domingo, 29 de janeiro de 2017

Bróculos e tomates!

Finalmente, li, ontem, no Jornal de Notícias, que a falta de chuva começa a afectar o fornecimento de legumes nos mercados das grandes cidades. A lei do mercado dita os preços, por conseguinte, menor oferta corresponde a maior preço a pagar pelo que se mete na cesta da compra.

Que ricos tomates! Até apetece trincar!

Hoje, ao ligar a televisão, foi a primeira coisa que me apareceu, uma reportagem directamente do mercado a falar do mesmo problema. Acredito que foi a mesma jornalista a fazer os dois trabalhos, ou então deu uma dica à amiga de profissão.
E eu que andava há tantos dias a tocar a gaita e a avisar que vinha aí bronca pela certa. É a universidade da vida, muitos anos a virar frangos, como se costuma dizer.
A esta hora em que vos entretenho com estas palavras ainda cheias de sono, chove lá fora. Só espero que o S. Pedro saiba quando deve parar, pois chuva a mais só estorva. Uma chuvinha agora para amaciar a terra e permitir as sementeiras e uma segunda volta, lá para o fim de Fevereiro para repor as reservas de água no solo.

Bróculos apaneleirados. A doença já chegou à hortaliça!

Digam lá se eu não tenho jeito para pedir. Se o santo me estiver a ouvir, ou melhor dizendo, se estiver para me aturar, vamos ter uma ano cheio de bróculos e tomates, além de outras verduras.
Bom domingo e vão buscar o guarda-chuva que já deve estar cheio de teias de aranha! 

5 comentários:

  1. Bom dia
    não é que não goste desta fruta , mas gosto mais da outra que costuma mostrar.
    continuação de um bom fim de semana mesmo chuvoso e ate amanhã ás 20 horas.
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Já que não vejo da outra fruta, de que fala o comentador que me antecede, mas eu entendo, não vamos por aí, é para não a enjoarmos!
    Vamos aos tomates, estes que aqui nos apresentas, (Cereja), são os mais rijos e mais caros no mercado, estes e os (chuchas), fazem parte das minhas plantações em abril, os (coração), são para a minha Maria guardar na arca para as comidas, os bróculos, (mas cor verde), foi ontem o meu almoço com grão e bacalhau cozido, um prato que eu adoro e se repete várias vezes cá em casa!
    Quanto à chuva, deixa cair, parece que se vai repetir mais dias, mas como não tenho nada para semear, entro no carro dentro da minha garagem, abro o portão basculante eléctrico, fecho-o dentro do carro e só saio no parque subterrâneo do Jumbo, como vez não preciso do guarda-chuva, TENHAM UM BOM DOMINGO.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Tomates vermelhos no inverno,
    não são de biológica agricultura
    não valem nem a ponta dum corno
    esses tomates criados em estufa!

    têm sim muito boa aparência,
    são os ditos tomates enganadores
    não satisfazem, haja paciência
    como deviam os seus consumidores!

    De bróculos não sou apreciador,
    por isso o estou aqui a confessar
    gosto é de sentir o cheiro do perfume da flor
    exalado das pétalas duma rosa a desabrochar!

    Estejam em casa ou andem passeando
    eu vos desejo um bom dia de domingo
    a chuva por aqui já está ameaçando
    mas na terra ainda não está caindo!

    ResponderEliminar
  5. Há muito que já se nota no preço dos legumes. Ainda na semana passada comentava com o marido que não me lembrava de comprar curgetes a tal preço 3.19€ Qualquer dias estão ao preço da carne.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderEliminar