sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Alentejano!


Se há alguém com quem eu me entendo bem é com o alentejano. Não é contra o Benfica, não me contraria nem é chato como alguns amigos que por vezes me visitam. De vez em quando faz-me companhia às refeições e não há alegria maior do que quando isso acontece. A minha mulher também gosta dele, o que me deixa de pé atrás, mas tenho confiança absoluta nela e sei que não me vai roer a corda.
Embora tenha nascido no Alentejo, há muitos anos que anda aqui pela vizinhança e orgulho-me de lhe poder chamar amigo. Hoje, por ser o dia da «Ceia de Reis» que em minha casa é tão importante como a de Natal convidei-o a partilhar comigo e com a minha mulher o jantar que ela preparou com todo o carinho. Um bom bacalhau cozido com pencas da Póvoa, regado com molho especial de azeite fervido com cebola e para sobremesa um pratinho de aletria e uma rabanada poveira. Tudo coisas simples, mas que eu muito aprecio.
Hoje, depois do estômago estar devidamente confortado, quis saber um pouco mais sobre este amigo que me acompanhou ao jantar e fiz-lhe umas quantas perguntas. Sem se abrir muito lá foi dizendo que nasceu na zona do Redondo, descende da Touriga Nacional e anda pelos 13,5º. Enchi de novo o meu copo e fiz-lhe um brinde:
- À tua, amigo!

2 comentários:

  1. Cá o homem da casa também não dispensa o "amigo" alentejano.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Esse teu amigo alentejano,
    te defende não te condena
    genuíno, natural do Redondo
    por ser alentejano de gema!

    Esse alentejano teu amigo,
    se for mais de uma garrafita
    com ele na cama adormecido
    não te chateia com o Benfica!

    13,5º, limpinho, sem borras,
    aos zig zag, alguns por lá andam
    fia-te na virgem e não corras,
    olha que as aparências enganam!

    Eu como no redondo,
    mas, bebo em Palmela
    do tinto não do branco
    porque amo a vida bela!

    ResponderEliminar