terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O clima !

A cimeira realiza-se esta terça-feira em Paris e foi marcada depois da saída dos Estados Unidos da América. No encontro estarão presentes mais de cinquenta líderes mundiais, incluindo António Costa.


Esta cimeira foi marcada depois da saída, decretada por Donald Trump, dos Esatados Unidos do Acordo de Paris. Verdade seja dita, o Acordo de Paris é um documento muito bonito, cheio de boas intenções, mas se ficar apenas no papel não servirá de grande coisa. Na cimeira de hoje, marcada a pedido do presidente francês, espera-se que seja dado um passo em frente e os signatários do acordo comecem a cumpri-lo, ou a dar passos significativos nesse sentido.
O nosso Primeiro Ministro, o ministro do ambiente e o António Guterres (grande-chefe da ONU) vão estar presentes e fazer ouvir os seus discursos. Espero que as palavras que pronunciarem não caiam em saco roto e se esqueçam delas mal ponham os pés dentro do avião de regresso a Portugal. A seca severa a que fomos sujeitos este ano e a do próximo ano que pode ser ainda mais severa - esperemos que não - devem ter-lhe ensinado uma boa lição, mas só os bons alunos aprendem bem as lições. Esperemos todos, nós portugueses, que o António Costa seja um bom aluno.


Entretanto, começaram a cair os primeiros flocos de neve nas Guardas e Braganças deste país. Para quem vive nas cidades é uma festa e já almejam a chegada do próximo fim de semana para ir dar uma espreitadela. Esquecem-se que a neve é um grande problema para quem tem que conviver com ela, durante todo o inverno. Temperaturas abaixo de zero e ter que pisar neve cada vez que põe o pé fora da porta, ou, alternativamente, ficar fechado em casa durante todo o dia, não é pêra doce. Eu passei um inverno na Alemanha e sei bem o que é isso e quanto as pessoas anseiam que a neve comece a derreter e se vá embora de vez. Quando o sol da Primavera começa a aquecer e os campos ficam livres da neve ... é uma alegria!

5 comentários:

  1. Mais uma ida a Paris. Degustar um bom almoço, a expensas do povo, que trabalha para sustentar todos esses malandros, que tudo prometem para muito pouco ou nada fazerem para o bem de todos. No que se refere ao clima. A ausência de chuva em Portugal, é um caso muitos serio e nada fácil de resolver. Se continuar sem chover para o ano que vem é vão ser elas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas as previsões não são nada animadoras.

      Eliminar
  2. Eu passei seis anos em França e foi onde me senti mais quente, aquecimento em casa e só demorava 15 minutos para entrar na fábrica onde tinha que tirar a roupa mais grossa para poder trabalhar, esperemos todos que os alunos saiam com êxito desta cimeira, mas que obriguem a América e outros poluidores a cumprir, porque se uns puxam para um lado e outros para outro lá se vai a geringonça pela ribanceira.

    ResponderEliminar
  3. O facto de reunirem é um sinal positivo . Depois, já não têm dúvidas de que o problema é sério de mais para continuar num faz-de-conta . Apesar da posição do desmiolado e prepotente TRUMP, cujo reinado não será longo, sabe-se que muitos industriais americanos não concordam com ele e, assim sendo, alguma esperança para que um dos maiores poluidores do planeta corresponda ao que se impõe ... . Quanto à neve, é um bom sinal, embora incomodativa para aqueles que têm de conviver com ela . A chuva via aparecer e em quantidade desejada ; portanto, pensem na Quadra Festiva e deixem o resto entregue à natureza . Um abraço .

    ResponderEliminar