sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Perdido em casa!


Andei a ler umas coisas sobre a doença de Alzheimer e lembrei-me que a minha mãe, nos últimos dois ou três anos da sua vida, sofreu dessa doença. Nada de muito grave, nem que lhe complicasse a vida por aí além, pois já estava acamada e tinha um batalhão de pessoas para a servir. Foi a sua sorte ter parido uma dúzia de filhos. Antes dela, também a sua avó materna padecera do mesmo mal, mas aí a coisa foi mais complicada, pois só tinha duas pessoas que se preocupassem com ela, uma filha e uma neta. E a doença acometeu-a mais cedo, o que transformou os seus últimos anos numa paranóia completa. Feliz ou infelizmente, um cancro na mama levou-a deste mundo aos 82 anos de idade deixando aliviadas filha e neta que já não sabiam como tratar dela. Era ainda um tempo em que não havia assistência médica como há hoje e cada um tinha que trabalhar para se sustentar. Aos doentes desta natureza não havia outro remédio senão deixá-los fechados, quando era preciso sair de casa para tratar da vidinha.
Quem sai aos seus não degenera, lá diz o ditado e eu até já me esqueci do que aconteceu ao Benfica, ontem à noite, em terras dos mouros!

4 comentários:

  1. Sem culpares a terra do mouro,
    amigo, descarrega essa tua mágoa
    eles foram lá à procura do ouro,
    para se deitarem, a cama fizeram
    mas, porque aconteceu uma desgraça
    de lá nem uma lata velha trouxeram!

    ResponderEliminar
  2. Não me diga que sou eu a culpada de andar às voltas com o Alzheimer, que eu fico com remorsos.
    E agora já percebo porque não vai ao Sexta. estou a brincar.
    Quanto ao Benfica, faz muito bem em ter esquecido. Coisas que nos chateiem a vida já tem tantas.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Estás a brincar com coisas bastante sérias e olha que eu ando a notar que falas muito em doenças ultimamente, não caias nessa amigo! Tu não tens doença nenhuma, eu também não, vamos em frente!...Quando isso acontecer temos uma solução: setas pintadas nas paredes, da cozinha para a casa de banho, da casa de banho para a sala, da sala para o quarto, não precisamos de mais nada nem de ninguém! Estamos a brincar mas é lixado, a minha mulher tem um tio com 80 anos que lhe deu para ir ao meu quintal, as ameixas de S.to António limpa-mas todas, vai ao quintal dos ingleses apanhar laranjas e diz que é para o filho que é médico, pensa que é tudo dele, agora a mulher da mesma idade não o larga, isto é uma doença bastante chata e perigosa, se te esqueceste do que aconteceu ao Benfica é bom para ti.

    ResponderEliminar
  4. Escrever no Blogue faz bem aos neurónios... ver jogos do Benfica faz mal ao coração.

    ResponderEliminar