segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Do meu lado não falhou!

 

Laranjas no topo
Chega em 3º
IL em 4º

No Porto aconteceu como no futebol
andam todos ao contrário, mas
o meu partido ficou em 3º

A minha freguesia é um exemplo
Se Portugal inteiro tivesse copiado
estaríamos muito melhor

Os mais pequenos que ainda conseguiram furar

o esquema e arranjar um lugar em Lisboa

Não correu nada bem!

 

A melancia, como o líder dos Verdes
é verde por fora, mas vermelha por dentro.

O PS acabou por aumentar o número de deputados em vez de diminuir. O Povo anda a dormir, ou então sou eu que estou cheio de sono, ao ver uma coisa destas acontecer no meu país.

O PCP, o BE e o CDS foram os grandes perdedores, se tivessem uma nesgazinha de vergonha faziam a mala e libertavam os portugueses da sua presença.

Gostei de ver o Chega e a Iniciativa Liberal saltarem de 1 deputado cada para mais de 15, em conjunto. Esse facto e o enterro do PEV, a grande vergonha nacional, são as duas alegrias que levo destas eleições. Em especial o Partido Ecologista os Verdes que muito gostaria de ver como terceira ou quarta força política, em Portugal, merece uma liderança diferente daquela espécie de melancia que o lidera, desde que a Heloísa Apolónia lhe entregou a pasta. Na situação drástica que o planeta Terra atravessa, Portugal precisa de um verdadeiro partido ecologista que defenda as políticas certas que possam garantir uma vida mais saudável aos portugueses, em particular, e aos terráqueos, em geral.

Espera-se, agora, uma tomada de posição, consentânea com os resultados obtidos, de todos os líderes políticos. Os que merecem ir para casa que o façam depressa, pois merecemos coisa melhor. E o Costa não temos outro remédio senão aturá-lo mais quatro anos. A ele e ao maldito Socialismo que não traz felicidade a ninguém, em casa de pobre nem os ratos encontram migalhas com que enganar a fome.

Viva Portugal e que venham dias melhores!!!

sábado, 29 de janeiro de 2022

Lá se foi a taça!

 

Desisto!

Posso arranjar mil desculpas e dizer que o Sporting está cheio de tranqueiros e fiteiros, mas isso não me traz a taça de volta.

O Benfica, com as limitações que sabemos, até nem jogou mal e teve a sorte do primeiro golo, mas não conseguiu segurar a vantagem. Muitos erros da defesa.

Fico à espera para ver como corre o jogo com o Ajax e depois decido o que fazer até ao fim da época.

Isto já é azar a mais!

Última sondagem!

 Quem ficará em 3º lugar?

Esta é a última sondagem feita para a SIC / Expresso. Não sei porquê, mas cheira-me a esturro, tanta bulha pelo 3º lugar parece-me exagerado. E acho que o BE vai ter mais votos que a CDU, como vem sendo hábito, além de que 6% para a CDU parece-me um grande exagero! Mas gosto de ver a IL com 6% dos votos!


sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Português, a Língua difícil!

 


Vivo numa terra em que se diz "botar" em vez de votar, mas as pessoas vão às urnas botar o voto!

Botar significa pôr, deitar ou, em última análise meter. Mete, bota, deita ou põe ali o teu voto, qualquer dos termos é correcto. O problema surge quando as pessoas começam a abusar do sentido das palavras. Aqui, é costume ouvir dizer "mete isso fora" em vez de "deita isso fora". E pior, usando o trocadilho de vota e bota, trocar o bota por mete e dizer "mete no Costa". Meter e deitar têm sentido de movimentos opostos. Por exemplo: mete isso para dentro e fecha a braguilha, ou então, abre a braguilha e deita isso para fora.

É um fartote de rir ouvir as pessoas a assassinar a Língua de Camões!

A minha avozinha que Deus tem costumava dizer - e com muita razão - quem desconfia não é sério! Vem isto a propósito do «voto electrónico» que os nossos políticos não aceitam. Seria a maneira mais prática, mais barata, cómoda e eficiente de realizar as eleições, mas qualquer habilidoso na área da Informática poderia viciar os resultados (dizem eles). Esquecem-se que confiamos nos computadores para gerir o nosso dinheiro - seja ele muito ou pouco, quero lembrar que para uns 500€ é uma fortuna, enquanto que para outros não vale um traque - e não ouço ninguém queixar-se de que a coisa corre mal. Se não te roubam o dinheiro iam borrar as mãos com o teu voto?

Os computadores fazem tudo aquilo para que são programados e qualquer programador de meia tijela seria capaz de elaborar um programa que nos desse garantias. Mas, há sempre um mas a emperrar as coisas, falta-nos a confiança necessária para acreditar nisso. Na nossa mente não há ninguém que seja sério, confiável e, portanto, nunca teremos o voto electrónico para facilitar a vida aos pernetas, como eu, que têm dificuldade em se deslocar até ao sítio escolhido para o efeito.

Votar na caminha ou no sofá é que é bom! Vamos pensar nisso a sério para daqui a 4 anos?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Quanta mais informação ... melhor!

 Leiam a minha publicação anterior, mas analisem esta sondagem diária com atenção. Eu dou-lhe mais crédito que a todas as outras.

Os 3 da frente

Os 3 do meio

Os 3 que fecham a lista de candidatos ao Parlamento.

Os quatro dias em falta (com o sinal de --) são terça, quarta, quinta e sexta-feira, com resultados ainda não publicados.

Do que ouvi nas notícias desta manhã, o PS melhorou um bocadinho, enquanto que o PSD encolheu na mesma medida.

