quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

O que é um moreno!

 


Na internet há várias referências ao nome Moreno, mas vão todas no mesmo sentido, dizem que é o mesmo que mouro. Gente de pele mais escura, originária do norte de África, possivelmente, da Mauritânia foi o que li, mas não concordo. O nome Moreno pode ter as origens mais diversas e nada ter a ver com os mouros do norte de África.

Nos velhos tempos em que ninguém do povo tinha apelido toda a gente juntava ao seu nome próprio o nome do pai (ou da mãe). Na aldeia onde nasci, havia 4 ou 5 apelidos - recordo-me de Pires, Martins, Gonçalves e Araújo - e só nos fins do Século XVII começou a haver apelido para toda a gente. E os abades das freguesias tinham um grande poder inventivo para dar nomes às pessoas - José do Poço, Manuel da Torre, Joaquim do Paço, António da Cruz (por referência ao cruzeiro que havia ao pé da sua casa) ou até Francisco do Paço, assim ficou escrito nos livros de «Assentos de Baptismo».

Lembro-me ainda de um caso mais caricato que se passou com uma senhora que era minha vizinha. Ela chamava-se Maria e até ao casamento era, simplesmente Maria e mais nada. Quando chegou a hora de se casar, já no Século XX, o padre que a casou escreveu no Assento de Baptismo: perante mim apresentaram-se os nubentes José Alves e Maria Leitoa e bla, bla, bla, os declarei marido e mulher. Onde foi o padre buscar o nome de Leitoa? Muito simples, porque era filha do Sr. Leitão, abastado lavrador da freguesia.

O Moreno que, actualmente, treina o Guimarães tem de facto a pele escura, mas não acredito que daí lhe venha o apelido. E o pai dele, de quem herdou o nome, quase de certeza não veio da Mauritânia, ou de Marrocos que é mais perto e onde há mouros que nunca mais acabam. Alguém lhe inventou o apelido, ao pai, avô, bisavô ou qualquer outro avô mais velho ainda. E assim ficará até que morra e desaparecerá se não tiver descendentes do sexo masculino.

Se alguém souber de algum MORENO que tenha nascido no século XIX diga-me onde ele nasceu que me encarregarei de fazer uma investigação e tentar descobrir de onde veio o apelido.

E foi isto que me deu para escrever, hoje, quem não gostar pode passar adiante!

1 comentário:

  1. Eu gostei! E a prova disso é que lhe trago uma publicação minha com imensos anos. Faça com o meu Moreno o que entender, mas nem pense em fazer-lhe mal...isso nunca lhe perdoaria!

    https://francis-janita.blogspot.com/2011/11/moreno-era-cristo.html

    Se quiser pesquisar as origens, digo-lhe que o meu Avô era alentejano, natural da então Vila de Serpa - Baixo Alentejo e, naturalmente, nascido no século XIX.
    Boa pesquisa!!

    Janita.

    Desculpe, mas agora estou de saída e vi que não seleccionei previamente a minha conta. Vai mesmo assim.

    ResponderEliminar