sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Padroeiros e padroeiras !

Alunos do meu colégio
No meu tempo era só "meninos"

Hoje celebra-se, na Igreja Católica, o dia da Imaculada Conceição que por acaso é a padroeira da minha paróquia e, aliás, de toda a Póvoa. Aqui, a uns 50 metros da minha porta, nasce uma rua que vai acabar mesmo em frente à porta principal da Igreja Matriz. Há dias, vinha eu caminhando por essa rua com um amigo meu e fiz-lhe uma pergunta.
- Sabes, por acaso, o porquê de esta rua se chamar Rua da Conceição?
- Eu não, não faço a menor ideia.
- Ora pensa lá um bocadinho, conceição não te não te faz lembrar nada?
- O quê? Talvez alguma mulher que se chamava assim e que morou aqui na rua?
- Nada disso, pá. Como se chama a nossa igreja?
- Igreja Matriz, respondeu ele num instante.
- Errado, Matriz é por ser a igreja nº1 da Póvoa, a que manda nas outras, o nome verdadeiro é Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
- E que tem isso a ver com o nome da rua?
- Então, está-se mesmo a ver, a rua quase que entra pela porta da igreja adentro. No passado talvez se tenha chamado Rua da Imaculada Conceição, mas como o povo está muito preguiçoso cortou-lhe o nome pelo meio.
- Nunca tinha pensado nisso, rematou ele assim a conversa.
A Imaculada Conceição era também a padroeira do colégio onde estive internado, durante quatro anos. Fazíamos lá uma grande festa neste dia. Há uma associação dos antigos alunos desse colégio que ainda me envia, todos os anos, um convite para eu comparecer nessa festa e renovar a amizade com os antigos colegas. Mas aparecem muito poucos do meu ano, só os mais novos que eu não conheço de lado nenhum, é que vão aparecendo. É normal, são os que têm menos ferrugem nas engrenagens.

2 comentários:

  1. Internado num colégio? Hoje vão para lá os filhos de papás com grana, ou os que se portam mal na escola, queres desbobinar o mistério, ou ficamos por aqui mesmo? Vai à festa se fica perto.

    ResponderEliminar
  2. Os padroeiros e as padroeiras,
    à Póvoa de Varzim te foram visitar
    o Benfica não está em primeiro lugar
    porque, tem feito algumas saneiras.
    A um benfiquista perguntei eu
    para espairecer andava a passear
    com alguma esperança respondeu
    de que ao Estoril Praia vai ganhar!

    ResponderEliminar