Continuem atentos para decidirem em que votar, de modo a inclinar a balança a vosso favor.

A dança das sondagens! Nelas só acredita quem quiser!

1) Sondagem feita durante a semana passada.

O trabalho de campo desta sondagem terminou no final da semana passada e os resultados permitem perceber uma inversão na tendência entre os dois maiores partidos: o PSD galga 6pp, recuperando o que tinha perdido no último mês, e ainda subindo para os 34,5%, enquanto o PS cai mais de 4pp, para os 33,8%.
Em terceiro, o Chega desce 1pp para 8%, mas consolida a terceira posição, porque o Bloco desce para 6,6%.
Enquanto a CDU permanece praticamente igual, com 4,5%, o PAN recupera mais de 1pp e regista agora 3,2% de intenções de voto.
A Iniciativa Liberal surge afetada pela subida do PSD, baixando para 2,8%, o CDS tem 1,6% e o Livre regista 1,4% e valores que rondam os 4% na Área Metropolitana do Porto e 0,7% na Área Metropolitana de Lisboa.
Com estes resultados, o conjunto do PS, com a esquerda e o PAN, ainda vale mais do que a soma dos partidos do centro-direita.



2) Sondagem feita no dia 25

Se as eleições fossem esta terça-feira o PSD alcançaria 34,4% dos votos, mais seis décimas do que o PS que surge com 33,8% das intenções de votos.
De acordo com uma sondagem da Aximage para DN, JN e TSF, há uma outra mudança significativa a registar. A direita com 46,8% ultrapassa a esquerda que se fica pelos 46,3%.
O partido de André Ventura, apesar de uma pequena descida, assume o terceiro lugar com 8%. Já o Bloco de Esquerda, que também regista uma descida, fica com o quarto lugar com 6,6% dos votos.
A CDU permanece praticamente igual, com 4,5%, o PAN recupera e regista agora 3,2% de intenções de voto.
A Iniciativa Liberal baixa para 2,8%, o CDS tem 1,6% e o Livre regista 1,4%.

Os líderes dos 5 primeiros partidos - os outros pouco ou nada contam para esta equação - têm menos de 40 horas para convencerem os portugueses de qual a opção que lhes é mais vantajosa. A grande luta e mais importante é decidir quem será o PM, mas saber quem serão os apoios de cada um deles, Costa e Rios, não é menos importante, pois o PR só entregará o governo a quem lhe provar que tem apoio parlamentar suficiente para governar.
Esperemos pelas últimas sondagens que serão publicadas amanhã para vermos no que isto dá. Quem consegue enganar quem!


terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Tenho que mudar o discurso!

 

Não posso dizer que o Benfica tenha jogado mal, mas não jogou o suficiente para derrotar o Boavista, aliás, viu-se à nora, a espaços, para não sair derrotado de Leiria.
Se não fosse a qualidade individual dos jogadores benfiquistas a coisa podia ter acabado mal. Os rapazes do Petit queriam muito ganhar e fizeram por isso, ao invés dos nossos que davam a vitória por garantida desde o apito inicial do jogo e não arranjaram maneira de traduzir isso em golos. Basta saber que o Boavista fez o dobro dos remates à baliza para perceber quem se esforçou mais por ganhar.
Esse parece ser o mal do Benfica, os jogadores acham que o simples estatuto de pertencerem ao maior clube português lhes garante a vitória. E depois não correm, trocam a bola entre eles, como se estivessem num treino, vêm para trás para evitar ter que correr muito para chegar à baliza adversária. E isso qualquer ceguinho vê, falta velocidade à equipa e não é o Nelson Veríssimo que vai conseguir mudar isso.
Só dispensando muitos destes jogadores e contratar outros que tenham garra e precisem de mostrar o que valem. Alguém disse que no Benfica só há monos - coisas velhas que já passaram de moda - e sou obrigado a concordar com essa afirmação. Pagar salários de 4 milhões anuais a jogadores como o Taraabt e outros que tais é meio caminho andado para fazer que eles não corram. Quando um atleta chega ao cimo da ladeira, ao topo da carreira, já não tem qualquer incentivo que o faça correr atrás da bola, tudo o que quer é o dinheirinho no banco, no fim do mês.
Vai ser preciso começar de novo pagando salários baixinhos e motivá-los para lutarem por mais. E logo que cheguem lá acima é deixá-los ir e trazer outros que façam o mesmo caminho. Só assim será possível ter uma equipa veloz pela sua juventude, força nas canetas e vontade de singrar na vida.
O Benfica, hoje, não ficou fora da prova por verdadeiro milagre, não fora o Boavista ter falhado os 3 primeiros penalties e seria uma vez a Taça da Liga!
Prevejo que vai ser uma longa caminhada até encontrarem o caminho certo! O remédio que tenho é insistir e nunca desistir. Carrega Benfica!

Bater no ceguinho!

 

Acredite quem quiser!
Não concordo com as percentagens de nenhum dos partidos!
Quem fez isto tem a intenção clara de influenciar alguém.
Muita gente vai ficar surpreendida com o resultado das eleições,
no próximo domingo, à noite! 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Uma tragédia!

 

Não tinha intenção de escrever fosse o que fosse, hoje, mas de repente veio-me a vontade de falar sobre uma coisa que já não é a primeira vez a que assisto.

Morre alguém da família. Não muito chegada que aí a coisa fia mais fino e as vivências são distintas.

E as pessoas falam. E ouvem-se coisas do mais inesperado que se possa imaginar. E o caso de um suicídio, ainda fresco na memória vem à baila. E ouvem-se opiniões do que terá conduzido ao acto tresloucado do primo daquele que hoje foi a enterrar.

