sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Semelhanças e diferenças!

Uma notícia que li, esta manhã, no Económico, fez-me voar até Tabatinga, no alto Amazonas. A empresa Douro Azul vai mandar construir mais três navios e um deles destina-se ao Amazonas. Dependendo do formato e do calado do navio talvez consiga navegar até Tabatinga, cidade que tem uma fronteira tripartida, entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Do oceano Atlântico até Manaus e dali até Tabatinga são muitos quilómetros rio acima e farão, com certeza, as delícias dos turistas que a Douro Azul espera conseguir levar até lá.


Infelizmente a beleza daquela região é estragada pela presença de contrabandistas de droga que são mais que as mães. Exército e polícia dos três países, em operações combinadas, bem procuram dar-lhes luta, mas é uma guerra que não terá fim, por causa da verdadeira fortuna que rende esse tráfico e terá sempre quem esteja disposto a continuá-la.


Embora perdida no interior da zona amazónica, Tabatinga ganha importância por ser um posto fronteiriço de três países diferentes. Com o nome de Santa Rosa, do lado do Peru, ou Letícia, do lado da Colômbia, é como Tabatinga que é mais conhecida. E depois o rio Amazonas, a maior autoestrada fluvial do mundo, acrescenta-lhe indiscutível valor. É aqui que reside o interesse da Douro Azul, levar os turístas da costa atlântica até ao Peru, um país virado para o outro lado, para o oceano Pacífico.


Nas minhas andanças pela Europa, conheci uma cidade que funciona também como entreposto entre três países. Do lado suíço, o que eu conheci melhor, chama-se Basileia, mas num passo para a direita está-se dentro da Alemanha e num outro para a esquerda está-se logo em França.
Aconteceu-me a mim, mais que uma vez, estar a trabalhar na Suíça, ir almoçar a França e depois tomar um cafezinho na Alemanha. Também o aeroporto, onde embarquei e desembarquei várias vezes, serve os três países, há muitos anos (desde antes destas modernices da União Europeia) e com grande sucesso.
Vão até lá e divirtam-se! Basileia ou Tabatinga, tanto dá!

2 comentários:

  1. Vão até lá, isso é muito bom de dizer,
    para pagar a viagem, não há lombongo
    tinha que ter muita habilidade para o fazer
    com têm feito alguns políticos, assaltar o banco!

    Mesmo sem ter viajado,
    nessa imaginária viagem
    gostei, te digo obrigado.
    já estou vendo a paisagem
    não ao vivo, na imaginação,
    se lá fores te desejo boa viagem
    nessa Douro Azul embarcação!

    ResponderEliminar
  2. Como trabalhei durante algum tempo em Mulhouse na Alsácia... Basel era um ponto de encontro para as noitadas de fin-de-semaine.

    ResponderEliminar