sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O «Cu de Judas»!

 Alguém sabe, exactamente, onde fica o cu de Judas?

Esta expressão é usada para dar a entender que é "muito longe", ou em "local difícil de encontrar". Pois, eu ia começar o meu texto dizendo que Freixo de Espada à Cinta fica no Cu de Judas, mas fiquei com receio que os meus (poucos e ocasionais) leitores ficassem sem perceber o alcance da minha afirmação. Esta vila portuguesa fica a escassos quilómetros da fronteira espanhola, num sítio de poucas e más estradas. O IP2 é um eixo rodoviário, traçado de norte (Macedo de Cavaleiros) para sul (Beja), que corre paralelo à fronteira espanhola. A leste deste eixo rodoviário poucas estradas existem que mereçam esse nome e em lugares mais acidentados, como é o caso do trajecto Macedo/Pocinho são mesmo uma raridade. A partir de Torre de Moncorvo, é preciso subir, descer ou contornar muitas colinas para se chegar a Freixo de Espada à Cinta.


Tenho lido por aí que o Corona Vírus é muito democrático, aflige ricos e pobres, pessoas mais famosas ou completamente desconhecidas e sem olhar a sexo ou idade. Mas há um pequeno pormenor que caracteriza este vírus, ele não é um animal solitário, dá,se muito melhor onde há uma grande concentração de pessoas. Ora este não é o caso desta vila que hoje atraiu a minha atenção. Raras são as pessoas que vivem nesse «Cu de Judas» e muito limitadas são as suas deslocações, pelo que fiquei muito surpreendido por ver esse concelho aparecer na lista do nosso "Primeiro" Costa, da qual constam os concelhos com maior risco de contágio.

Escolham qualquer concelho das zonas mais afectadas, zona suburbana de Lisboa ou Porto e comparem-na com este concelho do nordeste transmontano. Se no Freixo há risco de contrair o vírus que nos tem posto a cabeça à roda, então, em qualquer desses concelhos que possam seleccionar, nem a cabeça podem pôr fora da janela sem ficar, imediatamente, infectado.

Que falta de senso comum!!!

4 comentários:

  1. Por algum motivo, ainda, não esclarecido será. Talvez para proteger a sua população, se é que o virus ainda lá não chegou? Mais vale prevenir do que remediar. Se antes tivessem sido tomadas as devidas precausões. Talvez se tivesse evitado tudo aquilo que não se evitou. Só o comportamento das pessoas é que poderá evitar, o maior número de infeções e mortes...

    ResponderEliminar
  2. Fechar fronteiras foi eficaz em certos países. Porque não o fizeram?! Até a Rota de Marrocos continuou/ua aberta com infectados... Fiscalizem Bairros de Imigrantes e Bodas de Nómadas com pesadas multas senão nem para o ano consigo ir à Metropole.

    ResponderEliminar
  3. Se ,se , se minha tia tivesse colhoes eu chamava-lhe meu tio .
    O nosso " forra botas " so toma precauçoes duas ou tres semenas depois de a Espanha o fazer . Sao assim os macacos de emitaçao, que nao tem ideias para tomar decisoes . Antes de fevereiro dizia-mos : protejam-se, metam o "capote" , hoje mesmo com capote somos contagiados ! Divirtam-se ...

    ResponderEliminar
  4. A resposta a essa questão, pode ser consultada na obra (no plural), do "operacional" das fake news da treta, o "ilustre" Lobinho Antunes.

    ResponderEliminar