segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Chover a potes !

Chuva em tempo de trovoadas é sempre pesada e dura pouco. Chove durante cinco minutos e põe os cães a beber em pé, como é costume dizer-se. Foi assim, há 10 minutos, aqui na minha palhota. A caleira do telhado não comportava a água toda e deitava-a fora por todos os lados. Depois ribombaram dois ou três trovões e as nuvens negras afastaram-se daqui. Mas nada garante que não voltem daqui a pouco.
Lembro-me de uma canção popular que dizia - tomara que chova três dias sem parar - alguém se lembra? Ora aí está a versão brasileira que encontrei na net.

Tomara que chova,
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem parar.

A minha grande mágoa,
É lá em casa
Não ter água,
Eu preciso me lavar.

De promessa eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
Trabalho não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em casa não tem água,
Nem pra cozinhar.

Ao ver chover assim, eu só penso que seria bom que a chuva caísse lá pelas Alturas do Barroso, na Penada e Gerês, ou nas encostas do Marão para escorrer até aos rios que por ali passam e vão desaguar no Douro.


Esta é a imagem do tempo à hora de almoço, lá pelas três da tarde já terá passado tudo. Nada de água sobre o Alentejo que é onde ela mais falta faz e um pouco de neve em Bragança e Vinhais que é para curar as carnes para a Feira do Fumeiro, do primeiro fim de semana do mês de Fevereiro.
Vem o frio, vai-se o porco que a gente tem que comer alguma coisa!

2 comentários:

  1. Aqui na minha Figueira não houve trovões, mas a chuva e as rajadas de vento foi assustador, ainda não fui à minha horta não sei o que vou encontrar, mas a Ana não foi nada meiga no que toca a cheias e derrube de árvores, o meu coração esteve apertado com o meu genro no regresso vindo do Norte de Espanha e a filha com a minha neta a caminho de Lisboa, mas tudo correu bem.

    ResponderEliminar
  2. Aqui na Póvoa de Santa Iria,
    umas quantas pingas caíram
    enquanto que o vento zumbia
    depressa na terra se sumiram!

    ResponderEliminar