segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Cada um é como cada qual!

 O Carnaval é a oportunidade que muitos homens têm para sair do armário, mas mantendo a porta bem fechada durante todo o resto do ano. Em cada carnaval, por esse país fora, vemos montes de homens vestidos (mais ou menos) de mulher, dando caminho livre ao que lhe vai no pensamento nos restantes 362 dias do ano. Então, em Torres Vedras, é o descalabro total, homens que já passaram a meia idade e já deviam ter juizinho na mona, vestem-se de mulheres e vão ao concurso das matrafonas para ver qual ganha o prémio de melhor imitação.

Do lado das mulheres a coisa é mais natural, gostam do Carnaval à brasileira para mostrarem aquilo que Deus lhes deu, as mais novas, e aquilo que a idade já lhes tirou, as mais velhas. Só lhes falta um clima quentinho, como há lá no Brasil, porque com o frio que faz aqui, há muitas moças que não arriscam tirar a roupinha. Conheço alguns, devia antes dizer, assisti a alguns mais brasileiros que outros, mas os que mais me agradaram foram os de Loulé e da Mealhada.

Além de me ficar mais perto, o da Mealhada é a minha primeira escolha, durante o dia muitas nádegas para admirar - algumas nem o merecem, mas agradeço a boa vontade com que as mostram - e depois de recolherem a casa há bom leitão para continuar a festa da carne. E eu não me faço rogado, aprecio ambas com igual afinco, gosto de comer bem e em matrafonas não alinho.

Aproveito a ocasião para dizer duas ou três coisa sobre Lisboa que não abonam nada em seu favor. Dizem os lisboetas que o Carnaval deles é em Torres Vedras, o que equivale a eu dizer que o meu é em Ovar, a distância é, mais ou menos, a mesma. Quer o meu Carnaval seja bom ou não valha um pataco, nunca direi que o meu é o de Ovar. Também afirmam os alfacinhas que a sua praia é na Ericeira. Se calhar é por isso que o Zé Pinóquio foi para lá viver (numa casa que o seu famoso primo lá comprou). A praia mais frequentada é a da Costa da Caparica, mas como pertence a Almada, outro concelho, e a Setúbal, outro distrito, preferem eleger a Ericeira como "a praia de Lisboa".

Ser pobre é uma infelicidade, já agora deixem-me perguntar se conhecem a lenda que justifica a existência dos pobres. Não conhecem? Não faz mal, eu conto-vos. E isto é o meu contributo para que os pobres de Lisboa não fiquem tristes por não ter um Carnaval nem uma praia a que possam chamar seus.

Então, a lenda reza que no princípio do mundo que começou com a expulsão do Adão e da sua tentadora Eva do Paraíso Terreal, os nossos ancestrais parentes não tinham mais que fazer, além de colher na natureza os frutos de que se alimentavam. No resto no tempo, entretinham-se a brincar um com o outro e, como é natural, os filhos foram aparecendo uns atrás dos outros. Muitos dias depois da expulsão, Deus quis ver como o Adão "se virava" no mundo real e foi fazer-lhe uma visita. Ao ver tantas crianças à sua volta, pensou que o Adão, assim como a Eva também, está claro, devia ter uma vida difícil para garantir a subsistência da sua prole. Então, decidiu oferecer ao Adão um dote para cada filho para que pudessem crescer e chegar à sua maioridade e independência sem problemas de maior. Aí perguntou ao Adão: - Diz-me quantos filhos tens e eu os dotarei do necessário para a sua vida. O Adão olhou para a sua mulher, a tal que o enganou com uma maçã e o continuou a enganar, depois disso, mesmo sem precisar da maçã, e, envergonhado por tanto sexo e tantos filhos, respondeu: - Tenho dez filhos, Senhor.

E Deus deu um dote generoso e esses dez filhos de Adão - que representam os ricos de hoje - deixando na penúria os outros dez que o Adão não reconheceu ter. E, como é sabido, os pobres têm sempre mais filhos que os ricos e assim se foram multiplicando até, hoje, serem cerca de 90% da população mundial.

Vão gozar o Carnaval e se não tiverem uma Eva, em cas, tragam uma! Mas escolham bem, pois não haverá trocas no fim da festa!

2 comentários:

  1. Bom dia
    Cada um é como cada qual e não há ninguém como evidentemente.
    A história se calhar não é lenda mas verdadeira .
    Até mais logo.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Logo no início, Adão prejudicou uma grande parte da humanidade com a sua propensão para faltar à verdade! Tinha de ser...
    Vá lá então refrescar a vista para a Mealhada. Tomara que não chova, se não as moças ficam que nem pintos. :)))
    Boa terça-feira de Entrudo.

    ResponderEliminar