sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O 1º de Dezembro !

Para aqueles que gostam mais de História e de Política, hoje comemora-se o dia da Restauração da Independência, o dia em que acabou a Dinastia Filipina e nasceu a 4ª Dinastia iniciada por D. João IV, em 1640. Depois de 60 anos a aturar os castelhanos e a ver os nossos negócios a andar para trás, eis que retomámos as rédeas do poder e começámos a endireitar as coisas que tinham saído dos eixos.
O Professor Marcelo que se pela por essas coisas é capaz de fazer mais um belo discurso e distribuir umas quantas medalhas pelos amigalhaços que andam sempre atrás dele, os tais lambe-botas. É lá com eles, quero lá saber!
Para os apreciadores do desporto-rei o dia é de Porto-Benfica, aquele jogo que pode mudar tudo na classificação geral do nosso campeonato. A cidade do Porto vai estar em polvorosa com tantos adeptos, de um e outro lado, a gritar pelas suas cores e centenas de polícias a tomar conta deles para que não peguem à pancada. Se o Benfica ganhar vai ser uma espécie de "RESTAURAÇÃO" da posição benfiquista que desde o princípio desta época tem andado por maus caminhos. Se perder vão os dragões ganhar asas e não se sabe quem ou quando os vão parar.
O Sporting, comodamente instalado no 2º lugar, vai apreciando a festa e conta lucrar alguma coisa com o desaire de um ou do outro. Um empatezito não calhava nada mal, pois tirava gás aos dois adversários, mas uma vitória do Porto também não seria má de todo, pois mandava o Benfica para o buraco e deixaria o Porto como única preocupação, de momento. E convencido como está de que tem a melhor equipa - os comentadores desportivos não se cansam de o afirmar - pensa que é uma questão de tempo para se alçar ao primeiro lugar.
Eu que não posso aspirar a subir ao primeiro lugar só peço duas coisas. A primeira é que o Benfica jogue tudo aquilo que sabe jogar e que dê um espectáculo para ficar na história dos clássicos. A segunda coisa, um pouco mais prosaica, é que meta pelo menos um golinho e não os deixe meter nenhum. Isso é que seria uma festa!
E no mundo do futebol há ainda outra coisa importante que acontece hoje à tarde, o sorteio de clubes para o campeonato do mundo "Rússia 2018". Lá pelas 16.00 horas já deveremos conhecer os adversários com quem teremos que bater-nos para chegar à fase final. Na era do Fernando Santos temos tido alguma sorte nesse capítulo dos sorteios, só espero que ela continue a bafejar-nos, hoje.

5 comentários:

  1. O discurso do Marcelo (hoje), não deve resultar muito diferente do proferido em 5 outubro,ou seja mais do mesmo da sua excelente retórica !!!

    ResponderEliminar
  2. Vê lá se essa águia com botas de pai-natal, a dizer que é o clube maior do mundo, sai do dragão toda queimada pelo fogo do dragão! E voa para o 3ºlugar da tabela, o dragãoe joga em casa carago e tem lá o meu filho da terra Sérgio Conceição!
    BOA SORTE.

    ResponderEliminar
  3. Começaste o dia, na História de Portugal falando,
    para assinalar o aniversário da longínqua Restauração
    enquanto, ainda, o sol no céu azul continua brilhando
    terminaste em dia de futebol, com o Benfica no Dragão!

    Imagino, se o Benfica voltar carregado,
    para a Luz com três pontos na lombeira
    de certeza vais comemorar o resultado
    de contente, sorrindo a noite inteira!

    ResponderEliminar
  4. Oxalá seja um jogo sem casos e que vença o melhor.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Benfiquista,hoje 1º. de Dezembro, dia da Restauração,
    daqui te pergunto eu? Já estás preparando o petisco?
    Para comemores a vitória do Benfica com três pontos na mão
    do Dragão vai regressar a Lisboa, não te esqueças disso?

    ResponderEliminar