Quando era ainda criança, admirava os cataventos que povo gostava de colocar nos telhados e chaminés das suas casas, Hoje, já não há esse costume, nos prédios grandes não serve para nada e nas moradias unifamiliares talvez prejudique a estética do conjunto. Ou então, pode ser que o dito povo já não tenha o mínimo interesse na direcção que o vento toma.
Muitas e boas coisas de antigamente se perderam, uma delas a vergonha na cara. Digo isto em relação às atitudes que toma o presidente do país mais poderoso (?) do mundo, Sua Ex.cia Mr. Donald Trump. Ele funciona, exactamente, como os velhos cataventos que eu recordo da minha infância, o bico do galo apontando a barlavento e a cauda a sotavento! Se vê o Wolodomir na sua frente afirma que vai enviar os mísseis de longo alcance, mas se o dito está ausente do seu olhar ... não há mísseis para ninguém. O cromo não quer que o seu amigo Vladimir se zangue por tão pouca coisa, os ucranianos arranjarão outra forma de conter os russos.
Se já não fosse suficiente o granel causado pelo não pagamento de salários da "função pública" - impressionante ver cidadãos americanos a alinhar na "sopa dos Pobres", tal e qual como os palestinos de Gaza - um muçulmano ganhou, ontem, as eleições para a Câmara de Nova Iorque. E agora, Trump, que vais fazer para calar o povo que cada vez gosta menos de ti? Os que te deram a vitória nas eleições presidenciais devem estar bem arrependidos!
O modo como a cabeça de Trump funciona é um quebra-cabeças para as pessoas normais. Foi eleito aos berros de que iria fazer a América ser grande de novo, mas o que conseguiu foi pôr o mundo inteiro a rir-se à sua custa. Levou alguns meses a impor tarifas a todo o mundo do comércio e está quase a completar a volta para desfazer tudo o que tinha feito. As terras raras da China ou a soja americana não se compadecem com as loucuras desse gringo.
Ver o Lula (que manda no Brasil) ao lado de Trump (que desmanda nos EUA) trocando sorrisos de ocasião, como se fossem os maiores amigos, no recente encontro da ASEAN, deu-me volta ao estômago. Que será que ele quer do Brasil? Refinar o petróleo da Bacia de Santos? A Petrobrás já foi a desgraça do Lula, no passado, levando-o à prisão! Seria por isso o sorrisinho de Trump? Meter-lhe uns dólares na mão para arrumar com ele?
Isso não sei, mas sei que o Islamismo está a ganhar terreno, perigosamente, na Europa, e pelo que vi nas eleições autárquicas dos Estados Unidos está a começar também, na terra do Tio Sam!
E agora, catavento, para onde sopra o vento que ditará o teu futuro?


Sem comentários:
Enviar um comentário