quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O fiel amigo!

Se ainda não compraram o bacalhau para a consoada, atentem nestes pormenores que vos podem ajudar a escolher o melhor. O «Asa Branca» - sem aquelas peles pretas na barriga - tem uma melhor apresentação e é mais caro, mas no fundo é exactamente o mesmo peixe, com o mesmo sabor.
As barrigas, partes laterais mais fininhas, devem ser separadas e reservadas para outros pratos culinários, antes de pôr o bacalhau de molho, pois ao estar três dias dentro de água perde todo o sabor. E é uma pena, pois essa parte do bacalhau frita e com um molho de cebolada é um verdadeiro manjar dos deuses. 


Este é o verdadeiro bacalhau. Conhece-se pela forma do rabo - com corte a direito - e pela largura da boca, ou seja, a parte mais larga do peixe. Neste caso é um "Asa Branca", por lhe ter sido retirada a pele da barriga na altura da salga.


Este parece bacalhau, mas é apenas um primo do dito cujo. O nome por que é conhecido é "escamudo" e conhece-se pelo corte dado rabo, em V e também por não lascar como o verdadeiro bacalhau.


Este é o segundo primo do nosso querido e fiel amigo, chama-se "lingue" e muita gente o compra (e paga) como verdadeiro bacalhau que não é. Reconhece-se pela forma esguia, a largura da boca é muito menor, e pela altura dos lombos. Há quem o prefira para assar na brasa por ter mais lombo que barriga.

2 comentários:

  1. Bacalhau não é das coisas que mais aprecio. Ontem comprei um bacalhau no Continente, especial da Noruega, com 5 Kgs e tal. Tem boa aparência e não foi muito caro. Só depois é que lá vi assim branco como esse "asa branca", da Gronelândia. Mas o preço era quase o dobro. Se calhar a ceia de Natal para mim, vai ser polvo. Porque vai estar presente em cima da mesa. Bacalhau e polvo. Fora muitas outras iguarias para quem estiver presente, ter a libertade de escolher!

    Boa Quarta-feira.

    ResponderEliminar