Ninguém imaginaria os segredos (cabeludos) que se escondem na intimidade das pessoas. E é preciso morrer-se para que venham à baila!

Agora, acabou. R.I.P. !!!

sábado, 22 de janeiro de 2022

Melhorou!

 

Clica na imagem que vês melhor!

Se o Porto, amanhã, também levasse no pelo, como aconteceu ao Sporting, ficaria muito melhor a classificação dos três primeiros, com 3 pontos de diferença entre cada degrau do pódio. Para minha infelicidade o Benfica está no terceiro degrau e não sei se alguma vez sairá de lá. A menos que os adversários se encarreguem de tratar do assunto.

Vamos indo e vendo, nem sempre sol nem sempre chuva!

Quem tem medo do juiz Carlos Alexandre?

 "Este juiz não foi escolhido por sorteio eletrónico nem com a presença de um juiz. Não tive direito a nada disso. Foi escolhido de forma fraudulenta, por uma das partes. Foi feito de forma manual, arbitrária. Não é normal que um juiz não cumpra a lei. Durante um ano e meio era a funcionária que escolhia o juiz. Isso é viciação. A distribuição foi falseada"


Dá-me uma certa vontade de rir a luta que o Zé Pinóquio desenvolve para correr com o Carlos Alexandre dos seus processos. Ele só quer o Ivo Rosa, porque este o iliba de quase todos os crimes que o poderiam levar à cadeia. Do mesmo modo que ele argumenta que está a ser prejudicado por um dos dois juízes do Ticão, poderíamos nós desconfiar que ele está a ser fortemente beneficiado pelo outro.
Para a JUSTIÇA (pobrezinha que tão espezinhada tem sido) qual dos dois casos será mais grave? Correr o risco de aplicar-lhe um castigo maior do que ele merece, ou deixá-lo escapar sem castigo nenhum? Na minha pobre opinião nenhum castigo será suficiente para punir um político que abusou da sua posição para lesar o Estado e, principalmente, as pessoas que votaram nele para defender os superiores interesses da nação portuguesa.
Os indícios são mais que muitos e como eu não sou parvo, ele é culpado sim senhor e terá que provar o contrário se quiser que acreditem nele. Ele viveu como um nababo, um verdadeiro rei do petróleo, durante muitos meses, sem que se lhe conheça a fonte dos rendimentos. Se quer que acreditemos nele, ele que revele essas fontes donde jorravam euros sem parar para pagar os luxos de que se rodeava.
Não quero saber dos motivos que movem o Carlos Alexandre contra ele, ou o que leva o Ivo Rosa a tudo fazer para safá-lo dos tribunais, só quero que ele, o Pinóquio aldrabão, pague com língua de palmo pelo que nos andou a fazer durante mais de seis anos!
A severidade da Justiça, assim como as penas aplicadas, deviam multiplicar-se por 10 sempre que o criminoso é um político no desempenho de um cargo público.
Xilindró com ele!
Viva o juiz Carlos Alexandre!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Mais um mau jogo!

 

Os 3 pontos são importantes, mas jogar assim tão mal e frente a um dos últimos classificados da nossa Liga ... até me dá vómitos!
E depois dizem que querem vender o Darwin por muitos milhões! O rapazinho não fez uma jogada que se visse! E com os sucessivos foras de jogo inutilizou muitas jogadas dos seus colegas que tanto se esforçaram por lhe passar a bola!
Perguntem-me quem jogou mais mal, se foram os defesas, os avançados ou os centro-campistas. Não consigo responder doutro modo, ficaram todos empatados de tão mal que jogaram. Eles para a frente não vão, preferem vir para trás circular a bola com os centrais, mas hoje nem isso conseguiram fazer decentemente. Coitado do veríssimo, não vejo como vai dar a volta ao assunto.
Três velhotes e mais três pretos da Guiné a jogar no Arouca puseram o Benfica em sentido. E não ganharam o jogo por mero acaso, pois tiveram oportunidades mais flagrantes e até um penalty falharam. Eu gostaria de dizer outras coisas e tecer elogios ao meu clube, mas não dá. Alguém disse que o Benfica só lá tem monos e eu estou quase a concordar. E ainda por cima pagos a peso de ouro! Ao saber que o Taraabt ganha 4 milhões por época começo a perceber que muito daquilo que por aí se diz é a mais pura verdade. Quanto mais dinheiro circulava mais fácil era desviar algum para os amigos do lado. E o futebol, onde fica? Quem se importa com isso?
Na presença de tão fracos jogadores e do mau futebol que praticam, tendo sido pagos a preço de ouro, começa a perceber-se qual foi o negócio do Vieira, durante os últimos 20 anos. Encher o bolso, o dele e o dos amigos e mais nada! Os sócios e adeptos do Glorioso são apenas figurantes de um filme de que ele é o realizador. Só me admira como demorou tanto tempo a descobrir-lhe a careca!
Estás entregue aos bichos, Benfica!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Embirrei com este!

O dirigente do PEV José Luís Ferreira defendeu este domingo que "os verdadeiros ecologistas têm de ser de esquerda", criticando aqueles que "dizem não ser de direita nem de esquerda", e rejeitou "fundamentalismos" e "fúrias proibicionistas".



Gostaria que ele me explicasse isso em detalhe. Porquê? Qual é o defeito dos da direita que não podem ser dos Verdes? Não há ninguém mais verde que eu e de esquerda é que eu não sou!
Antes dele a Heloísa Apolónia já era comunista ferrenha, deve vir daí a ligação ao PCP e a recusa em apresentar-se a eleições em separado. Deve ser o medo de ver o Partido de Cunhal desaparecer do mapa, o que não demorará muito a acontecer. Só o pessoal do distrito de Setúbal e do concelho de Loures vai resistindo, mas não há mal que sempre dure!

