domingo, 5 de junho de 2022

As mazinhas e as boazonas!

 


Estou a falar de notícias e não da outra coisa que a imagem pode sugerir. Uma boazona era mesmo o que eu precisava para me animar na velhice, mas tudo a que tenho direito são as más notícias que me caem em cima todos os dias. Ontem era a inflação, os juros bancários que sobem, mas só os das operações activas (que os outros, está quieto oh mau, não saem do zero) e hoje é o aumento dos combustíveis que amanhã vai levar um tombo daqueles!

O António Costa está a sair-me melhor que a encomenda (ainda bem que não votei nele, senão doer-me-ia a consciência), na semana passada foi para a feira de Hannover armar em forte e convidar os empresários alemães a investir em Portugal, pois não há salários tão baixos em nenhum outro país da UE e nesta semana pôs-se em frente das câmaras de TV arengando que quer os salários a subir (pelo menos) 20%. Os esquerdalhas, como o Jerónimo, a Camarinha ou a Catarina dos olhos redondinhos devem ter delirado com essa notícia, mas (há sempre um mas a estragar tudo nesta vida) quem decide não é ele nem os seus ministros xuxalistas que chafurdam na mesma pocilga da política portuguesa, mas sim os empresários que se regem por outros interesses. O que quer dizer que aquilo que o Costa falou, alto e bom som, em frente das câmaras de TV só serviu para ganhar mais votos nas próximas eleições e os salários dos trabalhadores portugueses vão ficar na mesma. Ou seja, com a inflação que em Maio já chegou a 8%, vão ficar cada vez mais encolhidos. Os salários não se medem em euros, mas sim naquilo que com eles se pode comprar.

Quando vamos às compras gastamos cada vez mais euros e trazemos menos mercadoria para casa. Há coisas que já subiram 50%, embora as pessoas nem dêem por isso por serem coisas de pouca monta. Mas pegando no pão ou no arroz já se nota a diferença. De 0.95 para 1.15 subiu o arroz que costumo comprar. E o leite que comprava abaixo de 0.50 passou para 0.65€. Sabem que percentagem de aumento isso representa?

Dos combustíveis nem vale a pena falar, a guerra da Ucrânia e as sanções à Rússia justificam tudo. Na minha fraca apreciação a situação que a Rússia atravessa deveria fazer baixar o preço do petróleo e não o contrário. Mas quem sou eu que não percebo nada de política e ainda menos de economia! Há uns quantos galifões que estão a encher o saco à conta da guerra, seja a vender armar ou aproveitar os preços altos que lhe aumentam os proventos.

Seria aqui que o nosso governo devia centrar a sua actuação, caçar os mamões que se aproveitam da situação para lucrar o dobro - veja-se o exemplo da GALP que nunca teve lucros tão altos como neste primeiro trimestre de 2022 - e proteger o povo dos especuladores que aproveitam todas as oportunidades para nos irem ao bolso. Mas o que faz o Costa? Ri-se cada vez que aparece em frente das câmaras de TV para enganar o POVO.

Acorda ZÉ POVINHO que estás a ser enganado !!!

2 comentários:

  1. Pobre Povo que por um ditador estas a ser roubado ! Para governar nao e preciso ganhar eleiçoes , basta ter um espirito Satanico e sem Fe em Deus ! vos os 22,2% que votaram xuxalista , digam-me qual e a diferença entre eles e a ideologia comunista ? A prova esta no medina e os acontecimentos de Setubal . Salazar era um Santo ao lado desta Racalha Chupista . Temos 2 milhoes a precisar da banca alimentar e por este andar no fim do ano serao quatro e o Charlatao se arma em forte a dar ajuda aos Ucranianos ( os pobres bem precisam ), mas aqui nao esta melhor ! Sabem quanto ganha uma empregada a limpar e fazer as camas num hotel no Algarve ? 4,40 E. isto e a escravatura para engordar os porcos ( sem ofensa para a comunidade suina ).

    ResponderEliminar
  2. Estamos cada dia pior.
    Com a desculpa da guerra na Ucrânia os empresários estão a ver se ganham em poucos meses o que perderam em dois anos de pandemia.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar