quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A comunidade «Amish» !

Ao passar em revista as notícias de hoje, li qualquer coisa (que para aqui não tem qualquer importância) sobre a comunidade Amish da Pensilvânia, Estados Unidos da América. Já não é a primeira vez que aparecem nas notícias, o mesmo aconteceu, no ano passado, durante a campanha para a eleição do Trump, porque o apoiaram massivamente. Fui à wikipédia ler um pouco da sua história para não correr o risco de dizer aqui alguma asneira. Não me vou cansar a fazer grandes descrições, pois sei que os curiosos vão querer consultar a fonte como eu fiz e para os outros o que digo a seguir é suficiente.
Eles seguem uma religião muito à sua moda, reformista da protestante alemã, vivem uma vida desapegada de modernismos, carros, telemóveis e coisas do género não são nada com eles, não participam na vida cívica americana nem dependem dela. Eles produzem quase a 100% aquilo que consomem, casam-se entre eles e acham que assim é que está certo. Na agricultura que é o seu meio de subsistência principal, fazem tudo à base de tracção animal. Quanto mais pesado o trabalho, ou a alfaia, mais animais atrelam, de modo a obter a força de tracção necessária.
Depois de ler o que tinha a ler, fui ver as fotografias e trouxe uma catrefada delas para vos mostrar. Aquelas que mais atraíram a minha atenção foram as que mostram os pés descalços das crianças. Também eu fui criado assim, sapatos só conheci aos 11 anos de idade para ir à sede do concelho fazer o exame da 4ª Classe.
Ah, uma última nota, toda a gente de cabeça coberta, homens, mulheres e crianças, em cabelo só na igreja. Penso, agora, que o meu pai devia ter alguma coisa de amish, pois sempre me obrigou a andar de cabeça coberta. Dizia ele que em cabelo só andavam os ladrões. Vá lá saber-se porquê!

Grande família Amish com as crianças caminhando descalças

Putos Amish a caminho da escola

Transporte colectivo Amish

Carros típicos particulares

Máquina de segar o feno

Máquina de enfardar a palha

Casal com 4 filhas e 1 filho. A roupa define o sexo.

Seis bestas a puxar a charrua

Carro tinham, mas sapatos não.

Casal Amish na labuta diária.

5 comentários:

  1. Publiquei várias fotos no FB sobre esta malta... São agricultores, vivem a vida tal & qual como chegaram à Pensilvânia e são hoje uma atração turística... Porém e como não há bela sem senão, já começa a haver desertores...

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler o que escreveste. Gostei de ver como era a labuta no campo antigamente. Como se lavrava a terra. Como de ceifava o feno. Como se enfardava a palha e como as pessoas de deslocavam nesses veículos de tracção animal. Quanto a dizeres que só calçaste sapatos com 11 anos de idade. Também comigo aconteceu e, só deixei de usar chapéu na tola quando fui para a tropa! Sem dúvida alguma e sem exagerar. Hoje em Portugal as pessoas vivem pelos menos 100% melhor do que viviam nesse tempo!

    ResponderEliminar
  3. Ora bolas...!
    -E eu convencido,que hoje o post ,seria sobre o PERNIL DE PORCO !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pernil de porco é assunto que dá pano para mangas. Ainda sou capaz de lhe pegar.

      Eliminar
  4. bom dia
    uma coisa é certa , não é por causa desta comunidade que vem algum mal ao mundo e acho que os devemos respeitar !!
    JAFR

    ResponderEliminar