Bem observado pelo Filipe,
verde por fora e
vermelha por dentro!!!!!!!!

A Europa é das mulheres!

 


Com a loira Úrsula von der Leyen no comando
da Comissão Europeia


E a, também loira, Roberta Metsola
ao leme do Parlamento Europeu

Será que elas conseguem fazer melhor que os homens que as antecederam?

Esperemos que sim, pois para ficar na mesma, ou andar para trás não precisamos de ninguém em especial. A cor do cabelo não tem nada a ver com as suas capacidades, as loiras burras só aparecem nas anedotas que nos fazem rir, ou chorar de tanto rir.

A coisa aqui é séria!

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Os capitães de equipa!

 

Ontem, adormeci a ouvir a Catarina criticar o Costa por ele não querer assinar um compromisso para governarem em conjunto. Ao contrário do Jerónimo que não aceitava compromisso nenhum escrito que, mais tarde, lhe pudessem atirar à cara. As intervenções eram tão fraquinhas que acabaram por me dar sono e perdi o resto do debate. E, se calhar, não perdi grande coisa!

Os 9 atletas que subiram ao palco do Capitólio são os capitães de equipa, em que 3 delas contam apenas com eles próprios e mais ninguém. E é isso que eles tentam, a todo o custo, mudar no próximo dia 30. E, talvez com a excepção do LIVRE, acho que o vão conseguir. O CHEGA vai subir muito - o André Ventura ambiciona pelo menos 10 lugares na próxima composição do Parlamento -  e a INICIATIVA LIBERAL, embora não tanto, mas acredito que também não deixará o Cotrim de Figueiredo sozinho na luta. Quanto ao Livre é mais complicado, o Rui Tavares é uma espécie de comuno-bloquista que prefere remar sozinho no seu bote e não lhe auguro grande sucesso.

O Costa com 106 atletas na sua equipa e o Rio com 77 bem gostariam de nivelar melhor os seus plantéis. A diferença é muito grande para aguentar uma luta de 4 anos. O ideal seria o PS ficar abaixo dos 100 e os votos perdidos serem distribuídos pelos partidos pequenos. Não sei se o meu desejo será satisfeito, mas não custa nada sonhar com isso. Aliás, eu acredito que os maiores contribuidores para a subida dos pequenos serão o BE e a CDU que vão perder, pelo menos, metade dos lugares que detêm na composição actual do Parlamento.

Do PAN e CDS nem falo, pois são dois abortos que melhor fariam se se juntassem ao PEV para formar um partido a sério. Nunca percebi a aliança desse partido com os comunistas! Que raio tem a ECOLOGIA a ver com comunismo? Os 3 juntos, cada um defendendo a sua ideologia, pois não são antagónicas, poderiam aspirar a um grupo parlamentar na casa dos 20 representantes. E eu seria um dos seus admiradores, pois sou cristão, gosto de animais e a defesa do planeta está na primeira linha das minhas preocupações.

Companheiros de luta, não se acomodem no sofá, apresentem-se nas urnas e escolham o melhor para o nosso país. Rua com os ladrões e vigaristas!


segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Ena, tantos!

 

São mais que as mães!
Tanta gente a tentar enganar o ceguinho e viver à sombra da bananeira! O que vale é que o povo nem ouve a sua voz, para o bem e para o mal conhecem o Costa, o Rio e pouco mais. O André Ventura começou como comentador afecto ao Benfica num dos canais de notícias e faz um barulho do caraças. Desse modo já arranjou alguns adeptos, sejam eles de esquerda ou direita, descontentes com as políticas seguidas pelo PS nos últimos anos.
Eu que me considero bem informado, não conheço os símbolos nem os nomes. Isto é como uma trovoada de verão, dá uns relâmpagos, ouvem-se uns trovões, por vezes caem uns pingos, mas depressa volta o sol a brilhar.
Façam como eu, escolham um e esqueçam os outros!

domingo, 16 de janeiro de 2022

Do sonho à realidade!

 

O André Ventura deve ter dormido bem esta noite. Finalmente a sondagem deu-lhe o lugar que tanto ansiava, logo a seguir ao PS de Costa e ao PSD de Rio. Têm dito cobras e lagartos da sua actuação, mas parece que o povo começa a alinhar com ele na ideia de tirar o Costa do governo. E eu, embora não concorde com muitas das coisas que ele diz, estou pronto a ajudá-lo a concretizar esse objectivo.
No momento que Portugal atravessa precisamos não apenas de um choque fiscal, mas também um choque social e económico para nos fazer entrar no caminho que procuramos desde a revolução de Abril sem o conseguir.
Talvez tenhamos que pagar um preço por isso, mas, como diz o sábio Zé Povinho, não há almoços grátis, quem quer comer tem de pagar. Há muita gente que quer tudo e mais alguma coisa, mas não está pronto para contribuir com nada, seja do foro moral ou material.
Os partidos esquerdistas, todos juntos, estão a rasar os 50%, enquanto que os direitistas estão um pouco mais tremidos, seria preciso que o PAN, IL e CDS fizessem um melhor resultado do que se apresenta nesta sondagem para se aproximar dos tais 50% necessários para derrotar a esquerda. Se cada um deles chegasse aos 5%, com os 9% do Chega e os 28% do Rio, a música seria outra e o Costa seguiria o Ferro Rodrigues libertando os portugueses dessa nefasta influência socialista que nos tem empurrado para a cauda da Europa.
Vamos lá, cambada, acreditem que um Ferrari da direita é melhor que uma geringonça de esquerda!
As eleições estão aí à porta!

sábado, 15 de janeiro de 2022

A triste verdade!


