quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Porra para a Genealogia!

 Ontem e hoje gastei horas a tentar decifrar os livros de assentos de baptismo e casamento da freguesia de Gueral, de onde veio a família do meu pai, mas finalmente, consegui encontrar um dos registos que procurava! Ufa!

Eu queixo-me do Saramago escrever mal, sem respeitar a mais elementar regra de pontuação, mas os abades, ou quem eles arranjavam para os ajudar com a escrita, eram muito pior. O que nos salva é que a ladaínha é sempre a mesma e tiram-se as coisas umas pelas outras. Eu sei que passaram 200 ou 300 anos e a tinta, em alguns casos era muito aguada, mas escrever por fora das linhas e não respeitar os espaços entre registos é demais. E para piorar as coisas, o Registo Civil moderno fazia os averbamentos por cima de tudo e mais alguma coisa. Que martírio!

A título de exemplo, deixo-vos aqui um recorte do registo que procurava. Tentem decifrá-lo. Se tiverem uma lupa, daquelas que usam os coleccionadores de selos, isso pode ajudar.

Hoje, à hora do jantar, joga o Benfica. Talvez ainda venha aqui benficar mais um pouquinho (como diz um colega dos blogs)!

4 comentários:

  1. Bom para os meus olhos apenas distingui De Braga.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Ampliei a imagem mas mesmo assim também não consegui ir além "De Braga". A certidão de baptismo do meu Avô e a de casamento dele com a minha Avó, sempre estão ligeiramente mais legíveis. Tanto que consegui descobrir que, afinal o ano do enlace foi 1864 e não 74 como lhe havia dito....Ainda assim fiquei cheia de dores de cabeça de tanto esforçar a vista.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. A TAÇA foi-se, o Benfica está fora da prova. Não gostei nada da arbitragem, mas isso agora pouco interessa!

    ResponderEliminar