domingo, 6 de outubro de 2019

Quem ganhou, afinal?

É quase meia-noite e ainda há muitas dúvidas em relação aos resultados finais. Na era dos computadores e das telecomunicações 5G parece difícil acreditar que ainda não conseguiram contar os votos todos. Exceptuando as cidades grandes, como Lisboa e Porto, devia ser possível contar os votos em poucos minutos. E introduzir os dados num computador apenas mais alguns segundos. Porquê, então, tanta demora?
No entanto e na prática isso também não faz diferença nenhuma. Ganhou o PS, perdeu o PSD, exactamente o contrário de há 4 anos, cresceu o Bloco e encolheu a CDU. O resto são minudências, se o PAN tem 2 ou 3 deputados, se o CHEGA e o LIVRE elegem ou não algum deputado, se o Tino de Rans se vai ficar a RIR ou a chorar, isso não pesa nada nas contas finais. E o Costa já deve ter decidido quem vai convidar para formar a próxima geringonça.
O Rio, a Cristas e o Santana Lopes parece que vão virar as costas à política e escolher outro modo de vida, o que não me parece nada mal. Há políticos a mais e a vaca leiteira não chega para todos, de modo que é bom que alguns vão procurar outra teta onde mamar.
A única surpresa para mim foi o PCP não ter ganho um único distrito, nem Setúbal, nem Beja, nem coisa nenhuma. E veremos por concelhos. Antes ainda contavam com Loures, Setúbal e outros pelo Alentejo fora, agora não sei.
Outra coisa que me espanta é o PEV continuar aliado ao PCP, em vez de se juntar ao PAN que é mais da sua área. Enfim coisas da política.
Acabou a campanha, siga o país (que está um atraso de vida)!!!

2 comentários:

  1. No Barreiro, antigo bastião comunista, ganhou o PS.
    Aliás a mim parece-me que o povo não votou para ganhar o PS mas para manter a Geringonça. Se quisessem acabar com ela o PS teria tido maioria absoluta.
    O que a mim me irrita é a abstenção. Penso que não tem qualquer justificação para não votar. É um dever cívico de todos os cidadãos, e quem não cumpre os seus deveres não tem moral para exigir direitos. Alguém me disse que não votou porque não se revê em nenhum partido. Entendo que é para isso que existem os votos brancos. Eles são um cartão amarelo para qualquer que sejam os governantes.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Para mim foi uma boa notícia. O PS, não ter ganho com maioria absoluta. A outra boa notícia foi a derrota do CDS, Porquanto a sua líder julgava alcançar os seus objetivos à custa do sofrimento dos outros!

    Boa Segunda-feira.

    ResponderEliminar