 

Acho que o Jorge Jesus se deve estar a rir até agora!

Desde os primeiros minutos que percebi que o Benfica não ganharia o jogo. Vá lá que acabou por empatar, mas nem isso merecia.

O Veríssimo copiou uma coisa que o Jesus era mestre a fazer, escolher mal a equipa que entra em campo. A brutal diferença que faz esta equipa quando comparada com a do FCP! O ataque é uma nódoa e o meio campo um desastre. Há jogadores que combinam bem uns com os outros e há aqueles que não combinam com ninguém.

Durante todo o jogo, faltou velocidade, faltou acutilância, faltaram passes de rotura oara os avançados, faltou tudo e mais alguma coisa daquilo que é bom futebol. O meio campo circulava a bola como se estivesse no recreio da escola e os avançados nunca tiveram uma oportunidade clara de golo. Aquele remate à trave, do Rafa, foi a única coisa de jeito que vi e acabou por não resultar em nada.

Se estavam à espera que fosse o Paulo Bernardo a fazer a diferença bem se enganaram, ele e o resto da equipa não jogaram a ponta de um corno. Nem o Darwin, nem o Esferovite (nunca mais vendem esse gajo?), nem o Grimaldo, nem o Rafa, até o pobre do João Mário, ninguém deu uma para a caixa.

Mais vale entregar o troféu já ao Porto, ou então deixar que eles se entendam com o Sporting para ver quem fica com ele. O Benfica que se entretenha a preparar a próxima época para não vir depois com desculpas que a culpa é de fulano, sicrano ou Beltrano. Nem o Vieira, nem o Jesus estão presentes, a partir de Agosto têm que arranjar outro a quem deitar as culpas! 

Vou morrer sem ver o meu Benfica a funcionar como deve ser. Que maldição!

Não sei para onde me virar!

 


Dizem que o futebol está dominado pela máfia portista. Na política grassa a corrupção socialista. Nada me resta que possa alegrar os meus dias e aumentar a minha vontade de viver. O meu amigo e camarada de luta, Eduardo, diz que mesmo má a vida é melhor que a morte e com esta não quer conversa de qualquer tipo. Segue viagem, oh malvada, que prefiro ficar aqui mesmo que infeliz, contigo é que não vou.

Eu e, talvez ele também, procuro qualquer coisa que alegre os meus dias e me deixe dormir sossegado à noite. Já lá vai o tempo em que acreditava que o Benfica e as suas vitórias me trariam a felicidade necessária. Enquanto o Porto ganhava campeonatos, um atrás do outro, eu vivia na esperança de assistir a uma reviravolta que pusesse termo a esse estado de coisas e devolvesse a glória perdida ao meu clube do coração. Quando chegou Jesus, qual salvador do mundo, pensei ser chegado o momento. Bem me enganei, deu-me mais desgostos que alegrias.

Quando somos jovens e temos o sangue nas guelras todos os desgostos duram pouco e a felicidade pode estar ao dobrar da próxima esquina. Mas na minha idade, a aproximar-me dos 80 a passos largos é completamente diferente, a cada queda se torna mais difícil levantar. Os joelhos não dobram e os músculos negam-se a ajudar. E não podemos esquecer que o coração é um músculo como qualquer outro, talvez o mais importante de todos, e também se vai desgastando ao longo da vida.

Os sonhos são uma espécie de carburante que nos move na juventude, mas eu já não tenho sonhos. Não morrer hoje e não apanhar a Covid-19 é tudo o que me posso permitir. Que o Benfica ganhe, logo ao fim da tarde é mais um desejo que um sonho. E se esse desejo se não realizar é só mais um para juntar ao rol que já vai longo.

Tão longo como a lista das promessas por cumprir do Costa. Pensem nisso, só têm mais 15 dias para alinhar ideias e saber em quem votar!.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Sondagens e mais sondagens!

 

Na capa do Correio da Manhã, de hoje, trazia esta sondagem. Como não tive acesso ao interior do jornal não entendo o significado dos números.

Se o PS tinha, ontem, 39% não percebo onde foram buscar os 29% que aqui aparecem. Se foi para amenizar a diferença entre os dois mais votados (que é de +/- 10%) é tempo perdido, pois todos sabemos como as coisas estão.

Só no dia 30 saberemos a verdade e o remédio é esperar até lá. Resta-nos esperar que as pessoas não fiquem a fazer sorna em casa e vão cumprir o dever de votar, pois se a abstenção se aproximar dos 40% ou até ultrapassar esse número, pouca representatividade terá o governo saído destas eleições.

A luta pelo 3º lugar, entre a Catarina e o André, vai ser o ponto mais marcante destas eleições. Os camaradas do Jerónimo são cada vez menos, se os da Catarina se deixarem apanhar pelo Chega do André, lá se vai a fama do Marx, do Lenine, do Trotsky e outros que tais.

E se as sondagens são "manobradas" para influenciar o voto dos menos conhecedores da «política à portuguesa», muito mal estaremos então!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Os grandes comunas!

 


O Jerónimo de Sousa vai ser operado amanhã e toda a gente espera que corra bem e ele volte a tempo de fazer ainda alguns dias de campanha, antes das eleições. E se não correr bem?

Hoje, deu-me para pensar nisto. E se o homem morre - todos haveremos de morrer um dia - e tem que ser substituido? Quem será o próximo dono da cassete?

