segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Tenho por onde escolher!

Se um cão abana o rabo é porque gosta do dono. E quanto mais abanar, mais gosta. O meu pisa as pernas da minha mulher de tanto abanar, quando está ao pé dela.
E uma mulher, quando abana o rabo quer o quê? Elas andam à caça e logo que fisgam a sua presa já não abanam mais. E se abanam é mau sinal.
Hoje, vai haver novos ministros e secretários de estado. E sabem porquê? Porque há gamela melhor em Bruxelas e Estrasburgo e eles estão-se marimbando para os cargos que ocupam aqui. Lembram-se do Durão Barroso? O caminho e as razões são as mesmas.


Nas notícias de hoje, há mais uma companhia aérea a atirar-se para o tapete. Parece que não é difícil arranjar crédito para comprar uma ou duas dúzias de aviões e começar a vender bilhetes a preços concorrenciais. Mas mais difícil é ganhar dinheiro para pagar as despesas todas e manter-se à tona de água. Com tantos voos low-cost, eu nem sei se há alguma transportadora aérea a fazer lucro, mas se não há é porque descobriram alguma maneira de irem enganado o povo. Só espero que não seja a troco da segurança dos passageiros e, muito em especial, se eu decidir viajar. Entrar numa caranguejola voadora sem saber se ela chega ao destino é uma sensação desgraçada.
E isso faz-me recordar os meus dois primeiros voos, ainda antes de completar 20 anos de vida. O primeiro foi de Lisboa a Lourenço Marques num velho Dakota da Força Aérea que demorou 20 dias a chegar ao destino e caiu uns dias mais tarde, na Guiné, felizmente, sem o sacrifício de vidas humanas. E o segundo foi um voo de Lourenço Marques para o Niassa, a bordo de um Nord Atlas, mais velho e usado que Matusalém, que chegou ao destino só com um motor a funcionar.
Se decidirem viajar em low-cost, tenham cuidado com a companhia que escolhem, ou façam um seguro de vida antes de embarcar. Assim, se morrerem sempre deixam para trás alguém menos infeliz!

6 comentários:

  1. A malta o que mais quer é tachos e viajar o mais barato possível. O resto logo se vê quando se chegar ao destino. Não estou pensando em viajar de avião. Mas se o fizer, antes tenho de pensar, que não será muito seguro viajar nessas companhias de baixo custo. Acho que não se consegue comprar um porco gordo pelo preço de porco magro.
    Uma pergunta! A viajam de avião de Lisboa a Lourenço Marques demorou 20 dias ou 20 horas?

    Tenhas um bom dia e se fores viajar, desejo-te boa viajem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é engano, foram 20 dias com avarias pelo caminho que fomos consertando e seguindo viagem!

      Eliminar
  2. Eu agora já concordo com o meu genro que hoje está no Dubai! Passa mais tempo no ar que em terra e diz-me que a viagem de avião é a mais segura do mundo, os dois acidentes que tive foram nas estradas portuguesas com dois jovens condutores que fazem dos carros aviões.

    ResponderEliminar
  3. Todo o " burro " que não se segura por ele é mau " burro " ; logo, os aviões não fogem à regra . Efectivamente, tornou-se um transporte rápido e com níveis de segurança bastante elevada ; contudo, a corrida dos espreita dinheiros vai abundando e a concorrência desleal uma realidade . Por enquanto, os voos low-cost, actividade bastante jovem, vão satisfazendo alguns interessados, sob o ponto de vista económico, mas não muito mais do que isso e, possivelmente, a segurança poderá inspirar menos confiança . Seja como for, não tenham receio de andar de avião, uma vez estar provado de que podem não chegar ao destino, mas lá em cima - no espaço que percorrem - nenhum fica ... . Já quanto aos políticos da nossa praça, são todos muito parecidos ; vão dando lugar uns aos outros e, para melhorar o tacho, atropelam-se para ver quem apanha a maior fatia, tudo a bem do povo ! Um abraço .

    ResponderEliminar
  4. 20 dias a chegar a LM foi obra… fico com pena de não ter feito uma viagem assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só 17 dias passámos em Luanda à espera de uma colaça que tinha dado o berro num dos motores. O último dia foi para a viagem Beira, Lourenço Marques, depois de deixar arrefecer os motores e descansar a tripulação, durante 12 horas.

      Eliminar