quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Foi sempre assim!

Quem pensa que o Passos Coelho foi o pior Presidente do Conselho de Ministros que Portugal já teve, está muito enganado. Basta pensar no António de Santa Comba que dava pelo apelido de Salazar e que muito fez sofrer à minha geração. Mas, infelizmente, a coisa não fica por aí, pois já antes da «Implantação da República» que hoje comemoramos, a merda (para falar em português correcto) era a mesma.


Na imagem acima podem ver as caras e os nomes dos últimos sete (7) Presidentes do Conselho que, durante os reinados de D. Carlos e D. Manuel puseram este país num oito. Desde 1890 que os republicanos tentavam derrubar a monarquia e estes políticos, com a sua disputa partidária, não fizeram outra coisa a não ser acelerar o processo. Os dois partidos predominantes alternavam no poder com uma velocidade estonteante, como se depreende do quadro acima, 7 presidentes em 4 anos.
Do rei D. Carlos ninguém gostava. Acusavam-no de estar vendido aos ingleses e de os ter deixado roubar metade dos nossos territórios em Africa. Além de que só pensava em caçar, fazer belos banquetes e pintar uns quadros. Deram-lhe um tiro na mona e acabou-se. O seu filho D. Manuel nunca conseguiu ocupar o lugar a sério. Era muito novo, não tinha sido preparado para o cargo e o pessoal da Carbonária, juntamente com os republicanos, queriam o poder para eles próprios.
Tudo isto se foi agravando até chegar ao dia 3 de Outubro de 1910, dia em que rebentou a revolução que terminaria com a fuga do rei D. Manuel e a proclamação da república na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, a mesma aonde vão, ainda hoje, todos os políticos, quando têm alguma coisa para anunciar ao país.
Já lá vão 107 anos, mas as coisas não mudaram muito!

3 comentários:

  1. Agora estão nas mãos do povo, que os muda quando quiser! Estás a ver que até metem, corruptos presidiários, novamente aos comandos do seu barco! VIVA A REPÚBLICA, VIVA PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  2. Para festejar o dia, temos aula de história.
    Sempre ouvi dizer que ela, a história é cíclica. E se assim é não admira que volta e meia estejamos na mesma. Na mó de baixo servidos por PMs imcompetentes, para não utilizar linguagem pior.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Do tempo em que não vive. Não sei se era melhor ou pior. O que eu sei dizer é que depois da Revolução do dia 25 de Abril de 1974. O pior governo, para mim foi o Coelho. Por isso mesmo pode ir embora e que Deus ou o Diabo que tantas fezes dele falou que por lá lhe dê guarida por tempo indeterminado!

    Bom feriado,
    melhor petisco
    um prado recheado
    do bom um copito!

    ResponderEliminar