quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Ai que fome!

Continuo fiel à dieta que o meu nutricionista estipulou. Como tantas saladas e vegetais que qualquer dia acordo a cantar à grilo. A fome é um estado de alma, não tem nada de físico, portanto basta não pensar nela que a vontade de comer vai p'ró brejo. Pelo menos é o que dizem.


Há dias, quando abordei este assunto, enumerei uma série de pratos que fazem parte das minhas preferências, mas acho que me esqueci do bacalhau. Ora não há quem dispense uma boa posta de bacalhau se cozinhada a preceito. Esta que vêem na imagem é a minha receita preferida, «Bacalhau à Narcisa» que era uma senhora de Braga que ficou famosa à custa deste prato.


A segunda receita de bacalhau que consta da minha curta lista é assado na brasa e lascado sobre uma cama de batata cozida, cebola e ovo. Alguma vez se pode comparar isto ao fast-food com que os americanos estão a encharcar o mundo inteiro? O que eles querem é vender os bois que criam naquelas imensas pradarias, onde, antigamente, pastavam os bisontes dos índios peles-vermelhas. Pobres índios que levaram com uma bala no corpo e nós somos condenados a comer hamburgers para o resto da vida. É mais uma fonte de poluição de que raramente se fala. Morte aos hamburgers, já!


Outra receita, mais portuguesa que qualquer outra, é a do bacalhau com grão. Havia um restaurante, em Lisboa, na zona da Praça da Figueira, que se chamava «João do Grão». Fui lá algumas vezes saborear este petisco. Também há quem não goste, preferem-no à Lagareiro, ou à Zé do Pipo, mas cada coisa no seu lugar. Eu ponho este prato de bacalhau em terceiro na minha lista.
E por hoje, já chega, está quase a chegar a hora do jantar e basta-me fechar os olhos e sonhar com isto, enquanto mastigo a sande de peru feita com pão integral !!!

2 comentários:

  1. Boa tarde amigo.
    Essas fotos fazem mesmo crescer agua na boca.

    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Terá sido a vitória do Benfica,
    de tal forma, tanto, te inspirou
    para que divulgasses essa lista
    da dieta que o médico te receitou!

    Mas isso é uma rica dieta,
    com ela fome não passarás
    pois eu só de olhar para ela
    imagina a inveja que me faz!

    Boa noite. À ceia bom apetite,

    ResponderEliminar