sábado, 30 de dezembro de 2017

A confusão dos sapos !

São pouco mais de 9 da manhã e já passaram por aqui quase 200 visitantes. Ena pá, de onde vieram tantos? O que procuravam eles? Serão todos benfiquistas e vieram ler a minha crítica ao jogo de ontem? E terão saído daqui satisfeitos? Quem sabe!
Bem, hoje tinha escolhido falar de sapos e não vou mudar de planos por causa disso. Vocês sabem o que é um sapo? Daqueles feios e nojentos que as meninas bonitas têm que beijar para quebrar o feitiço e descobrir o príncipe com que sonham? Vou mostrar-vos um.


Aqui está o verdadeiro sapo, jardineiro que me ajuda a tratar da horta. Não sei (nem me importa muito saber) se ele conseguirá sobreviver se cair dentro de água e de lá não conseguir escapar. Sei que não gosta muito do sol e do calor, de dia esconde-se e trabalha de noite. Para fugir da nossa vista ele enterra-se entre as folhas, ou até debaixo da terra, escavando um pequeno buraco, em que se assapa (palavra mesmo ao jeito) e fica camuflado. Para terminar a apresentação, o seu nome em inglês não é "frog".


Este é que é o animal que os ingleses e americanos tratam por "frog" e que em bom português se traduz por rã. É um animal anfíbio e passa mais tempo dentro de água do que fora, exactamente o oposto do sapo. Vá lá saber-se porquê, passa a vida a coaxar, de dia e de noite, ao contrário do sapo que não tuge nem muge para que não seja descoberto.
Eu sou um grande utilizador do portal «SAPO», até lá tenho conta de e.mail, dois blogs e é o meu fornecedor de notícias todos os dias. E faz-me uma grande confusão cada vez que clico no sapo e me sai uma rã, como esta que vêem aqui em cima e que veio à tona da água para respirar.
Para tirar dúvidas, chamei o meu neto Ricardo que tem 16 anos e perguntei-lhe se sabia o que é um sapo. É aquele bichinho verde que serve de logotipo ao portal sapo, respondeu-me ele. E como se diz em inglês, voltei eu a perguntar. Frog, respondeu ele de pronto.
Está tudo fodido, pensei eu, estou mesmo a ver que vou ter que armar-me em professor de botânica e ensinar-lhe qual a diferença entre os dois bichos!

5 comentários:

  1. Tens razão, os sapos que são feios como o caraças, as rãs que gostam de rasnar ao sol perto de água e a rela que é mais pequena e toda verde, o meu gato quando era vivo encarregava-se delas agora já começaram a aparecer outra vez na minha horta.
    FELIZ ANO NOVO.

    ResponderEliminar
  2. Quando eu era moço e, vivia no Alentejo. Uma moça foi para Lisboa. Passados seis meses regressão ao seu Alentejo. Viu um rebanho de cabras pastando. Perguntou o que têm aqueles bichinhos na cabeça? Magana dum cabrão. Foi criada com as cabras e já não sabia que eram os cornos!

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo amigo; já lá vai tempos que não me envolvo nos comentários do teu blog(!?); preguiça à mistura com alguma falta de disposição são talvez os mais cúmplices entre outros! Desculpa em meter a colher hoje. Como sabes são mais de 50 anos que vagueio por terras dos Corte Reais, Canadá; mas hoje, apesar do povo português no torrão nacional, me ter impressionado muito, quanto ao driblar da língua de Sua Magestade(!); admira-me o facto de não conhecerem que em inglês temos uma 'Frog' como rã e um 'Toad' como sapo.

    FELIZ e PRÓPERO ANO NOVO de 2018!

    ResponderEliminar
  4. Sapos, penso que nunca vi nenhum, a não ser em fotografias. Rãs havia muitas lã nos charcos da Seca.
    Sem engolir nenhum sapo, desejo que 2018, seja o melhor ano da sua vida.
    Abraço e Feliz Ano

    ResponderEliminar
  5. É, para quem tem que os " engolir ", provavelmente, sempre será menos arrepiante pensar que se trata de um " toad " e não dum sapo, mas se for uma " frog " ou " froggy " são praticamente da família e possivelmente aceitam-se melhor . Na realidade, as espécies em causa, têm alguma semelhança, embora diferentes no seu canto, especialmente nocturno ; porém, as rãs são normalmente mais sacrificadas, dado que para serem devoradas por quem as aprecia, não se livram de provável confecção ; enquanto que os sapos, podem ser engolidos inteirinhos, mesmo que não apetecíveis . Bom, dado que o fim do corrente ano está próximo e o 2018 está quase a chegar, faço votos para que os sapos se afastem de nós, bem como aqueles que os impõem ou tentam fazê-lo ... . Por fim, desejar a todos um ANO NOVO repleto de felicidades . Um abraço .

    ResponderEliminar