segunda-feira, 25 de março de 2019

Figos e figueiras!


Tinha 3 figueiras que davam esta variedade de figos e cortei-as todas. E bom trabalho me deram, pois já tinham troncos de uma certa envergadura e eu apenas um machadito para lutar contra elas. Os figos não são grande coisa, abrem-se todos e num instante começam a apodrecer. As vespas e toda a espécie de insectos metem-se pelas rachadelas e fica tudo estragado.
As outras já tinham marchado no ano passado, a última foi cortada durante o inverno, depois de ter perdido a folha. Quem vai ficar triste com esta minha decisão vão ser os estorninhos que enchiam a pança com estes figuinhos, sem ergonha nenhuma, aqui a meia dúzia de metros dos vidros da minha marquise. Ainda eles estavam apenas inchados, longe de estar maduros, e lá apareciam aquelas almas negras para os papar todos.
É engraçado como funcionam os estorninhos. Aparece um, apenas um, pousa na figueira, aprecia o estado de maturação dos figos e vai-se embora. Um ou dois dias depois, aparece de novo, fica por ali a saltitar de ramo em ramo, durante alguns minutos e depois desaparece. Pouco depois, aparece um bando deles e atiram-se aos figos com vontade. A partir daí, pouco depois do sol nascer e também antes de ele se pôr, aparecem todos os dias e depenam a figueira como se ela fosse propriedade sua.
Este ano, quando cá aparecer o estafeta para ver se os figos já estão maduros, vai ter uma surpresa do caraças, nem a figueira encontra!

4 comentários:

  1. Uma maldade para os pobres estorninhos.
    Estava a ver que não conseguia comentar. Sempre que tentava abrir a caixa, abria um site de publicidade e da caixa de comentários nada.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A publicidade está cada vez mais agressiva!
      É um negócio que vale muitos milhares de milhões!

      Eliminar
  2. Bom dia . Não come e não deixa os pássaros comer.
    Só consigo entrar nas mensagens atraves do móvel.

    ResponderEliminar
  3. O sindicato dos estorninhos já está a organizar uma gigantesca manifestação de estorninhos e outras aves para protestarem contra essa tua decisão. Para além da sombra da figueira bastante útil em dias de intenso calor. Os figos eram uma boa alimentação adquirida sem custos para a comunidade. Os advogados de defesa vão dar tudo por tudo para os defender. Terás que apresentar provas que justifiquem o abate da figueira. Em tua defesa e em defesa do ambiente no lugar da figueira planta uma flor!

    ResponderEliminar