quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A teoria da reincarnação!

Ontem foi dia de funeral e, por conseguinte, de pensar um pouco mais a fundo na vida e na morte. Para uns a morte é o fim da vida, ou seja, a última etapa de uma caminhada que se inicia no momento em que abandonamos o útero da nossa mãe. Mas não para aqueles que acreditam na reincarnação que acham que a morte é uma passagem para outra vida, em que cada um de nós deve continuar a evoluir até à perfeição.
Costuma dizer-se que para Deus nada é impossível, mas em Filosofia diz-se que nem Deus consegue criar duas pessoas iguais. E porquê? Porque cada uma delas tem a sua identidade própria e nesse pequeno pormenor é desigual de qualquer outra criatura vivente e isso nem Deus pode contrariar. E continuando por esta linha de raciocínio, a reincarnação daria a cada novo indivíduo características que nada teriam a ver com o seu estágio anterior, fosse ele humano ou não.
Sou, por isso, levado a dizer que a reincarnação é completamente inviável. Imaginem a alma de um acabado de falecer que vai para o "armazém das almas" até lhe ser destinado um novo corpo. E depois? Como, quando e quem decide que novo corpo ela vai ocupar? E como a população mundial continua a aumentar, isso quer dizer que as almas dos que morrem não chegam para as encomendas. Onde vão buscar as que faltam? E quem decide se um indivíduo acabado de vir ao mundo recebeu uma alma novinha em folha ou uma recauchutada das que estão em armazém?
Acho que nem Deus se quereria ver metido em tal alhada. Mas, por outro lado, acreditando na fé dos católicos que acreditam que todos vão para o céu depois de morrerem, aquilo, lá em cima, deve ser uma tremenda confusão. A vida na Terra, desde o Adão e Eva, já leva uns bons milhões de anos e devem ser biliões os que já nasceram e morreram antes de mim. E cabem todos lá em cima, pergunto eu? Bem diz-se que o espírito sendo imaterial não ocupa espaço e se calhar é esse o segredo do negócio.
Mas não posso esquecer-me de um pormenor importante, o cadastro de cada um. Deus sabe que uma criancinha que morreu pouco depois de nascer não pode ser considerada igual ao Adolf Hitler, por exemplo. Como se sabe quem são os bons e os maus? Ou passam por um sistema de purificação antes de chegaram ao céu? Essa é, aliás, a teoria dos adeptos da reincarnação, Deus reenvia-as de volta à Terra para tentarem melhorar e ver se passam no exame final, para se juntarem aqueles que vivem sentados numa nuvem, com uma arpa nas mãos, entoando hinos a Deus Rei do Universo.
O meu compadre Zé morreu como Sargento Ajudante do Exército Português. Como tinha alguns pecaditos que não conseguiu corrigir até ao dia da sua partida deste mundo, será que Deus, ou seja quem for que tem a seu cargo a função de distribuir as almas, o vai reincarnar como soldado-raso e fazê-lo tarimbar de novo toda a carreira? Nã, não acredito!
E vou parar por aqui, pois nesta altura estou quase a dar um nó cego nos meus pensamentos e corro o risco de dizer alguma asneira. E despeço-me com um conselho, vivam o resto deste ano como se fosse o resto da vossa vida. E se não morrerem antes que ele acabe comecem o próximo com o mesmo empenho, enfrentem cada dia como se fosse o último. Ao fim e ao cabo, já conhecemos este mundo e é preferível ficar por cá do que emigrar para outro onde tudo são incógnitas.
Bom dia!

5 comentários:

  1. Eu não acredito,
    acredite quem quiser
    depois de eu morrido
    não irei mais viver.

    Metido no caixão,
    não por minha vontade
    irei para a escuridão
    onde não há claridade.

    Não há tinto, não há pão,
    de nenhuma qualidade
    chicha também não
    nem na clandestinidade?

    ResponderEliminar
  2. Um excelente assunto tratado com ligeireza e um pouco de humor.
    Eu acredito na vida após a morte. Não me perguntem como é não sei nada disso, mas acredito como acredito que o sol nasce todos os disse, mesmo quando a chuva torrencial não deixa que eu o veja.
    Acredito firmemente que tive a prova disso há mais de 30 anos. Recentemente há uns quatro anos, voltei a ter prova disso. O resto são coisas que não interessam.
    Um abraço e continuação de boas festas.

    ResponderEliminar
  3. Tu brincas com a situação, mas não te esqueças que já faltou mais para prestares as tuas contas junto do criador! Nós estamos na etapa final, para sabermos o que é que se passa no outro lado, sem termos hipótese de enviar-mos um E-Mail aos amigos.

    ResponderEliminar
  4. Todos devíamos estar preparados para o fim que a todos está reservado, contudo, poucos, onde me incluo, pensarão nisso.
    Nota: Hoje fui ao Hospital da Luz visitar um cunhado, e encontrei, internado no mesmo quarto, um filho da escola. Trata-se do Horácio Pereira, nº 8269, que segundo me diz fez parte da Companhia nº.4 em Angola, e em Destacamentos em Moçambique, Guiné e também em Angola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom rapaz o Horácio!
      Vou publicar uma foto no blog Escola de Fuzileiros onde ele aparece. Agradeço-te que vás lá espreitar e confirmes se é ele.

      Eliminar