sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Operações anfíbias!

Isso era o forte dos fuzileiros! Não havia água que metesse medo!
Havia sempre alguns que tinham aprendido a nadar à pressa - normalmente no malagueiro, durante a recruta e ITE - e na hora H borravam-se de medo para se atirarem à água, mas havia sempre um camarada ao seu lado para lhe dar uma mãozinha.
Quantas vezes, durante a Guerra Colonial, fomos obrigados a embarcar ou desembarcar à pressa e debaixo de fogo. Aconteceu-me a mim no meu baptismo de fogo, em 9 de Janeiro de 1965. E saímos de lá com 1 morto apenas, mas podiam ter morrido muitos mais, uma questão de sorte e má preparação militar de quem estava do outro lado. Aliás, a preparação cuidada é parte importante na chave para o sucesso. O conhecimento do inimigo e da área de actuação são outros factores importantes quando se quer ser bem sucedido na operação que temos pela frente.


Este é o terreno no qual vamos dispor as nossas tropas para receber e levar de vencida o inimigo que vem do norte. O grupo de combate que foi destacado para o enfrentar está recheado de bons profissionais e conhece bem o inimigo que tem pela frente. Um factor extra a nosso favor é a desmoralização que grassa entre as tropas inimigas, por causa das derrotas (pesadas) sofridas nos últimos embates.


Chamei-lhe operação anfíbia (e isso ajudou-me a compor este texto), porque, segundo a previsão dos meteorologistas, a batalha vai ser disputada debaixo de chuva. Qual dos dois participantes se vai dar melhor com isso, estou aqui para ver. Agora é só dominar a tremedeira atá cegar a hora de disparar o primeiro tiro.

6 comentários:

  1. Nessa batalha que se avizinha entre a "Marinha e o Exército", disputada debaixo de água. A Marinha tem o dever de sair vencedora. Porquanto a sua preparação é feita na base de defesa marítima. Enquanto que o Exército está preparada para combates em terra. Fazendo de conta que a Águia representa a Marinha e o Dragão representa o Exército. Logo a Águia tem mais possibilidades de se livrar da água e não morrer afogada. E como a água apaga o fogo, o Dragão poderá morrer afogado?

    ResponderEliminar
  2. Aqui em vez das metralhadoras, são disparados pontapés na bola, ninguém morre se não tiver problemas de saúde, em vez de dormirem debaixo de chuva, ao fim de 90 minutos estão debaixo do chuveiro de água quentinha, com milhões no bolso em vez de um pré que nem dava para comprar um pão, dito isto, discordo da tua comparação incomparável! Os comentários fazem-se para isto, ou concordamos, ou não concordamos, desta vez não concordei paciência!

    ResponderEliminar
  3. boa tarde
    como não percebo nada de guerras, a não ser guerra de palavras, espero que logo á noite a segunda foto passe a ser verdadeira ou seja espero que a AGUIA dê uma enrabadela no dragão pelo menos com diferença de dois golos.
    um abraço em especial para todos os BENFIQUISTAS e que me perdoem os outros, mas hoje é realmente um dia especial para nós.
    até amanhã
    JAFR

    ResponderEliminar
  4. A batalha agendada para hoje, embora não decisiva, é muito importante.
    Acredito que o Vitória vai arrancar uma vitória ao FCP que nos permitirá sonhar com o TRI.

    ResponderEliminar
  5. Eu já tinha eliminado as imagens, porque afinal a coisa inverteu-se!

    ResponderEliminar
  6. Agora é que eu entendi!...
    com o teu camarada fuzileiro,
    porque estás gozando, percebi
    de que tu, és mas é tripeiro?

    ResponderEliminar