terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Os reis, o Benfica e eu!

 

D. Carlos I era rei em Portugal, quando nasceu o Benfica, na Farmácia Franco. Portanto ainda governaram Portugal dois reis que viveram os tempos iniciais do meu clube do coração, D. Carlos I e o seu filho Manuel.

Estava a pensar no Benfica e nos desafios que tem pela frente, neste ano em que comemora o 120º aniversário, quando me veio à ideia esta publicação para o dia 2 de Janeiro. A ligação dos nomes Carlos e Manuel fez-me voltar ao ano de 1962 e a um momento especial vivido na parada do Corpo de Marinheiros do Alfeite.

Até àquele dia eu sempre fora conhecido pelo meu nome próprio "Manuel" e algumas alcunhas que fui recebendo nos estabelecimentos de ensino por onde passei. Nesse dia e no momento em que avistei o Octávio, meu conterrâneo e também estudante como eu que do outro lado da parada me acenava gritando o nome de Carlos. Ainda pensei que pudesse ser para algum outro dos fuzos que estavam comigo a preparar-se para partir para Moçambique. mas as dúvidas acabaram no momento em que chegou ao pé de mim e me deu um abraço, enquanto gritava: - Carlos que bom que foi encontrar-te aqui!

E os meus camaradas da CF2 que comigo estavam esperando que a instrução de «Ordem Unida» começasse aproveitaram a ocasião para mandar às urtigas o 29 que vinham usando para me chamar, desde que eu entrara para a Marinha, e passaram a usar o Carlos que dura até hoje. O Octávio vive também na Póvoa, depois de uma longa vida de emigrante, na Suécia, onde casou e teve filhos. Nós os dois somos os fuzileiros mais antigos que a Póvoa conhece, eu o afilhado e ele o padrinho que me deu o nome de Carlos.

Carlos e Manuel, dois nomes que ficaram juntos desde 1962 (por obra e graça do Octávio, filho da escola de Setembro de 62), como Carlos e o seu filho Manuel encarnaram os nomes dos últimos dois reis de Portugal, ambos mal sucedidos no cargo de governar o nosso país que, tal e qual como agora, estava falido e sem dinheiro para comprar uma espingarda que servisse para nos defender.

Os ingleses que sempre foram para nós os verdadeiros «amigos da onça», aproveitaram essa fraqueza para nos obrigar a abandonar os terrenos entre Angola e Moçambique (lembram-se da história do Mapa Cor de Rosa?) do qual se apossaram formando as duas Rodésias, Norte e Sul, como suas colónias. Daí até ao regicídio foi um instante e o reinado do seu filho D. Manuel nunca se conseguiu afirmar, pois os republicanos (ai que ódio!) vinham ganhando força e obrigaram-no a fugir para Inglaterra para salvar a vida.

 Muitos dos meus camaradas que sempre me conheceram por Carlos, por vezes. quando nos encontramos nos nossos convívios anuais, perguntam: - Afinal tu não te chamas Carlos, que história é essa?

Só os posso convidar a passar por aqui e lerem o que acabei de escrever, está aí tudo!

4 comentários:

  1. Muitos eram chamados pelo nome da terra onde nasceram, como é o meu caso. Foi um baptizado dificil de aceitar mas ficou até hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos Lisboas havia nos fuzileiros, só na minha CF2 eram 3.

      Eliminar
  2. Meus ardentes votos d`um Bom Ano para todos ( e familiares ) que por aqui passarem .
    Eu fui baptizado no curso de FZE e ainda hoje muita malta me conhece pelo Quelfes " Santa Terrinha Algarvia do concelho de Olhao " .
    Bom vento a todos .

    ResponderEliminar