O Álvaro Cunhal dominou durante uma vintena de anos, a seguir ao 25 de Abril, e instaurou o sistema da cassete, em que as mesmas frases eram repetidas até à exaustão. Seguiu-se o Carlos Carvalhas, durante uma porrada de anos e, a seguir a ele, o Jerónimo de Sousa que dura até hoje. Há uma regra no partido que proíbe a ocupação cargos de liderança depois dos 70 anos de idade. Mas o Jerónimo, por razões que desconheço, passou por cima disso e mantém-se no cargo. Será preciso sofrer um AVC para passar o testemunho a outro?

E quem seria esse outro? Talvez o senhor que aparece na imagem acima, pelo menos é o que parece mais bem preparado para a função, trilhando o mesmo caminho dos velhos comunas à moda de Moscovo que já nem em Moscovo existem mais. Os comunistas mais modernos, com ideias mais frescas são os do Bloco, fundado pelo Francisco Louçã, mas isso não fez com que o velho e carrancista PCP desaparecesse do mapa.

Venha quem vier, a mim não me diz grande coisa, pois com o Comunismo não quero nada, ou melhor, quero distância!

Olha os aviões!

Há 33 anos no mercado, a Sevenair representa um grupo de empresas da área aeronáutica, com capital privado português e com diferentes componentes (formação, manutenção, handling e companhia aérea), sendo detentora das bases de Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais, Portimão e Madeira.



Vai haver inauguração de instalações, em Ponte do Sor, depois de amanhã. A Câmara Municipal tem grandes planos para desenvolver o negócio da aviação e a Sevenair parece ser um parceiro fiável. É estranho esta ser a primeira notícia que encontro sobre esta companhia aérea que nem sonhava que existia. E com a fome que há de desenvolver o interior de Portugal este deveria ser um assunto de interesse para os jornalistas.
Espero que o projecto de montar ali uma grande oficina internacional para aviões, além de uma escola para formar técnicos nessa área, dê certo, pois é desse tipo de negócio que precisamos, reparar, já que para construir somos pequenos demais. Mas uma coisa arrasta a outra e quem sabe, no futuro, isso possa vir a acontecer.
Beja, no Baixo Alentejo, e Ponte do Sor, no Alto Alentejo, parecem ser os locais ideais para os negócios da aeronáutica. Já lá têm as bases e o resto pode aparecer aos poucos, haja quem se interesse e puxe pelo negócio. Talvez uns milhõezitos da famosa bazuka europeia pudessem ajudar. Se o presidente da Câmara fosse engenheiro já teria pensado em apresentar um projecto e a respectiva candidatura.
Vamos lá, cambada! Toca a desenvolver o país! Portugal não é apenas Lisboa!

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Cataratas!

 


Em África são as Victória, na América do Norte as Niagara, mas a mim o que me preocupa são as minhas, mais as do olho direito que as do esquerdo, mas ambas são um problema. Cada vez tenho mais dificuldade em focar a visão e para ler um livro só se tiver letras garrafais.

Tenho andado a fugir à cirurgia, mas não posso adiar muito mais. A minha expectativa é que os olhos durassem mais que a vida, ou seja, que a morte aparecesse e me livrasse dessa cirurgia. Mas nisso não temos voto e, por conseguinte, sou capaz de ter que programar a dita intervenção.

Dizem que é fácil, que não custa nada, que demora mais a prepará-la que a fazê-la, mas eu penso como o brasileiro, pimenta no cu dos outros para mim é refresco!

Digo isto para não ficarem surpreendidos com a minha falta de publicações, tenho que poupar os olhos ao máximo e reduzir o tempo que passo em frente do computador. Ainda vou mantendo a conta no Facebook, porque é um elo de ligação com a família e os amigos, sem isso tornar-me-ia num verdadeiro eremita!

Dizem que vai ser reactivada a Linha do Douro, entre o Pocinho e Barca de Alva. Como andam as obras neste país, ainda morro sem ver a obra iniciada, quanto mais acabada. Mas gostava que isso acontecesse o mais breve possível, pois gosto daquela zona do país e não me importaria nada de ir dar uma volta nesse comboio. É um objectivo que fica como desejo de Ano Novo!

domingo, 9 de janeiro de 2022

Espero que a BTV ...!

 


... deixe de transmitir os jogos do Benfica, em casa, pois me dificulta a vida (e não apenas a mim). Foi uma decisão do LFVieira com que a maioria dos sócios não concordou, mas como o reinado dele foi uma autêntica ditadura, assim teve que ser. O Porto e Sporting têm canais iguais ao do Benfica e funcionam de modo diferente. Porquê? Para sacar 10€ extra aos sócios do Benfica, uma autêntica pulhice vieirista que espero venha a ser revogada pelo Rui Costa, logo que isso seja possível na renegociação dos direitos televisivos.

Cada vez que o jogo passa na BTV ou não o vejo ou tenho que recorrer a meios estranhos. Uma solução é ir para o Café do bairro, mas nesta época de isolamento (voluntário) isso não me apetece fazer. Outra solução é recorrer ao streamming na internet que dá para ver umas coisas, mas não é a mesma coisa. Tudo isto para dizer que não vi o jogo e assim é difícil escrever a minha crónica habitual. Já vi umas cenas na TV, já ouvi alguns comentadores e sei que o Benfica ganhou por 2 a 0.

Já é alguma coisa, mas é pouco. Gosto de expressar a minha opinião sobre o desempenho dos jogadores, mas por análise minha e não pela boca de outrem. Com uma expulsão no Paços, ainda na primeira parte, o Benfica devia ter dominado o jogo por completo, mas parece que não foi bem assim, os pacensses ainda meteram alguns sustos à nossa defesa e podiam ter feito o 1 a 1. o que tornaria o jogo mais difícil.

