segunda-feira, 20 de junho de 2016

Não foi nada fácil!

O restaurante do Sr. Lopes não teria sido a minha escolha para o nosso convívio por muitas e variadas razões. Além das várias «Quintas» que me recomendaram, havia dois restaurantes, a Maria do Carmo e a Viúva, a que eu teria dado a minha preferência se tivessem aceitado as minhas exigências. Nas «Quintas» o preço tendia a ser mais alto e talvez tivesse que cortar na ração. Nos dois restaurantes que menciono, o preço era aceitável para uma ementa semelhante àquela que tivemos no Lopes. O maior problema era, num e noutro, a limitação de horário, pois queriam o espaço livre a partir das 15.00 horas. Ora, depois de uma viagem tão longa, seria um crime engolir o almoço à pressa e sair para a rua de seguida.
Para somar às dificuldades que tive que enfrentar, o Sr. Lopes ainda não entrou na era das tecnologias, não usa a internet nem tem uma conta de e.mail, o que me obrigou a deslocar a Vila Real para discutir as condições do nosso contrato e verificar se o local se ajustava àquilo que eu pretendia.
Quanto aos comes e bebes, uns gostaram e outros nem tanto, mas como costumo dizer um convívio é muito mais que comer e beber. Qualquer um de nós seria capaz de comer melhor e pagar menos dinheiro sem sair de ao pé da porta, mas o que mais importa nestes encontros é ver e abraçar os amigos e pôr a conversa em dia. E é só uma vez por ano, portanto vale a pena o sacrifício.


Eu não sou muito exigente com a comida e com qualquer coisa me dou por satisfeito, mas uma coisa posso dizer, gostei mais da comida do Sr. Lopes do que a que nos serviram nos últimos três convívios, na Quinta Nova, em Pernes, no D. Nuno, em Boleiros, e na Casa S. Nuno, em Fátima. E aquele que me ficou na memória, como o melhor de todos, foi na Gralha, junto às Grutas de S.to António, na Serra de Aire.
Já me obrigaram a prometer que para o ano há mais e se houver será, de novo, na zona centro. Porque não voltar à Gralha? Quem concordar que levante um braço que eu mando já reservar o lugar. E se não houver impedimento de maior será no último sábado de Maio.

8 comentários:

  1. Sei que não é fácil a tarefa que tens todos os anos para juntar os abraços aos amigos que nunca esquecem, mas eu tenho que ser sincero como sempre fui, para mim foi o pior restaurante! (E passo a explicar), os bifes que nos foram servidos é da peça mais seca e dura que o animal tem, fiz corar o empregado quando lhe disse o nome da peça e que de imediato como era sua obrigação me pediu desculpa! O bacalhau estava salgado e o tinto que nos serviram estava gelado + aquilo que a tua esposa sabe, nunca fui tratado assim pelo proprietário de um estabelecimento e digo mais: A ASAE deve andar cega para manter aberta a sua residencial, não fiquei lá, nem podia ficar numa coisa daquelas e foi difícil porque àquela hora já não tive lugar nos hotéis que contactei! Fiquei contente por ter abraçado os nossos amigos e pela viagem que fiz no regresso.

    ResponderEliminar
  2. Vou passando e pondo a leitura em dia.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Conforme demonstram as fotos que vi, o que valeu mesmo foi o convívio. Estavam todos descontraídos e felizes da vida. Assim é que é bom. Salva-se a camaradagem apesar dos contratempos. Bem hajam amigos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Cá por mim se for vivo, para a Gralha, ou para a Rola, podes contar comigo. Lá estarei para comer, beber e conviver. Quanto à pensão do Sr. Lopes, telefonei na véspera para me reservarem um quarto. O quarto que me foram mostrar, não me agradou, todavia, a seguir mostraram-se outra que me agradou, tinha as condições indispensáveis para eu poder dormir. Não era grande, tinha duas camas, porquanto eu só utilizei uma. Tinha as condições necessárias de higiene, não tinha pulgas, tinha uma janela de onde via a Estátua de Carvalho Araújo, parque privativo para estacionar a geringonça, que mais havia eu de exigir. Foi-me servido o pequeno almoço à príncipe, tudo por 25€. Até aos vinte anos de idade nunca eu tinha dormi numa cama como aquela em que dormi lá na pensão do Sr. Lopes, em vila Real, de Trás-os-Montes! Não comi nem bebi mais foi porque não quis. Bebi café e servi-me de whisky à minha vontade!

    ResponderEliminar
  5. Respondendo: O Manel das Redes, Manuel Bento que conheci muito bem, só jogou o primeiro jogo nesse mundial. No treino seguinte fracturou o perónio e no 2º jogo já foi substituído pelo Damas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Disseste-lhe que eras polícia Eduardo? É que no quarto que me mostraram, o televisor era tão pequeno que nem dava para conhecer os jogadores e nenhuma tinha som no 1º canal e só tinha uma minúscula janela virada para a parede dum prédio, e a casa de banho pequena tinha que dar para dois quartos, se foi como dizes tiveste sorte, porque me disseram pelo telefone que os quartos tinham casa de banho privada e que eram 35€ cada quarto, ainda bem que não fiquei porque estava a ser enganado e havia algo que me provocou um ataque de tosse, estava a ver que ia passar a noite ao hospital!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me valei da profissão,
      para obter qualquer regalia
      para não manter a barriga vazia
      me contento com uma migalha de pão!

      Eliminar
  7. Num convívio quem faz a "festa" somos nós e, como sempre, acho que o nosso encontro foi muito agradável e animado.
    O almoço, embora não seja o mais importante, também esteve muito bem.
    Fiquei instalado no Hotel Mira Corgo que recomendo vivamente.
    Quanto ao convívio do próximo ano, concordo plenamente com o local e com a data . Se Deus quiser lá estaremos em 2017.
    Um abraço para todos os que estiveram presentes e para os que não puderam ir.

    ResponderEliminar