quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Alverca, a solução!


Não sabia que existia uma Base Aérea em Alverca. Também não sou obrigado a saber tudo, né!
Para começar, já me parecem bases a mais para um país como o nosso que nem dinheiro tem para comprar aviões. Ter só por ter também podíamos ter um porta-aviões, ou não?
Mas, vamos ao que interessa. Ontem foi apresentado um plano alternativo para usar a Base de Alverca, em vez da do Montijo, para aumentar a capacidade aeroportuária na zona da capital. Qualquer palerma percebe, sem precisar de coçar muito a cabeça, que esta solução é de longe melhor que a outra. Visto por este prisma, quem seria a anedota de "ministro, governante, político" que aceitou sequer discutir a hipótese Montijo? Cheira-me outra vez a negócio dos estudos que custam carradas de dinheiro que nos sai do bolso. Foi na OTA, foi no Montijo, agora Alverca e questiono-me se vai ficar por aqui.
Aconselho já a encomendar uma tuneladora para rasgar um túnel do «Nó de Alverca» até ao futuro aeroporto, pois ficará, de longe, mais barato e muito mais prático que expropriar terrenos e demolir casas para construir o acesso que é indispensável. Não esquecer que as acessibilidades do Montijo até Lisboa seriam mais complicadas e de maior custo que as de Alverca. Até a linha férrea passa ali mesmo ao lado e planear um vaivém entre a Estação do Oriente e o novo aeroporto não custa nada, está tudo feito.
No meio disto tudo, do interesse de uns e do desinteresse de outros tantos, quem vai ficar prejudicado com esta solução é o Compadre Eduardo que vai ter os "super-jactos" a assobiar por cima da cabeça das 6 da matina até às 10 da noite. E com ele os seus vizinhos da Póvoa, de Alverca e de Vialonga, entre outros que seria cansativo estar aqui a enumerar.
Se o novo governo que toma posse no próximo sábado quiser ficar na História pelas melhores razões, deve deitar ao caixote do lixo os planos para o Montijo e dar ordem para que comecem, de imediato, as obras em Alverca. Se fizerem isso, prometo que voto neles daqui a 4 anos. E eu sou de cumprir promessas, dê por onde der.

3 comentários:

  1. Bom dia
    Não sei porquê mas essa possibilidade começou a ser discutida depois que o Alverca eliminou o Sporting da taça de Portugal.

    JAFR

    ResponderEliminar
  2. A darem palpites, o que não faltam por esse pais fora são engenheiros. Só espero que o governo não mude as suas ideias para Alverca. Se o ruido dos aviões incomoda os habitantes do Montijo e as gaivotas. Se o mudarem para Alverca também incomoda os habitantes de toda a zona envolvente, incluindo as gaivotas e as melgas. Para pouparem os sobreiros/chaparros, puseram de fora a carreira de tiro de Alcochete. Eles que vão para Beja, que têm lá campo à farta e, desde que os alemães se foram de lá embora até os passarinhos sentirão a sua falta?

    ResponderEliminar
  3. Como Alverca fica + ou - a 20kms do actual Aeroporto da Portela podiam fazer uma extensão… lol

    ResponderEliminar