segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Veneza lusitana!

Aveiro é uma cidade linda, Há quem lhe chame a Veneza de Portugal, por causa dos seus canais. Falta-lhe a monumentalidade de Veneza, mas, em contrapartida, tem outras coisas que Veneza não tem nem nunca terá, a começar pela garantia de que não está a afundar-se. E depois, em Veneza é um bocado cansativo ter que andar a pé, ou limitativo se se escolhe o barco. Em Aveiro, escolhe-se a água pelo prazer e foge-se dela quando se quer. Paredes velhas de séculos, encharcadas e bafientas, eu dispenso.


Chamou-me a atenção, num dos jornais da nossa praça, a notícia que Aveiro poderá tornar-se a primeira cidade 5G do mundo. Para aquilo que faço, ao nível de telecomunicações, 3G já estaria bom, mas uso 4G que é, hoje em dia, a coisa mais banal em Portugal. A tecnologia 5G aumentará a velocidade a que circula a informação e isso espelha a doença do século XXI, a pressa, a falta de tempo que tomou conta das nossas vidas.
A Altice, actual dona da PT, é uma empresa de nível internacional que tem possibilidades de fazer isso acontecer. E isso seria muito bom para nós, portugueses, pela tecnologia e conhecimento que arrasta consigo, o que poderia transformar Aveiro numa pequena Silicon Valley a rivalizar com a outra dos States. Dizem que em 2025 já tem que estar tudo em testes e pronto a funcionar. Se calhar já por cá não vou andar nessa altura e não terei que me preocupar em comprar um aparelho mais moderno que os actuais smartphones, a que ainda não dou muita confiança.
Além disso, a velocidade também não é uma das minhas prioridades. Devagar, devagarinho já está bem, o importante é não parar. Diz-se que parar é morrer, não é verdade? Então, toca a mexer!

3 comentários:

  1. A primeira vez que fui a Aveiro tinha 5 anos. A segunda tinha 40. Ando há quase 10 anos para lá voltar. Mas não tem calhado.
    Quanto à velocidade, em comunicações não me importo. Tenho tanto para fazer, que decerto o tempo que me espera não chegará. Mas em carros não gosto de grandes velocidades.
    Um abraço e uma semana serena e saudável

    ResponderEliminar
  2. Acho que fazes mal não visitar mais vezes a nossa Veneza, fazer aquela viagem turística num moliceiro e comer os gostosos ovos moles, eu já perdi o conto, as vezes que já visitei a cidade, a viagem turística de que falo só a fiz duas vezes.

    ResponderEliminar
  3. Quem com depressa anda,
    mais depressa cansado fica
    estás com inspiração tanta
    devido à vitória do Benfica!

    Não conheço Veneza,
    nem pretendo conhecer
    temos cá melhor beleza
    para bem com ela viver.

    Já conheço Aveiro,
    estou muito contente
    carregado de boa gente
    na Ria vi o Moliceiro!

    ResponderEliminar