sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Os arguidos do Rio Ave !


Aos comentadores desportivos custou muito a soltar os nomes dos jogadores do Rio Ave que foram constituídos arguídos. Parecem que estavam com medo de ser acusados de ter tido acesso a informação que estava em segredo de justiça. Eles lá sabem porquê. As fontes onde vão beber a informação que querem ser os primeiros a divulgar é, por vezes, ilegal e muito bem paga. Depois, houve um que disse os nomes e todos os outros as repetiram sem parar. Tal como estou a fazê-lo eu, agora.
Cássio, Marcelo, Roderick e Nadjack são os nomes dos acusados de terem embolsado alguns milhares de euros para deixar o Rio Ave perder alguns jogos. E logo o "capoeira" Cássio que estava no melhor lugar para resolver o problema com um franguito mais agora ou mais logo, bem escolhido, não há dúvida.
O Marcelo tem carta de chamada por um dos três grandes para a próxima época. Pergunto-me se ainda se vai concretizar esse negócio. É que um jogador que vende os resultados da sua equipa é um perigo para quem lhe paga o salário.
O Roderick já joga em Inglaterra e, por certo, vai começar a ser olhado de esguelha a partir de agora. Corre o risco de ver a sua carreira truncada aqui.
O Cássio como responsável pela baliza do Rio Ave vai ter, a partir de hoje, cada golo que entrar na sua baliza escrutinado por cem olhos muito atentos à procura do menor sinal de "frangaria". Ao menor sinal de culpa estará feito ao bife com o seu patrão, pois traidores em casa ninguém quer.
Não digo nada do Nadjack pois nada sei da sua vida ou do seu valor como futebolista. Se não for indispensável ao Rio Ave, não tardaremos a vê-lo porta fora.

7 comentários:

  1. Esqueci-me de acrescentar que podem ser inocentes, mas do carimbo na testa já ninguém os livra. Senão porque haveria a PJ de os acusar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tintinaine:
      A PJ não acusa. A PJ investiga !

      Quanto a culpados, segundo a Lei, só após transitado em julgado !

      Tem um excelente fim de semana (com abundância de neve) ,e depois a culpa é da Maria das DORES !

      Eliminar
  2. bom dia
    mais um caso que vai fazer correr muita tinta !!!
    também não se pode falar só de arbitragem .
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Se se provar que são culpados devem ser exemplarmente punidos. Para evitar que outros lhes sigam os passos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Cara Elvira Carvalho:
    Completamente de acordo com a sua opinião!

    -Só não compreendo, porque se "malha"tanto nos peões deste mafioso xadrez futebolístico, enquanto a promiscuidade existente entre poder empresarial e político(aqueles que fomentam e lideram a indústria do futebol), passa para segundo plano,ou pior ainda,é de todo omitida !

    Tenha um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Os comentadores que me antecedem, já disseram tudo. Por isso nada mais tenho a acrescentar. Estou de acordo, mesmo que não estivesse o que é que adiantava?

    ResponderEliminar
  6. Não sei se são culpados ou inocentes ; embora, segundo a velha teoria, não há fumo sem fogo . Quem me conhece, sabe perfeitamente que não pactuo com aldrabices e que sou a favor da transparência e responsabilização . No entanto, o que é preocupante, é que se continue a fazer julgamentos na praça pública e sem se saber, concretamente, a realidade dos factos . Esta pouca vergonha, fugas constantes do que devia ser mantido em reserva até obtenção de provas inequívocas, mais não é do que a pouquíssima credibilidade que se pode atribuir aos principais intervenientes e que, sem sombra de dúvida, há muito que merecia limpeza apropriada . Segundo consta, há meses que tal terá acontecido - campeonato anterior - e as apostas em causa foram suspensas antes da realização do jogo em questão, devido às suspeitas que se levantaram e, por isso, não se terá consumado o crime de corrupção, mas sim eventual tentativa que, a ter acontecido, não deixa de exigir célere resposta e punição exemplar . Assim, a investigação processa-se com a finalidade de averiguar a existência ou não da infracção/infracções, identificar o/ou os seus agentes e determinar a sua responsabilidade e, se for caso disso, encaminhar o processo/inquérito para quem tiver competência de acusar ou de julgar . Infelizmente, o passado e o presente, dão uma péssima imagem do nosso sistema de justiça, muitas vezes agravado por um jornalismo que, em grande parte, se alimenta da ausência de verdade e de rigor, deturpando, especulando e repetindo sistematicamente tudo e mais alguma coisa que sirva para criar confusão e manutenção de níveis de audiências ; tanto assim, que não deixa de ser curioso este interesse jornalístico que, decorridos vários meses, volta à carga sobre o que se publicitou em devido tempo e sem que traga algo de novo ! Também aqui, o poder judicial devia ser mais interventivo e responsabilizar aqueles que fazem circular noticias sem se inteirarem devidamente da sua veracidade, o que certamente levava a que tivessem mais cuidado na defesa e protecção de quem possa estar inocente e não sujeito a ver-se exposto ao belo prazer de quem irresponsavelmente vai usando e abusando da liberdade concedida . Esta fraude e consequente corrupção não é nova, uma vez que tem ocorrido no nosso País e noutros e, por mais que se tente, não é fácil de evitar neste mundo futebolístico, onde os interesses não têm limite e a aldrabice se alicerçou e desenvolveu a toda a força e com manhas diversificadas . Um abraço .

    ResponderEliminar