segunda-feira, 6 de junho de 2016

Rato, o campeão da sobrevivência!

As mulheres não gostam de ratos, melhor dizendo, entram em pânico quando vêem um desses pequenos roedores. E sabem porquê? Porque eles, para fugir aos seus perseguidores, se enfiam no primeiro buraquinho que apanharem a jeito. Por essa razão, é vê-las a saltar para cima de uma cadeira logo que avistam um por perto. É o instinto de defesa a funcionar.
E a minha mulher não é diferente de todas as outras. Ontem, ao abrir a porta da cozinha, viu um pequeno rato de olhos fixos nela e com cara de quem pergunta:
- Não há por aí nada que se coma?
Ó pernas para que vos quero! Arrancou a toda a velocidade, em direcção à despensa, buscar o «sheltox mata que se farta» e toca de encher os olhos do desgraçado daquele spray mortífero para insectos voadores.
Não imagino quem lhe terá dito que também funciona para pequenos roedores, como o rato comum. O que interessa é que o bichinho «deu às de vila-diogo» o mais depressa que pôde e não foi possível confirmar a eficácia do tratamento que a minha mulher lhe deu.
Agora, anda toda preocupada, pois um rato nunca anda só e se for uma rata, o mais certo é ter uma ninhada de ratinhos por perto. Ela já quer chamar a equipa de desratização da Câmara e tudo o mais a que tem direito com os "altíssimos" impostos que paga. Que lhe hei-de fazer? Isso a mim só me faz rir. E porque será? Pois claro, porque eu não tenho buraco com que me preocupar!



Se não conhecem bem este animalzinho, prestem atenção aos seguintes números. Um rato:
Pode nadar durante 72 horas. 
Pode saltar desde uma altura de 15 metros sem sofrer dano algum. 
Pode atravessar buracos de pouco mais de 1 centímetro. 
Pode dar saltos de quase 1 metro. 
Pode trepar por superfícies verticais. 
Pode caminhar sobre cordas. 
Pode sobreviver sem água mais tempo que um camelo. 
Pode comer tudo o que é comestível, e também muitas coisa que não: chumbo laminado, concreto, tijolos, madeira e alumínio. 
E, como se isto não fosse suficiente, os ratos ainda: 
Praticam sexo até 20 vezes ao dia e são extremamente promíscuos. 
Uma fêmea no cio pode acasalar mais de 500 vezes com um monte de machos diferentes.
Quando sentem cócegas ou durante o sexo emitem um risinho ultrassônico.

3 comentários:

  1. Já chamaram o Delegado de Saúde para confirmar o óbito? Resistentes como são esses maganos, é preciso ter a certeza de que esse rato está morto e não se fazendo de morto. Dizes que as mulheres têm medo deles, porque eles quando estão a ser perseguidos se enfiam no primeiro buraquinho que encontrarem. As mulheres têm dois buracos próximo um do outro, e no espaço que fica entre os dois é um inferno, porque dum lado faz vento do outro chove. Os homens que se cuidem também, aqueles que não gostam que lhe vão...

    ResponderEliminar
  2. Porque, no seu caminho,
    encontrou a resistência
    esse rato merece um versinho
    campeão da sobrevivência!

    Digno funeral lhe tenha sido feito,
    num buraco tenha sido enterrado
    quem tem um buraco está sujeito
    a qualquer hora nele entrar um rato?

    ResponderEliminar
  3. Porra, sabes mais de ratos que eu de ratas! Há uma coisa a que eles não resistem e não prejudica os gatos nem os humanos, trituras feijão seco e metes aos montinhos onde eles passam e é vê-los desaparecer porque não conseguem digerir o feijão que engolem! Resulta sempre.

    ResponderEliminar