quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Ontem, não apareci!

 Ou melhor, aparecer eu apareci, mas ao ler a notícia veiculada pela Elvira perdi a vontade de escrever. Fui até ao meu outro blog que fala de fuzileiros e pouco mais, escrever umas palavras para dar conhecimento aos meus visitantes que um «filho da escola» tinha partido - recebido a guia de marcha para destacamento para outra unidade, como costumamos dizer - e deixar um pequeno elogio fúnebre. Pequeno, porque só o conheci nas palavras que a Elvira deixou na net e porque, em tempos, o camarada António Querido se referia a ele como se fossem filhos da mesma escola, quero dizer, tivessem feito a recruta juntos. Afinal eram de idades diferentes e também diferentes recrutamentos.


Para a Elvira que partilhou connosco a sua história, nos contou como se casou com ele e nos mostrou as fotos da cerimónia, em Nampula, foi uma grande perda, mas eu diria que algo do género era esperado depois de todas as ocorrências do passado ano de 2023. O companheiro de tantas andanças e aventuras partiu para o Além e o próximo capítulo da sua história terá que escrevê-lo ela sozinha.

Depois deste acontecimento e sendo hoje o dia do funeral, não há cabeça para pensar noutro assunto a não ser no funeral do camarada que logo à tarde se realizará no Barreiro e depois o enterro no cemitério de Vila Chã, lugar por onde ele e eu, como muitos, para não dizer todos, os filhos da Escola de Fuzileiros passaram de Maneliken ao ombro, em passo de corrida durante as provas de apronto físico.

Amanhã, voltarei com outro ânimo e um assunto menos triste para vos ajudar a passar o tempo. Isto de andar pelos blogs parece-me, cada vez mais, uma coisa de velhos e reformados que não têm mais em que pensar. A vida activa oferece-nos outras possibilidades e assuntos de conversa e centra-se mais no convívio que na partilha de vivências na internet. Para tudo há um tempo e os últimos anos da nossa vida são dedicados às memórias, uma espécie de revisão da matéria dada, antes do exame final!

1 comentário:

  1. Honestamente nem o número, nem o nome e nem mesmo a foto me disseram algo. Porém, fui investigar melhor e o camarada 847/64 MAR FZ aparece na lista da CF2 Moçambique 1970/72... Entretanto a memória já me levou a encontrar o José Júlio e as nossas longas conversas no CN de Nampula. Posso estar errado mas assim me parece... As minhas sinceras condolências à família enlutada. RIP camarada.

    ResponderEliminar