domingo, 3 de dezembro de 2017

Meu Benfica dos velhos tempos !

A gente vai lendo, vai lendo, e encontra cada coisa que nem ao diabo lembra. Hoje fui parar às Portas de Benfica e vi o campo de futebol onde o Benfica fez o seu primeiro jogo internacional. Na imagem vê-se a Igreja de Benfica, onde eu entrei uma vez, na altura em que houve aquele pequeno tremor de terra que assustou meia Lisboa, acho que no ano de 1969, para acompanhar  um familiar que morava ali nas redondezas.
Se voltar a Lisboa um dia, não me esquecerei de dar uma volta por esta zona para ver se reconheço alguma coisa, ao fim de tantos anos. Para quem não folheia todos os jornais, como eu faço, fica aqui esta imagem histórica.

... do outro lado do caminho estreito e de terra que era a Estrada de Benfica, um tal Sport Lisboa e Benfica - esse, o primeiro com esse nome, fundido do Sport Lisboa e do Grupo Sport de Benfica, em 1908, o famoso Sport Lisboa e Benfica - teve o seu primeiro campo de futebol. Ali, no campo da Feiteira, linhas marcadas ao longo da estrada, de um lado, e da ribeira de Alcântara (o último afluente do Tejo, depois de este correr mil quilómetros), do outro, o Sport Lisboa e Benfica ganhou pela primeira vez ao Sporting (2-0) e jogou, pela primeira vez, com um clube estrangeiro (o Bordéus).

3 comentários:

  1. As coisas que tu sabes,
    algumas eu desconhecia
    num mundo sem disparates
    em paz toda a gente vivia!

    Ainda lá está a Igreja,
    de São Domingos do Benfica
    do mal Deus nos proteja
    para bem gozar-me a vida!

    Porque, tanto amas o Benfica,
    não passas um dia sem dele falar
    e como sabes que não é mentira
    que eu também te venho aqui apoiar!

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro deste campo que já não existe, porque deu lugar a construção de prédios de habitação e comércio. Era o campo do outro Benfica o Clube Futebol Benfica, o tal que teve uma equipa feminina campeã, e para construírem no local atribuíram ao clube um novo campo a Oeste do Parque Silva Porto, junto ao Bairro de Santa Cruz de Benfica ainda na década de 60 do século passado.

    ResponderEliminar