sexta-feira, 14 de julho de 2017

O Homem da Cortiça!


Morreu o homem mais rico de Portugal. Tenho andado a pensar se devia dizer alguma coisa sobre o assunto, ou deixar passar em branco por nada ter a ver comigo. Não conheço a sua história em pormenor, mas para chegar até onde chegou e reunir a fortuna que reuniu algum mérito tem que ter. E eu não faço parte do grupo de invejosos que costuma pôr defeitos em tudo o que gira à nossa volta, só porque são mais ricos ou mais bem sucedidos que eu na vida.
A partir de uma pequena fábrica de transformação de cortiça e à custa de muito trabalho e dedicação construiu um império avaliado em mais de 3.000 milhões de euros. Ele soube aproveitar o momento em que a nossa Bolsa de Valores deu muito dinheiro a ganhar a quem investiu. Investiu forte e feio na banca, na energia e no imobiliário, valorizou imenso as empresas que criou e vendeu-as depois por bom dinheiro.
Uma coisa podemos assumir como certa, nunca mais aparecerá na revista Forbes como um dos homens mais ricos de Portugal. E com 3 filhas para dividir a fortuna entre si e mais 6 netos para voltarem a dividir de novo, nenhum deles chegará a ser tão rico como o velho Américo. Pelo menos a acreditar no ditado que diz - pai rico dá filho pobre. Ou naquele outro que garante que as fortunas só duram até à terceira geração.
Espero que ninguém se zangue com as partilhas, pois há dinheiro que chegue para todos e bons lugares, nas empresas do grupo, para garantir emprego para todos. Na indústria, no turismo, na banca, na energia, é só escolher.

2 comentários:

  1. Bom dia
    como sou aqui das terras da Feira , estou á vontade para falar desse ilustre homem que vai hoje a sepultar e que com certeza nas próximas gerações não vai nascer alguém com a capacidade dele .
    há muita gente por aqui que não gostava muito dos negócios que ele fazia pois algumas vezes quando alguma empresa se encontrava menos bem em termos financeiros , ele comprava essa mesma por um preço que se calhar não era pelo valor justo, mas em contrapartida assegurava muitos postos de trabalho.
    eu pessoalmente tenho uma boa impressão sobre ele pois inclusive trabalhei para uma das empresas do grupo Amorim e só tenho a dizer bem da forma como são tratados todos os seus funcionários.
    a ultima coisa que lhe desejo é que tenha um eterno descanso pois bem o merece.
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Morreu o homem da cortiça,
    mas, com ele a cortiça não levou
    descanse em paz, depois da vida
    vivo a sua permanência no mundo acabou!

    ResponderEliminar