segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Pôr a nossa História num blog!


Ontem, participei numa reunião familiar para pôr em dia a conversa e comunicar que o meu blog, no qual relato tudo que guardo na memória sobre a minha pessoa e a minha família, uma espécie de filme em que sou o actor principal.

Surgiram algumas perguntas sobre haver afirmações e capítulos em que a história parece contrariar-se a si própria. É verdade e a explicação é muito simples, quando o narrador da História fala de si próprio tudo é tal e qual como descrito, mas quando fala de coisas que lhe foram contadas por outrem, limita-se a guardar informação para os outros lerem.

Um blog é uma espécie de pirâmide que vai acumulando bloco sobre bloco, e alguns desses blocos são trabalhados por artistas diferentes e podem esconder pequenas diferenças. Conforme a pirâmide vai subindo, vai-se aperfeiçoando a forma e ficam despercebidos pequenos desvios da sua estrutura.

Muito do que escrevi nesse «Blog Familiar» foi-me contado ou descoberto na consulta de velhos documentos, residentes na sacristia de algumas igrejas do Minho, por isso tudo depende da origem da informação. O que conta é o resultado final.

E depois, revolver o passado e pôr em questão algumas ideias instaladas na cabeça de cada um, é a função que me foi destinada e de bandeira desfraldada ao vento, continuarei no mesmo rumo.

Bom dia e divirtam-se, o tempo corre e não cansa e daqui a 3 dias já estaremos em Fevereiro, mês do Carnaval e das cenas alegres (ou tristes) que gostamos de ver!

2 comentários:

  1. Gostei muito da narrativa sobre os blogues e subscrevo inteiramente. Lamento é muitos que eu acompanharam estarem parados há anos e em dois pela morte do autor o que compreendo.
    O meu primeiro de 2006 foi-se porque o meu pc ardeu e não me recordo das passes.
    Gostei muito do que li por aqui.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Vou ter que criar o hábito de visitar o blog da Fatyly de modo a pagar a atenção que ele me tem dispensado!

    ResponderEliminar