quarta-feira, 27 de março de 2019

Avarias e incêndios!

O meu carro foi à inspecção na semana passada. O funcionário, ao ver que eu tinha alguma dificuldade em manter-me de pé, mandou-me sentar na sala de estar que ele trataria de tudo. Após 15 minutos de espera veio ter comigo, entregou-me as chaves e disse-me que estava tudo bem. Andei cerca de 10 Kms e a ventoinha do radiador começou a trabalhar e não parou mais até eu desligar o motor, à porta de casa. Achei estranho, cheirou-me a avaria.
No dia seguinte fui visitar o meu mecânico e perguntei-lhe o que ele achava do acontecido. Ele disse-me que lhe parecia que a bomba de água não estava a funcionar, pois a água do radiador estava completamente fria e isso nunca pode acontecer com o motor a trabalhar há mais de 15 minutos. Marcámos para hoje uma vistoria ao carro e, entretanto mandou-me andar com o olho no manómetro da temperatura.
Domingo, depois de almoço, decidi dar um pequeno passeio, cerca de 50 Kms, para ver se o ponteiro da temperatura se punha em pé. Estava em Barcelos e virei em direcção a Viana do Castelo que é a direcção oposta àquela que deveria seguir se quisesse voltar para casa. A meio caminho cortei à esquerda e enfiei-me no meio de um eucaliptal, passando pelo local exacto onde, no dia seguinte, começou a arder a toda a força.


Enquanto conduzia, ia olhando pela janela e comentando com a minha mulher que ninguém passava cartão à ordem de limpar os terrenos. Havia eucaliptos de ambos os lados da estradas cujas copas se tocavam lá no alto ao sabor do vento. Junto às povoações por onde passei, havia alguns espaços limpos, mas havia muitos mais a precisar de uma boa limpeza. Se isto começar a arder, dizia eu para a minha mulher, vai ser o bom e o bonito. Meu dito, meu feito, 24 horas depois ardia a toda a força e foram precisos 400 bombeiros para segurar naquilo.
Quanto ao carro, não senti que algo estivesse errado, mas como está na hora de uma boa revisão - a última foi em Setembro de 2017 - vou entregá-lo ao mecânico e reservar uma nota de 500 para lhe pagar quando o for buscar, no sábado. E esperar que ele o ponha bom para mais 2 anos a carregar comigo, já que não há outrem que o faça.

2 comentários:

  1. O carro é o carro, e os incêndios são os incêndios. O carro para funcionar nas devidas condições não dispensa as recomendações de manutenção que devem ser feitas periodicamente. Quantos aos incêndios não acredito que às 3 horas da manhã possam deflagrar. Assim sem mais nem menos. Há quem não ligue patavina às recomendações das autoridades responsáveis pela segurança das pessoas e dos seus bens. Nunca deveria ser autorizada uma queimada sem a presença dos bombeiros. O governo gasta rios de dinheiro com a prevenção e no combate aos incêndios e, ano após ano há mais área ardida. Os incêndios são como a saúde. A uns dão lucro a outros dão prejuízo!

    ResponderEliminar
  2. Mais um incêndio que segundo ouvi começou às 3 da manhã.
    Enfim, os incendiários começaram cedo.
    Abraço

    ResponderEliminar