Com o Darwin na equipa - não sei quando entrou - a produção ofensiva aumentou, mas daí não resultou nenhum golo. E ele bem precisava para não deixar fugir o Luis Diaz que marcou, ontem, mais um golo e já soma 10. O Seferovic voltou a jogar e não marcar, espero que voltem a equacionar a sua saída, antes do fim do mês, para ver se o problema se resolve, há outros jogadores para a posição que precisam de rodar para provarem o que valem.

Com a derrota do Sporting e a vitória do FCP, a classificação ficou mais "arranjadinha", só não gosto de ver o Benfica em 3º lugar e a 7 pontos do 1º classificado. Vai ser preciso um milagre para recuperar esse atraso, pois o Benfica não está a jogar o suficiente para me fazer acreditar nisso. O Mercado de Inverno está aberto, há 10 dias, mas não vi ainda qualquer saída ou entrada ser discutida. Será que o Rui Costa está a dormir, ou é tão discreto que ninguém dá por ele? Faltam 20 dias e muitas decisões, o tempo não para.

Corre, apressa-te Benfica !!!

Asneiras e coisas piores!

 

A CMTV é um autêntico ninho de abéculas. Farto-me de rir com os repórteres de rua que não dão uma para a caixa, mais parecem trolhas que jornalistas.

E que me dizem do texto aqui ao lado? Uma ravina é uma depressão do terreno, ou seja, um buraco. Como será que aconteceu essa derrocada? Já viram um buraco no chão a cair para algum lado? Para onde?

Deus que me livre e ajude!

Hoje, a grande notícia é a roubalheira que ontem aconteceu no Estoril. Não há dúvida que os morcões do FCP se esforçam ao máximo para ganhar todos os jogos, mas quando isso não chega aparece alguém para dar uma ajudinha. O árbitro do jogo usou dois pesos e duas medidas na análise dos lances duvidosos, beneficiando claramente o Porto.

Não vou gastar o meu Latim a explicar isso em pormenor, basta ouvir o que dizem os comentadores e ver as reptições na TV. Há até quem afirme que as casas de apostas desportivas receberam uma avalanche de apostas ao intervalo, quando o FCP perdia por 2 a 0, acreditando na reviravolta do resultado. Estranho, não acham?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Aves de rapina!

 

O açor
Não é uma águia, mas é parecida esta ave de rapina que deu o nome ao Arquipélago dos Açores. Por solidariedade com a sua prima Águia Real que mora na Catedral da Luz, hoje, rapinou três pontos aos leões de Alvalade que poderão ser de grande importância na contagem final dos pontos, lá para Maio.
Veremos o que, amanhã, conseguirá o Porto fazer, em casa do Estoril, só depois desse jogo saberemos se a derrota dos leões aproveitará ou não ao Benfica. Com as últimas infecções detectadas na Luz, Odysseas e Vertonghen, vai ser uma equipa toda esfarrapada a que se apresentará frente ao Paços de Ferreira, no domingo, sendo por isso adivinhar qual o resultado final.
De qualquer maneira os três pontos perdidos pelo SCP abrem uma possibilidade de termos os 3 da frente desempatados, o que é sempre preferível. Com a omicron a atacar por todos os lados é impossível fazer previsões e todos estranham como é que o FCP escapa a esta razia, quando Sporting e Benfica vêem os casos suceder-se uns atrás dos outros. Pergunto-me se a bruxa do Pintinho tem alguma influência nestes casos. Cada vez que o Benfica vai ao Dragão vêm de lá todos doentes, enquanto os donos da casa escapam incólumes. Isso dá que pensar, não dá?
Estou mortinho por chegar a domingo à noite para conferir a classificação geral!

Memórias!

 

Estou quase a fazer oito anos de idade. Finalmente, a D. Alexandrina aceitou que eu me matriculasse na Primeira Classe e já completei um trimestre, de 7 de Outubro até ao Natal. Não aprendi nada de novo, pois foi a D. Josefina, professora da freguesia aqui ao lado que me deixou frequentar a sua escola, durante um ano inteiro, que me ensinou a desenhar as letras e os números, tal como hoje os conheço.
Hoje, dia 7 de Janeiro, começa o segundo trimestre e é tempo de regressar à escola e tentar aprender mais alguma coisa. Assistir às aulas com colegas que não sabem nada, quando eu já sei aquilo tudo, de cor e salteado, não tem piada nenhuma, mas o remédio é aguentar.
Valem-me os recreios de meia hora em que não há nada para aprender e brincadeiras juntam os colegas de todas as classes. Parece que vai começar a época do pião e nesse jogo eu sou um mestre, ninguém me leva a palma. E no bolso, levo sempre o "pião das nicas" para quando tiver que ir ao castigo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

A minha "Ceia de Reis"!

 

Noite de Reis

Bolo Rei
Tal como faço todos os anos, hoje, houve uma repetição da "consoada" da noite de Natal. O bacalhau, as pencas, as batatas tudo bem regado com azeite transmontano (ou alentejano que não lhe noto diferença) e no fim uma fatia de Bolo Rei. Para empurrar isso pela goela abaixo uma garrafa de Alvarinho bem fresquinho. E mais não digo, para não ficarem com inveja!
Nunca tinha pensado nisso, mas há qualquer coisa de mal contado nesta história. Passa pela cabeça de alguém que a Virgem Maria ficaria com o seu menino na manjedoura, durante 15 dias, à espera que os Reis Magos aparecessem com os seus presentes? Nãããã, eu não vou nessa!

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Ai o Chega!

