2016

Uma chatice!

A Póvoa é a terra das procissões. Não há festa que não tenha uma procissão a passear-se pelas ruas da cidade e a infernizar o trânsito que não consegue mexer-se no meio de tanta gente a andar em passo de caracol. Banda de música, bombeiros, escuteiros, autoridades civis e militares é um nunca acabar de gente que se movimenta para tornar possível um evento desta natureza. E se na hora H começa a chover, lá se vai tudo por água abaixo. Uma verdadeira chatice!


Hoje é o dia da Procissão do Senhor Morto. Estive ao pé da igreja matriz, um pouco antes das 22.00 horas e estava tudo a postos para a procissão sair. Mas o tempo ameaçava chuva e os organizadores não sabiam o que fazer. Arriscar e dar ordem para avançar? Ou, pelo contrário, arrepiar caminho e cancelar tudo? Tanto trabalho e tanta despesa já feitos para nada. Não é decisão fácil de tomar.
Como é assunto que não me aquece nem arrefece, virei as costas e vim-me embora. Até porque queria ver o resto do jogo com a Bulgária e tanto se me dava que chovesse ou fizesse sol. Acabado o jogo, que não correu lá muito bem, olhei pela janela e vi que caía uma chuva miudinha, a que é costume chamar de «molha-tolos» e fiquei a pensar se a procissão sempre teria ido dar a volta à cidade ou não. Só amanhã o saberei.
Agora são horas de desligar a geringonça e ir deitar a cabeça no travesseiro. Parece que vai ser um sábado molhado e frio, o que não é lá grande coisa. A Primavera está a custar a afirmar-se, as árvores de fruto não florescem e o esqueleto já se ressente de tanto frio. Resta-me esperar que as coisas melhorem!

2 comentários:

  1. Parece que a chatice do tempo está para continuar e a chatice dos golos falhados fizeram-me adormecer, até o Cristiano tinha que falhar o penalti! Acho que Portugal precisa de ser benzido de norte a sul pelo Papa Francisco!

    ResponderEliminar
  2. Que remédio tens tu e todas a gente,
    senão ter de esperar que as coisas melhorem
    já é muito bom que elas mais não piorem
    para não fazerem sofrer quem as sente!

    Tua terra de procissões,
    porque terá mesmo de ser assim
    gente de apaixonados corações
    linda cidade Póvoa de Varzim!

    O jogo foi a feijões,
    até os comemos referia a publicidade
    antes da festa fizerem os sermões
    sem sorte, faltou habilidade...

    Boa Páscoa, na companhia de quem mais amas,
    com saúde, paz e alegria,longe de todos os dramas!

    ResponderEliminar