terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Festa de Reis!


Casado há quase 50 anos ainda não consegui convencer a minha patroa que a Festa dos Reis, depois do Natal, é a mais importante (pelo menos) para mim. A passagem de ano é para quem gosta de ir para a rua fazer barulho, atirar móveis velhos pela janela ou partir pratos que andam a pedir para ser substituídos. Esvaziar um copo à saúde do Ano Novo eu ainda faço, mas não me peçam mais que isso. Os Reis é outra coisa, nisso sinto-me espanhol.
Eu até aceito que ela ande saturada da cozinha e aproveite todas as desculpas para fugir de lá para fora. Às vezes fico a pensar se não será por causa disso que ela se faz de desentendida. Festa de Reis, qual festa, quando é isso?
Pois é hoje o dia de véspera e aqui em casa repete-se a Ceia de Natal. Menos fartura, menos gente, menos espalhafato, mas sempre com aquele espírito de manter viva a tradição. Um lombo de bacalhau, uma rabanada, uma fatia de bolo-rei e uma garrafa de vinho (escolhida a dedo) é tudo que preciso para fazer a festa. Como vêem não sou muito exigente. E na prática o que eu precisava era de emagrecer aí uns 30 quilitos! 

5 comentários:

  1. Aqui a tradição em minha casa, é desfazer a árvore de Natal, também festejei de duas maneiras, a 1ª foi um almoço de nabiças com feijão frade e bacalhau assado, regado com uma bela pinga, a 2ª foi mais amarga, fui às finanças saber se teria havido algum engano com a nova avaliação da minha casa, não havia qualquer engano e vou pagar de IMI, só da casa onde vivo há 37 anos, 790€, esta vai doer no orçamento em 2016! Não irei emagrecer só 30kg, porque nem consigo dormir.

    ResponderEliminar
  2. Festa de Reis,
    a caminho de Belém
    são dez, não seis
    mais um que já lá tem,
    vai embora fica outro
    seja qual for a cor
    que não seja torto
    respeite com amor
    que no coração sente
    Este Mui Nobre Povo,
    Desta Nação Valente!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu não costumo fazer nada de diferente hoje. Amanhã no almoço sim.
    E depois à noite desmancho o presépio, a árvore e guardo tudo até Dezembro.
    Um abraço e ... boa festa.

    ResponderEliminar
  4. Não disse no meu comentário em forma de poema, como iria festejar o dia de Reis, porque não vou. Nunca fui habituado a isso, portanto, amanhã para mim é apenas e só um dia a mais a seguir ao dia de hoje. Para mim os dias que considero mais importantes são:- O dia de Natal, o dia 8 de Abril, o dia 12 de Agosto, o dia 20 de Dezembro, o dia 13 de Fevereiro, o dia 2 de Setembro, o dia 9 de Março e o dia um de Novembro "DIA DE TODOS OS SANTOS", data em que o Navio Pátria, aportou em Nacala - Moçambique!, Para que o festeja, desejo que o faça com muita saúde e alegria!

    ResponderEliminar
  5. Corrijo: Para quem o festeja e não para que o festeja!

    ResponderEliminar