terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Eu crítico!


Hoje, vou atirar-me aos colegas da blogosfera. Quem se mete nestas lides tem que mostrar um certo profissionalismo e mostrar aos seus leitores que os respeita e lhes dá o melhor de si.

E digo isto, porque há blogs que gosto de ler, mas mal o consigo fazer  - desculpem-me o termo inglês, mas não gosto da versão portuguesa, blogue não me cheira a nada - umas vezes pelo tamanho da letra, outras pela cor escolhida, quer para o fundo, quer para o texto. Tenho um blogueiro amigo, no Brasil, que não põe data nas suas publicações nem tem uma lista, em ordem cronológica, das publicações que faz. Já o ameacei, a brincar claro, que deixaria de o ler e comentar se ele não mudasse aquilo. Não adiantou nada, admito que ele não o saiba fazer. Ele deve usar o blog como uma folha em Word, onde escreve o que lhe vem à cabeça e, no fim faz, save and close (guardar e fechar).

Será que a palavra que usei, no parágrafo anterior, existe? Em inglês BLOGGER dá para tudo, é a ferramenta que nos mantêm em rede e também designa cada um de nõs que usa essa dita ferramenta. Eu sou um blogger e uso o BLOGGER da Google. A Língua Portuguesa está em constante mutação e diz-se que a Língua é do Povo. Ou seja, logo que uma palavra seja repetida várias vezes por várias pessoas entra para o dicionário. Há palavras que são uma autêntica aberração e soam mal aos meus ouvidos, mas BLOGUEIRO não me soa mal. Portanto, eu sou um blogueiro e tenho muitos amigos e comentadores que também são blogueiros, como eu.

Um blogueiro que se preze deve:

1) Escolher um bom e bonito template (base) que seja apelativo, se não tiver unhas para o transformar à sua imagem.

2) Deve formatar o blog para ter uma data e hora que corresponda ao seu fuso horário.

3) Deve também ter um arquivo das publicações para guiar os seus leitores.

4) Numa das colunas deve ter, bem visível o seu perfil, com ou sem foto, com algumas informações básicas e de preferência com o endereço de e.mail para um possível contacto.

5) Quanto ao resto, lista de blogs seguidos, etiquetas, relógio e outros enfeites são ao critério de cada um.

Hoje, é Dia de Carnaval, não me levem a mal e ... bloguem muito !!!

2 comentários:

  1. É caso para dizer "Olha quem Fala!".
    Onde está o email deste blog?
    Onde está o seu perfil completo com as suas preferências literárias, etc, etc.? Só se segue a si próprio e recomenda os próprios blogs... 🧐

    Hoje, é Dia de Carnaval, não me leve a mal e ... divirta-se muito !!!
    😁 😁

    ResponderEliminar
  2. Impossível fugir à terminologia anglo-saxónica pelo simples facto de não termos palavras adequadas para as novas tecnologias... Anos atrás o fenómeno passava-se só com dialectos: caso do Arquipelago das Filipinas onde existem mais de 170 dialectos extremamente básicos e sem verbos, tendo que utilizar palavras importadas dos seus antigos colonizadores para se fazerem entender. Agora calha a todos os países que vivam fora do Silicon Valley.

    ResponderEliminar