 


Chega-lhes, André!
O partido CHEGA está a ser uma grande dor de cabeça para os outros partidos, sejam da direita, do centro ou da esquerda. O problema é simples de entender, para um novo partido criar um eleitorado com mais de 5% de votos - que parece que é o que vai acontecer - tem que ir roubá-los a todos os outros partidos, mais a uns que a outros, está claro.

Talvez o único que não está nada preocupado com isso é o PCP, pois não tem mais nada para perder, conforme a população mais idosa vai partindo, o partido vai ficando deserto. Mas é com toda a certeza no PSD e no PS onde vai buscar mais votos e o Costa e o Rio sabem disso muito bem. Eles não o confessam abertamente, mas estão em pânico, nota-se nas suas expressões. Se cada um tiver que ceder 4% de votos ao CHEGA ficarão numa situação muito má e nem quero pensar que tipo de governo poderá sair daí.

Um problema bicudo para o Prof. Marcelo resolver. Se o PS acabar com apenas 35% dos votos e o PSD com 25% - e não devo andar muito longe da verdade - e subtraindo os votos que o André Ventura consiga não ficam votos suficientes para formar qualquer tipo de geringonça. Toda a esquerdalha somada ao PS, mesmo esquecendo as divergências que existem entre eles, não chegará a 50%, ou seja, não poderão formar governo. A alternativa será um governo de iniciativa presidencial, tendo como Primeiro Ministro um dos líderes. E não obrigatoriamente o mais votado.

Um verdadeiro saco de gatos que tem tudo para dar errado. Se o OE não passou com a geringonça não vejo como possa passar com um governo deste tipo. Vai ser bonito, vai!

Aguenta, Marcelo, que o problema é teu!!! 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

A posição estratégica da Turquia!

 A minha publicação de ontem foi feita à pressa, apenas para não deixar sem publicação o segundo dia do ano. Hoje, venho completá.la com a ideia que tina em mente, ou seja, mostrar a importância da Turquia como fronteira ou barreira entre a Europa e a Ásia. O estreito do Bósforo que permite a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro está em solo turco e isso é o maior trunfo nas mãos de quem governa a Turquia.


A NATO e o seu tratado cobria apenas o Atlântico Norte, mas os Estados Unidos têm tentado esticá-lo a outras latitudes, como é o caso do Mar Negro e isso deixa o Putin fora de si. E com a Ucrânia a jogar no contra isso torna-se num problema de todo o tamanho, capaz de justificar a guerra entre os dois países.


O trânsito marítimo que passa pelo Bósforo é imenso e falou-se, em tempos, em instaurar um sistema de portagens a pagar por todos que usem o canal para pagar os custos do impacto ambiental causado. Não sei se alguma vez foi implementado ou não, mas concordo que seria plenamente justificado.


A Ponte Europa que liga a Ásia à Europa é um segundo ponto de grande interesse, pois sendo a Turquia a dona das amarrações, tanto a Oriente como a Ocidente, pode controlar facilmente quem passa de um continente para o outro. E com a diferença de cultura, religião e interesses políticos, a ponte é, verdadeiramente estratégica.


Para além desses pontos de interesse, a Turquia. ou melhor dizendo, Istambul tem um património histórico e monumental de se lhe tirar o chapéu. Mesquitas e Palácios que retratam a importância do Império Otomano que dominou a Europa Oriental, durante alguns séculos, seguindo os passos do Império Grego e do Romano.


E, por último, Istambul e toda a zona envolvente é um ponto turístico dos mais belos da Europa. E com a ponte que permite um saltinho à Ásia é uma espécie de dois em um, pode jantar na Ásia e ir dormir à Europa sem qualquer problema. E mesmo não tendo visitado nenhum dos muitos países do enorme continente, pode vangloriar-se de já ter estado na Ásia. Vão até lá, eu já fui!

domingo, 2 de janeiro de 2022

É mais o que os une ...!

 

É

... do que aquilo que os separa!

O Mar Negro é o que mais lhes interessa. Nos velhos tempos, era o pátio de recreio da URSS, mas agora com a Ucrânia a dominar toda a margem norte fica a Rússia confinada ao pequeno Mar de Azov. Por conseguinte é importante para o Sr. Vladimir Putin ter a Turquia do seu lado para poder passear a frota à vontade. É que lá para os lados de Murmansk faz muito frio e o gelo dificulta a vida aos marinheiros!

Eles pensam em altos voos, enquanto por cá o nosso Primeiro tenta consertar a geringonça que se avariou, no passado ano de 2021. Ele precisa dela mais do nunca para seguir viagem!

sábado, 1 de janeiro de 2022

O ano é um passeio com 365 paragens para admirar a paisagem!

 

Com uma temperatura muito acima do habitual, o sol brilha e ao longe ouve-se o rugir do mar. No céu algumas nuvens negras, lembrando-nos que afinal estamos no meio do inverno e a qualquer momento podemos ser brindados com uma carga de água.
Venha ela, muita e sem fazer mal a ninguém, pois toda ela nos faz falta. O primeiro dia do ano é um bom dia para parar e pensar no problema que é a água, a falta ou o excesso dela, como aconteceu, ontem, nos Açores. Se cai em abundância cria um problema a muita gente, mas se não cai nenhuma cria um problema muito maior a muita mais gente. Pensem nisso, a água como primeira prioridade.
Claro que não se pode gozar esse passeio sem sair do sofá, torna-se necessário dar à perna. As pessoas da minha idade sofrem de preguicite aguda e são pouco amigas do passeio, mas cuidado, um dia não terão mais hipótese de o fazer, pois aparecerá alguém com uma placa na mão, onde está escrita a palavra FIM.
Por conseguinte, aproveita hoje e nos 364 dias que se seguirão!