domingo, 3 de janeiro de 2016

As voltinhas do Marão!

Depois de Amarante e para ver alguma coisa das obras tinha que abandonar o IP4 e mergulhar na velhinha EN15, fazendo os cerca de 30 kms até Vila Real naquele zigzaguear que ficou conhecido como «as voltinhas do Marão». Só o tinha feito uma vez, há muitos anos, e no sentido descendente. Desta vez foi sempre a subir até aos cerca de 1.200 metros de altitude.
Por curiosidade, devo referir que é na freguesia de Gondar que se iniciam as voltinhas, assim como é também nesta freguesia que residia e agora está enterrado o nosso camarada António Azevedo (2025/64) da Companhia de Fuzileiros Nº 8. Não poderia passar ao lado do cemitério sem parar e fazer-lhe uma curta visita. Não sou muito de rezar Avé-Marias e Padre-Nossos, mas pensar nele e naquilo que vivemos em conjunto parece-me uma boa homenagem.


E depois toca a acelerar que até Vila Real ainda é um bocado e a hora do almoço já não está muito longe.


O primeiro viaduto, por baixo do qual passei e que há vários anos só estava meio feito, está agora com o tabuleiro totalmente betonado, faltando apenas o asfalto e os acabamentos. Deixei o meu carro na imagem, de propósito, para terem uma ideia do tamanho das coisas.



Seguindo viagem, a minha ideia era fotografar a entrada do túnel, do lado de Amarante, mas o trajecto da EN 15 não mo permitiu. Da estrada onde me encontro avista-se, lá no alto, o traçado do IP4 e ao meio a novíssima A4 (troço Amarante-Vila Real) prometida para entrar ao serviço durante o mês de Março. Em breve veremos se sabem manter as promessas que fazem.


Passando o alto do Marão para o outro lado, lá consegui apanhar o boca do túnel do lado de Vila Real, o que é melhor que nada. Parece-me tudo um pouco atrasado para estar pronto daqui a dois meses, mas eles é que sabem e, segundo consta, há multas pesadas para quem falhar.


Depois foi hora de encher a pança e não falta o que comer em Vila Real. E depois disso pareceu-me um pouco cedo para empreender o regresso a casa e fui visitar o fornecedor de alheiras do António Querido, para tirar a prova real daquilo que ele nos conta a respeito da AMIL.
E por aqui me fico!

4 comentários:

  1. Arranjaste matéria com fartura,
    melhor encheste a tua barriguimha
    nas voltinhas do Marão, aventura
    a casa regressaste à noitinha!

    Pelo que vejo nas imagens
    estradas a mais não há por aí
    para serem mais seguras as viagens
    falta concluir, o que concluído não vi!

    Não conheço, gostava de conhecer,
    pode ser que um dia resolva
    dar por aí ainda antes de morrer!

    ResponderEliminar
  2. Corrijo: Passar por aí ainda antes de morrer!

    ResponderEliminar
  3. A última vez que por aí andei, estava tudo em obras.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje 4/366 DO ANO 2016, a todos desejo um BOM ANO, nao digo o dobro que me desejarem a mim,porque o dobro de nada é nada !
      Um abraço a todos os Filhos da Escola e à malta componentes de meus Destacamentos e Companhia.
      Como estarao as moças que eu conheci em : Porto Amélia,Nampula e Lourenço Marques ?
      Filipe

      Eliminar