sábado, 4 de junho de 2016

Lembrar pecados velhos!


A Frelimo mudou os nomes todos em Moçambique. O das cidades, das ruas e sei lá mais o quê. Mas nunca conseguirá apagá-los da memória das pessoas que lá viveram e ficaram para sempre enamoradas daquela terra. Vila Cabral, cidade dos jacarandás, ou Lourenço Marques, capital das acácias, mas nunca Lichinga ou Maputo que são palavras sem significado para nós. Agora tudo tem nome de chinês, russo ou comunista que foram os padrinhos da Frelimo e a desgraça dos portugueses. Acredito que ainda hei-de ver os moçambicanos ficarem fartos dos chineses e correrem com eles de lá para fora.
De um mapa maior que me chegou às mãos, recortei este pedacinho que tem a ver com os sítios mais frequentados por nós, quando saíamos de licença. A Rua Araújo, local obrigatório para todos os militares que passaram por Lourenço Marques, mal se vê no canto inferior esquerdo do mapa, mas é facilmente localizável para quem não saía de lá até chegar o machibombo da meia-noite que nos levava de volta para a Machava (melhor dizendo, Infulene que Machava é muito mais para o lado da Matola.
As avenidas da Baixa traçadas a regra e esquadro, como não havia em mais nenhuma cidade portuguesa (que eu conhecesse), o Jardim Botânico, a Câmara Municipal, a Catedral, o Mercado ou a Estação dos Caminhos de Ferro eram tudo maravilhas ao nosso inteiro dispor. E nem quero falar dos camarões ou lulas grelhadas, da galinha à cafreal e outros petiscos que acompanhavam a Laurentina que escorregava pela goela abaixo como mel.
Eu não esqueço!

3 comentários:

  1. Foram maravilhas,
    para nós, já o não são
    come arroz com ervilhas
    em vez de camarão!

    De Moçambique não me esqueço,
    mas para mim melhor foi Angola
    de Luanda ao Cacuaco, é perto
    fui lá muitas vezes de mota,

    Beber imperial, e comer camarão,
    quando se dizia serás sempre Portugal
    enquanto houver um português valentão
    a revolução pôs nisso um ponto final!

    Agora estão os chinocas,
    e muitos outros mais
    até lhe chupam as mamocas
    enquanto vêem voar os pardais?

    ResponderEliminar
  2. Morei nessa zona, (Infulene?) nós chamávamos-lhe Machava.
    Sabe que a minha casa foi assaltada na primeira noite que fiquei sozinha?
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Realmente tudo mudou, apenas a Fortaleza ficou no lugar onde os portugueses a construiram, por uma razão bem simples... Aquilo era pesado demais para mudar de poiso.

    ResponderEliminar