terça-feira, 31 de maio de 2016

Marcha à ré!

A Língua Portuguesa é muito complicada, mas por isso também muito rica. Se perguntar a alguém o significado da palavra ré, a maior parte das pessoas responderá que é uma mulher acusada ou julgada por um crime qualquer. Poucos se lembrarão que também se dá esse nome à parte traseira de um navio, popa ou ré.
Para indicar movimento diz-se, em bom português, andar para a frente ou para trás. Nos automóveis o movimento de recuo chama-se marcha-atrás. Pois, meus caros amigos, na Marinha diz-se tudo de modo diferente. A parte da frente de um navio chama-se proa e a de trás chama-se ré. E andar para a frente diz-se "marcha à vante" e para trás "marcha à ré". Bem, para dizer a verdade, a quem não andou na Marinha isto não interessa nada, mas interessa para entender o título que dei a esta mensagem.


Refiro-me ao Convívio de Vila Real 2016. Entre ontem e hoje, recebi um mail e dois telefonemas e, como resultado, tive que riscar 8 pessoas da minha lista de presenças confirmadas. A isto é que eu chamo de andar para trás, em menos de um fósforo foram-se 10% dos convivas. Espero não receber muitas mais notícias destas, ou ainda corro o risco de ter que comer por dois, para dar cabo da comida que a D. Fátima vai cozinhar para nós. E isso não posso, pois o médico mandou-me emagrecer 20 Kilos e ainda só me livrei de 2. É uma questão de um zero a mais ou menos, mas quando este é posto à direita de qualquer outro número, faz uma diferença do catano.
Amanhã começa o mês de Junho e depois é sempre a acelerar. Não tarda nada já estaremos a falar de como a festa foi bonita e a sonhar com a do próximo ano. Por isso é importante aproveitar estes 18 dias que faltam da melhor maneira. Falar no assunto, fazer planos, dar importância  a um assunto que só a nós diz respeito, fazer subir a adrenalina para o gozo ser maior.
Vamos a isso?

4 comentários:

  1. Esperemos que os oito desistentes sejam substituídos novos aderentes !

    ResponderEliminar
  2. Vamos isso, com a ré para a proa,
    da proa vamos com a é para a ré
    se elas nos der trela e for boa
    nadamos com ela em qualquer maré!

    Gostei dessa, elucidativa, lição,
    dada por conhecedor na matéria
    ex-fuzileiro ao serviço da Nação
    quem sabe, sabe sempre pudera!

    ResponderEliminar
  3. Porque, sendo a crise é total,
    está virando o mundo do avesso
    não está, somente, em Portugal
    está em todo o azul do Universo!

    ResponderEliminar
  4. Do meu lado é -1, tinha-te dito 4 adultos mas surgiu um imprevisto da parte do meu neto, reduzindo o Nº de pessoas para 3, as dormidas já foram reservadas e no domingo espero passar no túnel do Marão, vamos ficar na Residencial Lopes, logo que me seja possível faço a transferência! Abraço.

    ResponderEliminar