quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Prazo de validade!

E tu, ainda estás dentro do prazo?
A velhice é uma realidade que não pode ser negada nem posta à margem das nossas responsabilidades como cidadãos. Temos que assumir que há-de chegar o dia em que não somos capazes de ...
A uns acontece mais cedo, a outros mais tarde, mas acabará por acontecer a todos. Isso quer dizer que temos que estar preparados para impor limites a nós próprios e não pretender ir além daquilo que são as nossos limitações naturais. E depois, há as limitações físicas e também as mentais e psicológicas. Há rapazes novos, fisicamente saudáveis, mas com a cabecinha toda avariada. E há velhotes que já dependem de uma cadeira de rodas para se movimentarem, mas têm uma cabecinha 5 estrelas, mais afinadinha que a de muitos jovens.
Se nos é proposto um lugar de grande responsabilidade, quando a nossa idade já passou do limite de idade útil - actualmente 66,5 anos - devemos fazer um exame de consciência e medir as possibilidades de executar a tarefa com sucesso. E se houver a mínima possibilidade de falha recusar a proposta.
O ideal seria estabelecer uma idade a partir da qual ninguém poderia candidatar-se a ocupar cargos públicos (por exemplo), mas isso poderia causar uma enorme polémica, pois há pessoas com mais de 70 anos capacíssimas de desempenhar certas tarefas. Ao mesmo tempo pode haver pessoas sãs de espírito e cuja saúde física não lhes permite ir a lado nenhum.
Eu diria que o bom senso é que deve comandar essas coisas, mas não me chocaria se fosse estabelecido que acima dos 70 anos ninguém se pudesse candidatar a cargos com duração superior a 2 anos. Até porque há um princípio ético que não pode ser esquecido, a renovação geracional é sempre bem vinda e benéfica em todo o lado. Uma injecção de sangue novo em qualquer organização só traz benefícios.
Isto sou eu a falar com os meus botões!

2 comentários:

  1. Muito bem me contas! Concordo que há jovens de 80 anos e idosos ferrugentos com 40, tudo está no micro-computador instalado no nosso cérebro mesmo antes de nascer.
    Eu sei que aquela injecção de sangue novo te referes ao Bruno do teu Benfica, que entrou com o pé direito e está cheio de sorte! Já o Sérgio com os melhores lesionados, a três Kms da meta, não sei não, eu não sinto pelo Porto o mesmo que tu sentes pelo Benfica e isto foi só um aparte, porque como tenho dito, não quero que o futebol estrague a amizade fuza que foi criada na Machava.

    ResponderEliminar
  2. Disso é que não tenho mesmo duvidas,
    enquanto continuo a duvidar da sorte
    porque, acaba com todas as ternuras
    não sei se as haverá para lá da morte?

    A falar com os teus botões,
    não te saíste mesmo nada mal
    os bons lugares dão milhões
    ser velho não é ser anormal!

    Continuação de boa semana. E aproveita tudo de bom o que puderes até...?

    ResponderEliminar