domingo, 12 de fevereiro de 2017

O Gerês é lindo!

As autoridades já conseguiram chegar junto do cidadão espanhol que este sábado se perdeu no Parque Nacional da Peneda-Gerês. O jovem não está ferido, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.


Os montes e vales do Gerês são de uma beleza deslumbrante e acredito que muita gente se perca por isso. Até eu me perdido por lá algumas vezes, mas nunca no inverno, pois o clima é agreste nessa estação do ano. A melhor altura é a primavera, quando a natureza começa a florescer e as árvores se vestem do verde mais lindo que há. Ou ainda no outono, com a folhagem de cor castanho dourado que nos parece fazer parte de um bilhete postal ilustrado.
Na prática é o verão que leva mais gente ao Gerês. Primeiro por ser o período de férias e segundo como refúgio do calor que se torna incómodo no pino do verão. Quem resiste a um picnic à sombra do arvoredo, um mergulho na água tépida das barragens, ou gelada de um daqueles riachos que descem da serra e servem de viveiro às trutas que, grelhadinhas dentro do nosso prato, são um bom petisco.
Por falar nisso, vou começar a planear a minha próxima escapadela, até lá, ainda antes da Páscoa. Quem me quiser fazer companhia está à vontade, a estrada é larga e cabemos todos.

3 comentários:

  1. Já lá passei um fim de semana, há algum tempo atrás, foi em setembro, era o mês que eu escolhia para laurear à minha vontade, sem turistas nem emigrantes! Mas o Gerês é lindo em qualquer estação do ano.
    Hoje não me apanhavam lá.

    ResponderEliminar
  2. O Gerês é lindo,
    tu o dizes eu acredito
    vai e volta sorrindo
    se fosse mais perto ia contigo!

    ResponderEliminar
  3. Sempre que lá fui, foi em Junho ou Julho. Mas um ano fui em Agosto. So lá estive três dias e vim o resto do tempo para S. Pedro do Sul, porque durante esses três dias choveu a bom chover.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar