quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Alfena!

Para mim a única Alfena que conheço é aquela que fica no cruzamento da A3 com a A41, ali para os lados da Maia ou Ermesinde.


No passado Natal ofereceram-me um livro - um autêntico calhamaço com perto de 5 centímetros de lombada - que ando a ler aos bochechos. Antigamente, eu lia tudo que me vinha parar às mãos, mas agora nem tanto. Os olhos não gostam de leituras prolongadas e já leio o suficiente nas páginas da internet que rolam sob os meus olhos horas a fio.
O facto é que nas poucas páginas que li hoje me aparece a palavra "alfena" como nome de uma árvore ou arbusto que cresce selvagem na costa atlântica dos Estados Unidos. Soou-me estranho o nome e pensei que poderia ser uma falha na tradução do livro para português, uma vez que o livro no seu original foi escrito em inglês. Como faço nestas situações, deitei as mãos às ferramentas que temos ao nosso dispor e fui à procura de confirmação.
E a verdade é que alfena (ou alfeneiro) existe mesmo, embora entre nós mais conhecido pelo nome de ligustro de que vos deixo aqui uma imagem (folha e flor). De origem asiática é muito usada para ornamentar espaços públicos, por ser resistente e de crescimento rápido.


Pelo meio tive que levar uma grande seca a respeito de Alfena, pois o Google teimava em levar-me para a cidade, pertencente ao concelho de Valongo, que na Idade Média se chamava S. Vicente de Queimadela.
Toma que já almoçaste, duas lições, uma de botânica e outra de Geografia, pelo preço de uma só!

4 comentários:

  1. Em tempo de crise,
    em poupar vai o ganho
    quem não é faz aldrabice
    capaz de saltar o galho!

    Alfema tem flor,
    em Alfama canta-se o fado
    Alentejo terra de intenso calor
    no Algarve, moço marafado.

    Na Póvoa de Varzim,
    serão outros costumes
    não sei como é fico assim
    sem fazer queixumes.

    No Porto é mais carago,
    Traz-os-Montes-mirandês
    tira o assento do cágado
    cagou no português
    o acordo ortográfico!

    ResponderEliminar
  2. O google é mesmo assim. Está sempre a dar-nos lições.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia esta planta, mas a abelha gosta do néctar!

    ResponderEliminar